Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – gastro pop 9 – borgonha – emmanuel bassoleil

dcpv – da cachaça pro vinho – gastro pop 9 – borgonha – emmanuel bassoleil

mais um
26/11/08

 dcpv – Gastro Pop 9 – Borgonha Emmanuel Bassoleil

Gastro Pop
Etapa 9
Cozinha Bourguignone
Studio 768 e Carolina Brandão ( a Carla estava viajando)
26 de novembro de 2008
Chef convidado : Emmanuel Bassoleil
Texto : Edu Luz ( eu mesmo)

Puxa, já estamos no 9º! Parece que foi ontem que começamos a ir aos Gastro Pop.

dsc03828-2

Várias cozinhas foram representadas no Studio 768 (persa, caiçara, thai,  brasileira,indiana, peruana, japonesa, árabe) e agora chegou a vez da bourguignone através de seu legítimo e bem-humorado cidadão, o chef Emmanuel Bassoleil.
Ao contrário das outras vezes, nesta não foi distribuído um folheto explicativo sobre a culinária. Melhor ainda, o Emmanuel nos deu o seu livro, Os Sabores da Borgonha, e o autografou com direito a dedicatória e tudo o mais!

dsc03827-2

O livro é muito bom! Se você quiser saber a história da Borgonha, ele tem. E, é claro, se quiser receitas da Borgonha e do Bassoleil, ele tem também!  Pra quem não sabe o Emmanuel é o chef responsável pela cozinha do Skye, o restaurante do hotel Unique (a melancia ) há um tempão.

dsc03829-2

Com o Studio 768 completamente lotado, começamos como sempre dando uma bela olhada na cozinha e tomando um belo Kir Original (creme de cassis e vinho branco) feito pelo próprio Bassoleil.

dsc03838-21

Conversa vai, conversa vem e conhecemos o Leandro e a Juliana, amigos da Priscila Forbes, sócia fundadora da LBV (ops, da Legião do Boa Vida!). Junto com ele, estava o Diogo e a Ana Paula. Vários assuntos em comum depois (viagens, gastronomia, hortas, sementes, etc)  e, como sempre nos Gastro Pop, a noite passou rapidamente.
Incrível como a Carla e a Carolina conseguem juntar pessoas que tenham tanto em comum e com tanto bom humor !! Ah! A Sheila Hara, a do Gastro Pop 8, o Sírio Libanês, também esteve lá!
Voltando a Borgonha, começamos experimentando um Caldo de Morilles e Gougeres. O pãozinho não é somente fotogênico. É delicioso!

dsc03845-2 dsc03847-2

Não poderia faltar o foie gras. É uma das especialidades do Bassoleil. E esteve no Toast de Foie Gras cozido no Pinot Noir!

dsc03853-2

Logo após, Nage de Camarões ao vinho branco de Rully! Tudo no ponto certo e com um prato esteticamente perfeito.

dsc03857-2

A seguir, um clássico, um Beauf Bourguignon, um músculo que é cortado em cubos e cozido com cebola, cenoura, alho, extrato de tomate, vinho tinto, bouquet garni e caldo de carne. E acompanhado por cebolinhas, cubinhos de bacon e champigons de Paris. Delicieux!

dsc03861-2

Sobremesa? Sopa de frutas vermelhas ao Beaujolais e Fromage Blanc e Pain D’Epice de Dijon. Realmente, uma grand finale!

dsc03866-2 dsc03865-2

Vamos aproveitar e mostrar alguns trechos da entrevista  que o Bassoleil concedeu no seu próprio livro e entender melhor a sua filosofia:
Pergunta : O que ficou da Borgonha em você?
Bassoleil – É a minha região, é lá que está a minha família. Não estou trabalhando com gastronomia à toa: minha mãe é uma grande cozinheira  e meu pai me ensinou a degustar o vinho. Sou um chef de cozinha nascido no berço da gastronomia.
Pergunta : Quais são as suas primeiras lembranças?
Bassoleil – O escargot. Comecei a caçar escargots com meus pais quando tinha 5, 6 anos. Quando a caça era boa, pegávamos 80, 100, 120 escargots.

 dsc03824-2

Pergunta : Você caçava outros animais?
Bassoleil – Caçava rãs nas lagoas com o meu pai. Você corta a rã abaixo dos membros superiores e só come as coxas. Mas o curioso é que, depois de cortada, a rã continua se mexendo.                                              Pergunta : Com o vinho também costuma ser como o cassis?
Bassoleil – É, quando eu tinha 8 anos meu pai colocava vinho na minha água. Aos 12, punha água no meu vinho.E com 14 anos, eu tomava vinho. A vida era simples assim: você plantava, pescava, caçava, fazia o cassis, as conservas, tinha os vinhos. A Borgonha é um pouquinho de tudo isso! Não guardo apenas imagens: sinto o cheiro, o sabor da infância.

dsc03844-2

Bacana, não? Como bacanas são todos os Gastro Pop.
Agora, como a Carolina nos informou, só no ano que vem! Espero que sejam tão interessantes como este do Bassoleil foi!
Au revoir !

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 9 comentários

  1. Edu querido!!!
    Quanta coisa boa, menos a perna da rã pulando sozinha, que, convenhamos, não tem nenhum apetite appeal.
    Encontro fantástico.
    Bom fim de semana

  2. Edu,

    Li comentário seu sobre a Patagônia no site da Majô e, se você puder, gostaria de mais detalhes sobre a sua viagem. Vocè também foi para Calafate? Penso ir no final de janeiro com meu marido para comemorar aniversário. Estou em dúvida se Ushuaia, Calafate, Torres del Paine ou todas juntas. Não seria mais do mesmo? Estou sondando hotéis. Vi que vocês ficaram no Explora, mas esta cadeia existe apenas no Chile, não? Se puder me passar mais algumas dicas, agradeço. Obrigada.
    Este seu blog é uma delíícia.

  3. Ai, ai, ai…eu sabia que não deveria ter entrado aqui! Estou salivando!
    É, Edu, eu acabei ligando muito em cima da hora, não vou nem dar o link para o Marc que ele vai ficar muito chateado, hehe…
    Tudo fabuloso! Nada que eu não tenha amado, comida que não tem erro.
    Viva a Borgonha! 😀

  4. Ameixa, resumindo : você não comeria nada !! rsrs
    E não se preocupe porque escrever foie (foá? foi? foiu?) é sempre problemático !!

    Alessander, bom ter passado por aqui e estou acompanhando a tua série em Campos do Jordão !

    Márcia, a rã pulando não dá nenhuma vontade de comer. Mas, uma perna de rã paradinha e frita, é bem gostosa !
    Convenhamos, o Bassoleil só citou uma brincadeira de criança. Quem nunca dissecou um sapo no colégio ? rsrs

    Anna, já te mandei um e-mail sobre a adorável Patagônia Chilena ! E grato pelo elogio ao DCPV !

    Emília, viva a Borgonha ! E todas as comidas com tradição do mundo !
    Agora, mostra pro Marc, sim ! Ele iria adorar !!

    Majô, a dona do conglomerado Filigrana, o jantar foi espetacular. E louve-se a simpatia e a solicitude do Bassoleil. Pra se ter uma idéia, até um menu pro DCPVxChef ele já indicou !! Faremos em breve !!

    Abs a todos !

Dê a sua opinião, please!

%d blogueiros gostam disto: