dcpv – da cachaça pro vinho – extra – and the oscar goes to ….

 dcpv – extra ! extra ! And the Oscar goes to …

Relato sobre a reunião realizada na última quarta-feira ( 26/09/07) :

dsc01001.JPG

Ganhei o livro do Rubens Ewald Filho e da Nilu Lebert de presente da minha filha Re no dia dos Pais. E aproveitei pra fazer uma noite temática: a Comida e o Cinema. Vale a pena comprar o livro (se a Nina Horta escreveu isso na coluna dela na Folha, não sou eu que vai ser do contra), pois esta mistura cine-gastronomia é muito boa. E como as receitas não são explicitadas nos filmes, grandes chefes  (Adriano Kanashiro, Carlos Siffert, Emmanuel Bassoleil, Fabrice Lenud, Luciano Boseggia, Mara Salles, Sílvia Percussi e outros mais) auxiliaram e fizeram a sua interpretação para cada um dos pratos. Fascinante! E ainda são dadas indicações de harmonização de vinhos. Maravilhoso!

Vamos ao que interessa.

dsc00987.JPG

Começamos a noite com uma entrada formada por Mil Folhas de Brandade de Bacalhau  (do filme Quem está matando os grandes chefes da Europa), Batatas Duchesse (do filme A Época da Inocência) e um pesto de rúcula feito por mim simplesmente acrescentado na entrada para dar um pouco mais de diversidade ao prato. Ficou ¨de cinema¨  ainda mais com  as flores de capuchinha colhidas no meu quintal. Isto tudo acompanhado de um Jacobs Creek Chardonnay 2006 (vinho excelente e damascoso) que atuou perfeitamente e sem nenhum sinal de canastrice.

dsc00991.JPG

Como prato principal, comemos um Frango Indiano (Bhuna Chicken) do filme Um Casamento à Indiana (grande clássico de Bollywood que eu ainda não vi mas prometo que verei !) e acompanhado com um belíssimo arroz basmati feito num caldo de legumes.

Pausa pros comerciais :

Receita pra fazer arroz basmati – leve o caldo (ou água com sal) pra ferver. Coloque o arroz basmati lavado e escorrido previamente no caldo (ou água) fervente. Deixe 2 ou 3 minutos e quando ele estiver em plena movimentação na panela, escorra-o e volte pra panela. Está pronto ! E é delicioso ! E se quiser dar um ar de produção de Hollywood, acrescente especiarias (cardamomo, canela, cominho, curry, etc) ou ervas gastronômicas ( coentro, salsinha, cebolinha, etc)

Retorno dos comerciais :

dsc00992.JPG

O frango é feito num  molho de especiarias (curry,cominho, coentro, pápricas doce e picante, garam massala, gengibre e ainda tem etc) e com a temperatura e o tempo de cozimento resulta no que poderíamos chamar de um ¨roti indiano¨. E imagine tudo isto acompanhado de um tinto uruguaio Bouza Trilogia 2006 Tempranillo, Tannat e Merlot (perfumado e manso). Os especialistas não indicariam este vinho mas, como não somos especialistas em indicação e sim em beber, tomamos e gostamos muito!!!

E pra terminar (o epílogo), uma taça de Purê de Damasco (do filme Casamento Grego) que é a sobremesa  que podemos chamar de um ¨filme de pequeno orçamento e de uma grande bilheteria¨. Estava simplesmente perfeita e olha que é somente um purê de damasco seco que foi hidratado com sorvete de creme acrescentado (e por minha conta)  de amêndoas tostadas e açúcar de baunilha. Some-se a tudo uma dose de Absolut Vanilia e teremos um verdadeiro ¨happy end¨.

dsc01004.JPG

E aproveitando que já estamos nos créditos finais, fica a dica da Sociedade da Mesa (http://www.sociedadedamesa.com.br ) que é uma confraria de vinhos diferenciados (e não muito caros) em que você recebe garrafas mensalmente na sua casa com um informativo espetacular e que te possibilita tirar dúvidas sobre o que os tais enólogos conseguem achar ao provar o mosto de uvas viníferas fermentado, com duração indefinida ou seja, o vinho. Qualquer dúvida entre no site, mande um email pra eles e não se esqueça de citar o meu nome ou o do da cachaça pro vinho, pois ganharei duas taças de Borgonha por cada indicação. Isso é o que eu chamo de jabá. E por falar no tal, se quiser conferir a história do porque do da cachaça pro inho vá para https://eduluz.wordpress.com/2007/08/06/oi-mundo .

dsc01006.JPG

Bom.  É isto aí…

THE  END e ainda bem que não tinha ninguém com o celular ligado !

.

13 Responses to “dcpv – da cachaça pro vinho – extra – and the oscar goes to ….”


  1. 1 Michel 2 de outubro de 2007 às 14:07

    Olá eu tbm. tenho este livro e minha meta é assistir todos os filmes comendo os pratos respectivamente. Vai ser uma tarefa e tanto.

    Abraço
    Gostei daqui e voltarei sempre.

  2. 2 Vitor Hugo 2 de outubro de 2007 às 21:50

    Purê de Damasco… hum. Ainda mais com a Absolut. Pena que onde eu moro não ter esse tipo de encontros, =/

    Agradeço a linkagem para o Prato Fundo! =D

  3. 3 eduluz 3 de outubro de 2007 às 14:58

    Michel e Vitor Hugo : um prazer imenso vocês passarem por aqui. E melhor ainda saber que gostam de cinema, comida e Absolut ( e não necessariamente nessa ordem ).

  4. 4 o avental 4 de outubro de 2007 às 04:04

    É um blog excelente, muito vivo, bem escrito e onde se nota o bom-gosto ser um hábito.

    Gostaria de saber a receita do mil folhas do filme, para comparar com a minha. Só vejo a imagem.

  5. 5 Diogo 4 de outubro de 2007 às 12:14

    Pooooo, demais hein?! A galera aí que participa dessa confraria é fera mesmo! O bom gosto de vocês é ímpar!

    Show mesmo cara, me amarrei 🙂

    Abração,

    Diogo

  6. 6 eduluz 4 de outubro de 2007 às 18:33

    Avental, obrigado por ter passado ( e gostado) do Da Cachaça … A receita desta ¨Brandade…¨ é simplesmente a massa phillo em quadrados de 5 cm, pinceladas com gema e levadas ao forno a 180°C até dourar e intercalada com a brandade propriamente dita que é feita de bacalhau dessalgado, desfiado e cozido, creme de leite fresco, salsinha a gosto, sal e pimenta. É uma interpretação da receita do filme ¨Quem está matando os grandes chefes da Europa?¨feita pela chef Marie-France Henry do Le Casserole, um restaurante francês famoso de São Paulo. Fica uma questão :massa brick é igual a massa phillo ?
    E Diogo, o elogio vindo dos Destemperados que é um blog especializado em boa gastronomia é muito lisongeiro. Esperamos continuar com tão abalizada audiência !!

  7. 7 Marcio 5 de outubro de 2007 às 18:36

    Edú,

    Assim vc mata a gente de vontade!!!! Conheci o Jacobs Creek quando morei na Austrália e gostei.

    Abração!!

  8. 8 EduardoLuz 6 de outubro de 2007 às 12:33

    Márcio, conheci os vinhos da Austrália quando viajei pra lá e a partir daí, virei fã de carteirinha especialmente dos brancos e dos shiraz. O Jacobs Creek realmente é muito bom !

  9. 9 scalabis 9 de outubro de 2007 às 11:07

    Como a inveja é um sentimento feio, fico-me, e bem, pela admiração! Bom gosto, requinte e sensibilidade. Grande Eduardo e companhia!

  10. 10 Márcia 9 de outubro de 2007 às 11:15

    Olá, Edu!
    Adoro os pratos que vcs preparam, sempre criativos e refinados.
    Essa noite temática foi absolutamente fantástica, hein?
    Que bom que já estão colocando fotos dos pratos degustados, assim fica melhor ainda.
    Essa sugestão da sobremesa de damascos está anotadíssima!
    Abraços, e obrigada por visitar o Fouet – apareça sempre.

  11. 11 EduardoLuz 9 de outubro de 2007 às 14:08

    Scalabis – obrigado pela visita e também pela assiduidade nos comentários. Contamos com a sua valiosa opinião.
    Márcia do Le Fouet – muito obrigado também e novas noites temáticas acontecerão. E com algumas receitas também, se bem que este não é o propósito do blog. O que nós queremos é conversar, comer e beber muito bem!

  12. 12 Nina Moori 10 de outubro de 2007 às 12:42

    Que jantar! Parabéns, parece que tudo estava delicioso.
    Dei uma folheada neste livro outro dia…mas acabei comprando outro.
    Mudando de assunto…se vc se interessar por receitas com abacate, um tempo atrás aconteceu um desafio/brincadeira do Colher de Tacho sobre pratos com o abacate. Se quiser dar uma olhadinha: http://reidacolher.blogspot.com/2007/08/o-rei-abacate.html
    abs.

  13. 13 eduluz 10 de outubro de 2007 às 13:44

    Nina e Marcel, grato pela visita e realmente, se você for olhar somente as receitas do livro não dá pra comprar. Mas, se voce já assistiu a algum/alguns dos filmes e complementando com a leitura do livro, ele se torna bastante interessante. E também estimula a assistir aos filmes que ainda não viu .


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se aos outros seguidores de 654

Comentários

Blog Stats

  • 1.449.051 hits
outubro 2007
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: