47º ib – tomate com filho, ops, confit no dcpv.

número 322
17/07/2012

47º IB – Tomate com filho, ops, Confit no dcpv.

Oi Edu,
O convite para participar do Inter Blogs (quer saber o que é?) foi, ao mesmo tempo, uma grande e uma grata surpresa. Afinal, o Tomate Confit começou por pura diversão. Uma forma que encontrei de guardar minhas receitas favoritas e incentivar os amigos que, assim como eu, começavam a se aventurar na cozinha e procuravam idéias práticas para compartilhar entre pessoas queridas.

Bom, confesso que estava difícil achar um tema e um cardápio diante de tantas comidas maravilhosas que já desfilaram pelo dcpv!

Eu e meu marido começamos a testar as propostas quando, depois de alguns jantares e taças de vinho… veio a surpresa: um baby estava a caminho! Nossa participação no Interblogs teve que ser adiada porque os enjôos acabaram me afastando da cozinha.

A chegada do pequeno Lucas virou nossa vida e nossas panelas de cabeça pra baixo! Difícil cozinhar com um bebê em casa, dividindo a bancada com mamadeiras, esterilizadores e outros apetrechos. Um amigo brincou que eu teria que mudar o nome do blog de Tomate Confit para Tomate ComFilho. 

Quando voltei a trocar e-mails com você para falar sobre nossa participação, contei essa historinha e então a idéia do menu começou a clarear…

Pensei que o cardápio podia expressar um pouco a nossa experiência de cozinhar em companhia de um bebê.  A primeira coisa que descobrimos é que precisamos de uma boa dose de organização e disposição. E claro, de receitas práticas e ingredientes de primeira. Foi assim que depois de um longo período de gestação nasceu esse menu! 

Pensei em duas entradas: Palmito Biquinho.

Esse petisco fez muito sucesso no blog. Embora muito simples, o efeito final é bem bacana. Acho que a Dé vai adorar fotografar!

Ingredientes: palmito, pimenta biquinho em conserva,  manjericão e azeite.
Modo de Preparo: uma fatia de palmito, uma folhinha de manjericão, uma pimenta biquinho e um palitinho prendendo tudo. Um fio de azeite e está pronto o palmito biquinho!

Pastel (quase) chic: A gente adora pastel de queijo. Foi aí que surgiu a idéia de incrementar esse tira-gosto tão popular dando um ar um pouco mais “sofisticado”. Falo um “pouco mais” porque com um bebê em casa não consegui preparar a massa do pastel, né? Então usei massa pronta e investi num recheio bacana. (Se nos permite… Nossa sugestão é que essas entradinhas sejam acompanhadas de um belo espumante geladinho!) 

Ingredientes (para 6 pasteis):  6 discos de massa pronta para pastel,  100 g de queijo ementhal (aproximadamente), 4 champignons de paris (pode usar em conserva), salsinha desidratada e ½ xícara de vinho branco seco. 
Modo de preparo: rale o queijo no ralo grosso e reserve.

Fatie finamente os champignons e grelhe em uma frigideira com um pouco de azeite. Tempere com a salsa desidratada e uma pitadinha de sal. Acrescente o vinho branco e espere evaporar.

Recheie os discos de pastel com o queijo ralado e os champignons.

Feche os pastéis.

Frite em gordura quente e sirva imediatamente com o dip de figo em uma vasilha à parte para que cada um “molhe” seu pastelzinho.

Para o dip de figo: 4 colheres de chá de azeite extra virgem, 3 colheres chá de geleia de figo, 4 colheres de chá de vinagre balsâmico,  uma pitada de sal.

Misture todos os ingredientes e reserve.

Prato principal: Penne Camarão da Horta

Para a refeição principal, escolhi um prato único: camarão, massa e salada. Tudo junto e misturado. (Nessa etapa um bom chardonnay vai muito bem!) 

Ingredientes (serve 4 pessoas):  600g (aproximadamente) de camarão rosa médio limpos (reservar 4 camarões com a cauda para enfeitar o prato), 1 abobrinha média,  8 unidades de mozzarella de búfala fresca (aproximadamente 200g), 30 folhinhas de manjericão, 4 dentes de alho, 20 tomates cereja partidos ao meio,  1 maço de rúculas,  1 cebola ralada,  1 limão siciliano,  250g de massa (aproximadamente) (eu usei mezze  penne tricolore da Barilla, mas acredito que com talharim também fique bom),  azeite, sal, pimenta do reino, salsinha fresca picada finamente, salsinha desidratada, queijo grana padano em lascas

Modo de Preparo: pique a abobrinha em cubos. Parta os tomatinhos e a mozzarella de búfala ao meio. Deixe tudo aproximadamente do mesmo tamanho. (Coloque a mozzarella em papel toalha e vá trocando o papel para tirar o excesso de água) .

Tempere os camarões com sal, pimenta e limão siciliano. Aqueça um pouco de azeite em uma frigideira. Doure os camarões e finalize com salsinha. Reserve. 

                    

Na mesma frigideira onde passou os camarões, aromatize um pouco de azeite com os dentes de alho (amasse cada dente com uma faca). Retire o alho. Refogue a cebola e em seguida a abobrinha no azeite aromatizado até que ela fique al dente. Tempere com sal e pimenta. Finalize com salsinha desidratada. Reserve. 

Cozinhe a massa al dente.

Utilizando sempre a mesma frigideira, coloque a massa já cozida, acrescente os camarões e a abobrinha. Deixe aquecer um pouco. Acrescente o tomate cereja, a mozzarella de búfala, a rúcula, o manjericão e desligue o fogo. Acerte o sal e pimenta, se necessário.

Monte o prato finalizando com raspas de limão siciliano e lascas de grana padano.

Sobremesa: “Tiramissô”, o Tiramisù da Sossô.

Essa parte já estava definida desde o início, porque essa sobremesa é uma unanimidade. Ela tem esse nome, que usa meu apelido, porque já é bem tradicional aqui em casa, mas o crédito da receita é da Vó Dayse, avó de uma amiga muito querida que me presenteou com essa receita. (Somos apaixonados por licor. Se vocês tiverem a oportunidade de finalizar essa refeição com um Disaronno (geladinho) vão perceber que melhor que isso, só um bebê que dorme a noite inteira!).

Ingredientes: 3 gemas, 120 g de açúcar (1 xícara), 200 g de cream cheese light, 300 ml de creme de leite bate chantilly, 4 colheres de sopa de conhaque (um bom conhaque é fundamental), 200 ml de café forte e frio sem açúcar, 100 ml de leite semi-desnatado, 34 biscoitos tipo inglês (biscoito Champagne) (eu uso o Bauducco, 2 caixas), 1 xícara de chocolate meio amargo ralado, 1 xícara de cacau em pó.

Modo de Preparo: bater as gemas com o açúcar até formar um creme branco, junte o cream cheese e continue batendo. Monte o creme de leite em chantilly conforme instruções da embalagem, bem cremoso (eu coloco o mínimo de açúcar para não ficar muito doce). Junte suavemente com o creme de cream cheese sem bater. Misture levemente com um garfo até que os dois cremes se incorporem. Cubra uma forma com 1/3 do creme.

Misture o conhaque, o café e o leite. Embeba os biscoitos e vá cobrindo o creme (eu não deixo os biscoitos ficarem encharcados demais pra não derreterem). Polvilhe cacau e chocolate ralado. Repita a camada de creme, biscoitos, cacau e chocolate. Finalize com o creme, mais cacau e chocolate.

Você pode montar em taças individuais transparentes ou copos longos. Fica bem bonito. Aí você faz a quantidade de camadas que couber nos potes.

 Espero que vocês vivam momentos felizes degustando esse menu simples, mas pensado de coração. Afinal, coração de mãe… você sabe, né?

Beijos na Dé e nos amigos que vão dividir a mesa com vocês. 

Abraços, Soraya, Gustavo e Lucas.

Bom, este relato se mostrou tão legal que eu optei por não interferir. Então agora seguem as nossas impressões.

Tudo resultou tão saboroso e ao mesmo tempo, tão simples que ficou bem fácil de perceber que qualquer pessoa consegue reproduzir tudo, mesmo tendo como sous chef o seu bebê!

As entradas são tão frescas e se parecem tanto com pintxos/tapas, que acatei a sugestão da Soraya e do Gustavo parcialmente.

Tomamos um espumante, mas um Cava espanhola, a Juvé y Camps 2008 que foi “alegre, florida, petiz”, segundo os 3 participantes (o Mingão não sabe o que perdeu).

Já o prato principal teve um probema técnico. Descobri que o penne que eu utilizaria estava encarunchado e a solução foi usar um legitimo Spaghetti italiano. 

Esta substituição não alterou em nada o sabor mediterrâneo do prato.

Afinal de contas, camarões, abobrinhas, mozzarella de búfala, manjericão, rúcula e bastante azeite formam a base pruma grande refeição.

Votamos com os relatores, a Soraya e o Gustavo e harmonizamos com um velho conhecido, o Chardonnay Jacobs Creek 2010 que foi “segunda-feira, batata-frita, uée, uée”, segundo os chorões insones, nós mesmos.

Pra terminar com a festa, este Tiramisu, ops, Tiramissô.

A Dé fez a sobremesa toda e posso dizer que resultou num verdadeiro crème de la crème.

Harmonioso, com um gosto final de café, totalmente cremoso e com a utilização dum ótimo conhaque. Perfeito.

Só nos resta agradecer a participação da família toda, ficar envaidecidos pela participação indireta neste grande projeto e enviar as nossas tradicionais flores virtuais pra família: 

Tomara que o Lucas siga os caminhos culinários dos pais!

E continuamos os IB (quer saber o que é?) com a participação sempre adiada da Paula Labaki do Cozinha da Lena.  Acho que desta vez, vai! :)

Até.

.

4 Responses to “47º ib – tomate com filho, ops, confit no dcpv.”


  1. 1 eymard julho 24, 2012 às 2:28 pm

    Finquei com agua na boca! Primeiro parabéns para a Soraya pelo texto e pelas receitas. Depois aos executores e Deogustadores (rs)

  2. 2 Drix julho 25, 2012 às 5:06 pm

    Nas palavras de Soraya, “menu simples”. Será por isso que fiquei com água na boca? Pastel como até de champignons! :- ) Só mesmo uma cirurgia para me fazer escrever duas linhas… ops.. três!

  3. 3 Soraya julho 26, 2012 às 6:49 pm

    A família toda adorou participar do interblogs! Parece que ficou muito gostoso, né? (Humm… deu até vontade de repetir aqui em casa…) Edu, ficamos muito felizes com o convite! Como dizemos aqui em Minas, foi bom demais da conta!

  4. 4 EduLuz julho 27, 2012 às 12:20 pm

    Drix, então vamos aproveitar estes quitutes no próximo ISB?

    Sócio, e quase que vocês vieram!

    Soraya, o prazer também foi todo nosso. Eu acho que o Lucas já nasceu estrela da gastronomia!

    Abs confitados pra todos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 448 outros seguidores

Blog Stats

  • 1,097,019 hits
julho 2012
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Atualizações Twitter


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 448 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: