menu aleatório no dcpv.

numero 36
05/11/2013

Menu aleatório no dcpv.

Me dê motivos … Todo mundo conhece esta música, né?

DSC09596

E foi pensando nela que eu resolvi o menu desta noite. Ou melhor, não resolvi nada justamente porque este menu não tem motivo e nem motivação alguma.

DSC09591

Quer dizer, a motivação seria a de sempre. Nos encontrarmos ao menos uma vez por semana, falar um montão de abobrinhas e nos divertir, além de comer e beber bem.

DSC09621

Então, aproveitei pra escolher um ingrediente pra entrada (as vieiras estavam disponíveis no nosso freezer), um risoto bacana, o contadino como prato principal e a sobremesa seria o famoso pudim de pão da minha mãe (nossa mãe, no caso do Deo), que ela fez especialmente pra este nosso encontro.

DSC09586

Olha, com este menu, quem precisa de motivos?

Entrada – Vieiras gratinadas com manteiga de amendoim

Esta eu peguei no santo Google, já que a intenção principal seria gratinar os frutos do mar, mais conhecidos como os filés mignons da água salgada.

DSC09573

E como o motivo parece ser musical, prestei uma homenagem ao grande Elvis ao colocar manteiga de amendoim no contexto. It’s now or never!

DSC09575

Para fazer, basta colocar numa panela um pouco de vinho branco e uma cebola picada e quando começar a ferver, juntar as vieiras, cozinhando-as por uns 4 minutos de cada lado.

DSC09581

Retire as vieiras e a cebola e deixe o vinho reduzir até a metade do volume inicial. Quando o vinho tiver reduzido, retorna-se a cebola e junte manteiga de amendoim, até levantar fervura.

DSC09593

Numa outra panela, coloca-se manteiga e um pouco de farinha (o famoso roux) e adiciona-se leite. Espere engrossar e tempere com sal, pimenta e noz moscada.

DSC09580

Monte numa concha da seguinte forma: coloque uma vieira, …

DSC09598

… cobre-se com a mistura de cebola e manteiga de amendoim e o molho branco, finalizando com queijo ralado.

DSC09600

Leve ao forno pré-aquecido a 200°C durante 15 minutos até gratinar.

DSC09607

Se quiser fazer uma frescurite, sirva com um pouco de alface.

DSC09615

Ficou uma verdadeira delicia elvisniana.

DSC09619

Ainda mais com o acompanhamento do vinho branco português Albarinho Deu La Deu que foi “explosivo, hiperativo, alvilhinho, auspicioso”.

DSC09616

Principal – Risoto Del Contadino.

Esta receita é do Luciano Boseggia (este livro autografado por ele é famoso aqui em casa).

DSC09587DSC09588

É um risotto feito como todos os outros, só que com a particularidade de se utilizar lingüiça descascada no seu início …

DSC09606

… e justamente na metade, coloca-se feijão cozido.

DSC09624

O restante é feito no mesmo formato (cebola refogada, vinho tinto, caldo de carne) …

DSC09623

… e finalizado com manteiga e queijo ralado.

DSC09628

Ficou verdadeiramente delicioso e bastante reconfortante para uma noite fria como esta.

DSC09634

E como o prato pedia, tomamos um vinho tinto muito bom, o Finca La Valona 2010, que foi “maravilha jussa, castillona, tá bom, golden horse”.

DSC09630

Sobremesa – Pudim de Pão.

Esta é mais uma das receitas da D. Anina. E como sempre, não tenho a descrição dela (se muita gente pedir, talvez ela passe! rs).

DSC09608

Portanto, este pudim chegou aqui prontinho (o Deo que trouxe) …

DSC09641

… e segundo a teoria do Mingão (ele afirma que um pudim fica especial quando passa pelo menos 3 dias na geladeira), melhor do que nunca, já que ele foi feito no sábado.

DSC09645

Olha, estava bom mesmo.

DSC09647

Eis a opinião dos desmotivados:
Nada como não ter um motivo definido. Jantar espetaculoso e o pudim foi pequeno. (Edu)
O risoto estava sensacional, o melhor feijão com arroz e linguiça que eu comi na minha vida, acompanhado pelo melhor pudim de pão. (Mingão)
Rizzi e fazzulo “du caramba”; espetáquila! (Deo)

DSC09622DSC09638

E já que o menu não tem justificativas, ficamos sem elas.

DSC09632

Melhor, mesmo os pratos não estando conectados por algum motivo, tudo ficou bom demais.

DSC09614

Até.

.

About these ads

3 Responses to “menu aleatório no dcpv.”


  1. 1 Bruna de Oliveira abril 10, 2014 às 8:26 pm

    Um brinde a vida e a essas delicias!! babando aqui com essas vieiras . Abraços

  2. 2 EYMARD abril 10, 2014 às 10:41 pm

    Quem precisa de justificativa para um menu desse? E o pudim de pão? Meu Deus. Quanto aos vinhos, pelo entusiasmo, foi loucura, loucura, loucura….

  3. 3 eduluz abril 29, 2014 às 1:53 pm

    Bruna, as vieiras estavam realmente muito boas. Santé!

    Sócio, tinha certeza que você iria amar o pudim de pão!! rs

    Abs pudinescos pra vocês.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 440 outros seguidores

Blog Stats

  • 1,077,280 hits
abril 2014
S T Q Q S S D
« mar   mai »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Atualizações Twitter


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 440 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: