Cozinha Turca e … Ferrazense !

Pronto ! Fizemos a primeira experiência inter-blogs da pequena (por enquanto) existência do Da Cachaça pro Vinho. Primeiro, descobrimos o óbvio ! Que existem vários blogs de qualidade por aí (basta dar uma espiada no blog roll ao lado) com dicas/receitas/fotos/ comentários extraordinários. Juntamos uma curiosidade de todos sobre a culinária da Turquia e chegamos ao  Cozinha Turca (http://cozinhaturca.blogspot.com) da Lídia, uma portuguesa que mora na Turquia. Um blog bastante interessante e com receitas mais interessantes ainda. Perguntei pra ela se não queria nos ajudar a organizar uma Noite Turca e ela, gentilmente, fez um post bem detalhado com várias sugestões pra se fazer o tal menu. Tudo explicado, vamos à comida !

 dsc01397.jpg

I – APERITIFLER*

Na verdade, devido a variedade e a curiosidade, acabei escolhendo três entradas que quase formaram uma mezze. A primeira foram Pataniscas de Courgette com Molho de Iogurte ( Kabak Mücveri) que nada mais é do que uma fritada de abobrinhas e cebolas com molho refrescante de pepino e iogurte. Segundo a Lídia, e é verdade, ¨o molho é pra ser servido como acompanhamento ( e foi o que eu fiz) das pataniscas e não sobre as mesmas. Cada pessoa coloca no prato a quantidade de molho pretendida e vai intercalando os sabores. É muito bom … ¨ .  E nós dizemos, é mesmo !!!

dsc01375.jpg

A segunda parte da entrada foram Rolinhos de Couve Recheados ( Zeytinyagtli Lahana Sarmasi) parecidos com os nossos charutinhos e o grande diferencial é o arroz do recheio que é bastante perfumado pois contém uvas passas ( uma pequena adaptação minha, autorizada pela Lídia), pinolis, açúcar e especiarias a gosto. Basta juntar rodelas de limão e … é divertimento certo !

dsc01372.jpg

A terceira e última das entradas foi a Sopa de Cereais e Lentilhas Vermelhas ( Ezo Gelin Çorbasi) saborosíssima ( desculpem o excesso de superlativos mas eles são necessários). Ela é composta de lentilhas, arroz e bulgur. E com os temperos e o limão que você espreme por cima da sopa quando é servida, puxa, fica difícil escolher a melhor. Mesmo porque o melhor foi o conjunto de todas as entradas acompanhadas do vinho Angelus Bairradas 2006 (Portugal) que se mostrou groselhal, tinté ou branqué, veranista, rosinha segundo os confrades e que se ainda não é um dos indicados pelo nosso consultor Scalabis ( do blog Amigos do Balde) é um vinho rosé português com personalidade e que harmonizou perfeitamente com o teor da entrada. Vamos ao segundo round !

II – ANA YEMEK*

Como prato principal, escolhi o Cordeiro em Cama de Pão com Iogurte (Iskender Kebap) acompanhado de um Pilaf de Bulgur com Ervas e Especiarias (Yedi Baharli Bulgur Pilavi). Pra quem não sabe ( e eu não sabia) o Bulgur é parecido com o nosso trigo para kibe. E o resultado, mais uma vez, foi excelente! A grande sacada deste prato é você assar o pão, cortá-lo  e fazer uma cama com ele. Em cima desta cama você coloca o molho que foi feito separadamente; sobre eles  o cordeiro e por cima de tudo, o iogurte. E o acompanhamento, o Pilaf,  também é muito saboroso. É pura especiaria, ervas, cheiro,sabor, pimenta, neutralidade do iogurte ou seja, muito bom.

dsc01392.jpg

Pra acompanhar um belo vinho First Step Shiraz 2005 (Austrália) que combinou muito bem com o prato pois é um vinho indicado pra acompanhar especiarias e molhos potentes (que é exatamente o caso dos pratos escolhidos). Segundo os especialistas ( que continuam sendo nós mesmos!) ele se mostrou ¨deliciosa surpresa, turco desde criancinha, tinto mesmo, swerdick¨. Resumindo, é uma comida perfumada/temperada e o uso da Içecekler* chamada Ayran que é uma mistura de iogurte natural, água gelada, leite e sal faz com que a sua garganta tenha uma sensação permanente de limpeza e refrescância. É como a função do sorbet só que muito mais refrescante. Experimente !

dsc01384.jpg

III – TATLI*

Pra terminar, escolhi uma sobremesa muito interessante. É um Creme de Leite Queimado (Kazandibi) em que um dos ingredientes é frango. Sim senhores, frango ! E é muito bom !! A Lídia vai me perdoar ( eu disse pra ela que não colocaria nenhuma receita aqui, afinal de contas todas se encontram disponíveis no Cozinha Turca) mas a receita é a seguinte :

   dsc01395.jpg

Pegue um peito de frango, corte-o em dois e cozinhe-o no suco de limão. Desfie-o , coloque em água fria e esprema-o. Reserve. Coloque 7 copos de leite pra ferver com meia colher de sal e meio copo de açúcar. Noutro recipiente, misture duas colheres de sopa de farinha, duas de amido de milho e uma de farinha de arroz. Coloque nesta mistura um copo do leite fervido, adicione o restante do leite e cozinhe em fogo brando por cinco minutos. Adicione o frango e cozinhe por mais 10 minutos. Coloque tudo numa assadeira e leve ao fogo nos queimadores do fogão. Vá virando o tabuleiro de forma que consiga abranger todo ele. Deixe repousar, corte e vire a superfície queimada pra cima. Está pronta uma sobremesa que contém frango. E é uma delícia, conforme a própria Lídia escreveu : ¨Ninguém diria que o frango faz parte dos ingredientes porque não se dá por ele .¨

dsc01396.jpg

Aproveitei a doçura do Kazandibi e abrimos uma garrafa do Late Harvest Sauternes Reserve du Ciron 2004 ( França)  que se mostrou ¨goiabinha Bauducco¨segundo a única pessoa que deu o seu parecer : eu mesmo ! Puxa, foi um tremendo banquete Turco !

Observações finais

O mundo está mesmo pequeno ! Comida excelente, saborosa e perfumada! (Eduardo)

Hoje tivemos o melhor da globalização !!! Brazil, Portugal e Turquia! ( Mingão)

Hawanagilla ! Boa surpresa ! Excelência globalizada ! ( Déo)

dsc01386.jpg

Os nosso agradecimentos finais a Lídia que se dispôs a sugerir um Menu Turco e nos proporcionou conhecer um pouco mais da Turquia através da sua culinária. Quem diz que se conhece o país através da  sua comida está absolutamente certo.  E já que estamos na era virtual, segue acima o nosso presente pra Lídia : esta bela orquídea clicada pela Débora, minha esposa.

Gratíssimo pela colaboração, Lídia.

E caso alguém tenha interesse em ver o seu menu reproduzido por aqui, não se acanhe : entre em contato que teremos o maior prazer em fazer e comer tudo ! Ah ! Não é necessário ser um menu étnico ( se bem que o próximo será angolano , não é Migas ?) , basta criar um menu completo que nós nos incumbimos do resto, com os devidos créditos, é claro !

Pequeno dicionário da língua turca: (todas as palavras com *)

Entradas -Aperitifler

Prato Principal – Ana Yemeck

Sobremesa – Tatli

Bebida – Içecekler

Saude – Serefe ( com s cedilha)    

Até a próxima ! Serefe ( com s cedilha)  !      

.

Anúncios

24 Responses to “Cozinha Turca e … Ferrazense !”


  1. 1 Nina Moori novembro 6, 2007 às 6:07 pm

    Eduardo,
    as únicas coisas que encontrei sobre espuma com agar-agar Foram:
    http://www.directoalpaladar.com/2006/12/20-espuma-de-aceite-de-oliva
    http://sensdugout.canalblog.com/archives/2007/03/05/4203990.html
    http://www.mundoverde.com/eumeamo/receitas/receitasVisualizar.asp?idReceita=69&idStatus=100

    Você quer participar da harmonização virtual?
    Mande um e-mail, que te envio o nome do vinho e a receita do prato.

    abs,
    Nina.

  2. 2 migas novembro 6, 2007 às 7:03 pm

    Ficou tudo lindo Eduardo! Parabéns a si e à sua família por esta refeição tão agradável! Decerto a Lídia vai ficar bem honrada quando vir as suas receitas tão bem reproduzidas! Execelente iniciativa! Quanto a mim e à cozinha Angolana, penso este fim-de-semana propor-lhe o meu menu! Andei a investigar sobre a sobremesa pois, até agora ainda não tinha descoberto nenhuma tipicamente angolana (como lhe disse, muitas das influências são portuguesa e brasileira).

    Até lá!

  3. 3 belinhagulosa novembro 7, 2007 às 5:00 am

    k maravilha este menu turco…sim senhora uma verdadeira delicia……….bjokas

  4. 4 Márcia novembro 7, 2007 às 8:23 am

    Meu Deus… Edu, meu filho, o que é isso???
    Essa sua confraria está muuuuito chique, altamente globalizada!!!
    O que eu mais admiro é que vcs realmente não têm medo de ousar, hein?
    Parabéns pela execução perfeita e bela (imagino que a Débora ajude muito nessa parte da beleza) do cardápio turco.
    ABraços!

  5. 5 Marizé novembro 7, 2007 às 8:59 am

    Eduardo e confrades: Muitos parabéns pelo jantar.
    A Iniciativa do blog é fantástica.
    A Lidia é de facto uma pessoa super “boa onda” e muito talentosa.

    Fico a aguardar com muita expectativa o menu da Migas, outra amiga virtual do coração.

    Beijocas

  6. 6 Roberto (ranzinza) Prado novembro 7, 2007 às 1:15 pm

    Um pecado eu não estar ai…
    Imperdoavel!
    Parabéns pela iniciativa!

  7. 7 Flor de Sal novembro 7, 2007 às 3:52 pm

    Lindo! Eu de vez em quando (agora nos tempos que correm, muiiiito de vez em quando) tambéem me aventuro por esse nosso mundo fora. O ultimo jantar foi em honra da Alemanha. Foi muito divertido, um pouco trabalhoso, mas o ke conta é que toda a gente se divertiu bastante!
    Parabéns pelo blog!!!

  8. 8 Eduardo Luz novembro 7, 2007 às 7:36 pm

    Migas, a sua vez está chegando ! Sem pressão nenhuma, faça o menu que nós estamos esperando pra fazer e principalmente comer !

    Belinha Gulosa, grato pela visita e assim que possível darei uma passada no seu blog também.

    Márcia, é claro que a Débora tem participação total na parte decorativa mesmo porque nós três (Eu, o Déo e o Mingão) não nos notabilizamos pela arte decorativa. E quanto a ousar, qualquer menu bem feito será devidamente executado ( nos dois sentidos).

    Marizé, já que voce é amiga da Lídia e da Migas, que tal não ser a terceira do clã a indicar as suas receitas ?

    Roberto ranzinza ! Só por ter gostado do menu turco e de pensar em estar aqui conosco, você não deve ser tão ranzinza assim. Da próxima vez identifique o teu blog pra que nós possamos dar uma passada lá !

    Flor de Sal, a idéia é criar uma ONU culinária ! E obrigado pelos elogios !

  9. 9 scalabis novembro 7, 2007 às 7:47 pm

    Caro Eduardo. Excelente ideia a sua. Se a cozinha já é uma partilha, assim à escala global ainda é maior. É bonita a sensação de estarmos a preparar e degustar um menu aconselhado por uma pessoa que está a milhares de kilómetros. É quase como se essa pessoa estivesse sentada à mesa connosco!
    Parece tudo delicioso e esse Late Harvest para finalizar é a cereja em cima do bolo.
    Obrigado pela referência à minha humilde pessoa. Não sou consultor, sou um bebedor, mas podes sempre contar comigo para qualquer ajuda. Esse vinho também conhecia e é agradável. Parabéns!

  10. 10 Eduardo Luz novembro 7, 2007 às 7:59 pm

    Scalabis, você é praticamente um dos patronos da nossa confraria. E contamos com a sua preciosa colaboração através da elaboração de um menu e com o tempo que você achar necessário pra elaborá-lo. E quanto aos rosés, pretendo comprar os poucos que achei por aqui, degustá-los e devolver a nossa impressão pra sua apreciação. Obrigado pela passagem e pelos elogios.

  11. 11 Agda novembro 8, 2007 às 12:22 pm

    Tudo muito chique. Adorei.

  12. 12 GiraMundo com Jorge Bernardes novembro 8, 2007 às 1:31 pm

    Meu Deus, onde é que compro o título desse clube?

    E que produção, eu passei aqui semana passada e agora já tem vários posts novos… Vcs comem assim todo dia? 🙂

    Esse jantar ficou ainda mais legal do que o outro. Parabéns.

  13. 13 Marizé novembro 8, 2007 às 2:39 pm

    Eduardo que hora esse convite, claro que aceito, “vamo nessa!”
    Beijocas

  14. 14 Michel novembro 8, 2007 às 3:05 pm

    Isso está muito chique!
    Parabéns.

  15. 15 Eduardo Luz novembro 8, 2007 às 4:04 pm

    Agda e Michel, como vocês estão falando que está chique, vamos deixar assim …

    Jorge, quanto ao valor do título não existe nenhum novo à venda mas os velhos podem ser negociados. É só entrar em contato ! E não dá pra comer todo dia assim mas, nas quartas ninguém nos segura…
    E só pra não perder o comentário, quem ainda não foi lá no Giramundo, vá rápido pois os posts dele sobre viagens com bebê estão sensacionais.

    Marizé, como você aceitou, ficastes logo atrás da Migas. Pense bastante pra indicar o menu pois você tem bastante tempo ( na verdade, o que necessitar). E a honra, é nossa !!

  16. 16 EduardoLuz novembro 9, 2007 às 11:07 am

    A Lídia me mandou um email e colocou também lá no Cozinha Turca, me autorizando a colocar o comentário que ela gostaria de postar aqui mas que por motivos alheios a vontade dela não foi possível. É o seguinte :

    ¨Eduardo.
    É uma honra para mim ver um jantar turco tão bem reproduzido e inspirado nas minhas receitas. Sinto-me muito feliz por ter servido de intermediária a esta comunhão de culturas. As fotos ficaram lindas ! Que bom que gostaram das receitas! Tudo perfeito… Obrigada, Débora ! Adorei as orquídeas. Espero que realizem muitas mais noites turcas. As receitas turcas não acabam e são deliciosas. Pela minha parte, será um prazer. Foi também uma honra pra mim, o facto do Cozinha Turca ter inaugurado a série de iniciativas inter-blogues do Da Cachaça pro Vinho.
    Gostaria de ter postado este comentário no Da Cachaça pro Vinho ( no momento de publicar não consegui).¨

    Lidia, nós é que agradecemos. E faremos breve, breve, uma nova produção : Cozinha Turca, o Retorno !

  17. 17 Emília novembro 10, 2007 às 5:10 pm

    Eduardo, este seu banquete me deixou com água na boca…especialmente o cordeiro e o pilaf de bulgur (que não conhecia). E esse Sauternizinho para fechar…delícia!
    Preciso passar por aqui mais vezes…
    Um abraço!

  18. 18 Carlos novembro 10, 2007 às 6:56 pm

    Eduartdo, muchas gracias por ti comentario en mi blog, te felicito el tuyo es muy bueno, de donde eres?
    Desde ya nos linkeamos, un abrazo desde Buenos Aires.
    Carlos

  19. 19 Eduardo Luz novembro 10, 2007 às 7:00 pm

    Emília, o ideal seria levar o pilaf, o cordeiro e o Sauternes pra uma caverna no Petar iluminada com luz de velas ! Caramba, vou negociar este programa com a minha esposa !

    Carlos, eu sou de São Paulo, Brasil. E já que você passou por aqui vou aproveitar um pouco : você sabe fazer espuma utilizando agar-agar ?

  20. 20 Nina Moori novembro 12, 2007 às 7:44 pm

    Eduardo, quanto a harmonização virtual,
    mande-me um e-mail (ninocamori@hotmail.com) para que eu possa te enviar o nome do vinho e a receita do prato. Queremo publicar nos blogs o nome e a receita no dia 21 de novembro, quando todos os participantes publicarão seua impressões sobre a harmonização.
    O vinho da vez é fácil de encontrar e o prato de simples execução.

    abs.

  21. 21 Fer Guimaraes Rosa novembro 28, 2007 às 8:15 pm

    Eduardo e Lidia, eu adorei esse cardapio, nao só o menu e a apresentação, mas tambem as fotos. Estao tao coloridas. Fiquei animada a cozinhar também. Obrigada! :-))

  22. 22 EduardoLuz novembro 29, 2007 às 12:07 pm

    Fer, pode fazer que este menu ficou muito bom. A comida turca é muito saborosa e tem um cheiro melhor ainda.
    E quanto as fotos, grato pelos elogios já que também vejo fotos maravilhosas lá no teu blog, o Chucrute com Salsicha.

  23. 23 washington setembro 8, 2009 às 4:01 pm

    me gustari si es posible que me imforme donde poso adqirir aqui en BRASIL a maquina e a materia prima para fazer ou keba tenho intençoes de abrir un restaurante en manaus e gostaria de incluir ou keba

  24. 24 eduluz setembro 8, 2009 às 8:56 pm

    Washington, sinceramente, só posso indicar pra você o que eu fiz : entrei no Santo Google e coloquei kebab+maquina na busca.
    Resultou num montão de coisas.
    Faça o mesmo e boa sorte no restaurante em Manaus !!
    Abs.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 643 outros seguidores

Blog Stats

  • 1,350,127 hits
novembro 2007
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: