Tá quente, tá doce … tá frio, tá salgado !

Resumo da reunião acontecida na última quarta- feira ( 07/11/2007).

Sabe quando acontece de você estar meio sem inspiração pra conceber ( bela palavra, heim !) um menu e mais ainda de executá-lo. Pois bem ! Eu estava me sentindo assim na última terça-feira quando derrepente dei uma olhada na revista Cláudia da Débora. Nela vem  encartado um Cláudia Cozinha que, pro meu gosto, sempre traz receitas interessantes. E desta vez tinha uma matéria sobre ¨Quente e frio, um casamento inusitado¨. Daí eu adaptei a idéia base da matéria pra transformar num motivo de contrastes : misturar quentes/frios; doces/salgados.

 dsc01534.jpg

Parece mentira mas o resultado, mais uma vez, foi excelente ! Veja e leia a seguir ( infelizmente não vai dar pra experimentar a menos que voce reproduza este menu em casa) .

I – BEBIDINHAS

Começamos tentando imitar um programa do Discovery T&L, o Desafio Coquetel. O Mingão e , especialmente o Déo estavam desanimados e eu os desafiei a criar um coquetel que fosse a cara do Da cachaça pro Vinho ( o DCPV). Resultado :

dsc01540.jpg

Não houve competição efetivamente. O Déo bolou um coquetel em que a base era a banana e o do Mingão era limão siciliano. Ambos ficaram muito bons.Mas o concurso foi adiado pra próxima reunião que deve acontecer somente no dia 28/11 ( por motivos de feriado e aniversário). Vamos esperar pelas criações  e talvez façamos a primeira votação virtual do DCPV.

II – ENTRADAS  

i – Salada Crocante com Molho Quente de Melado.

Simplesmente uma combinação de coisas crocantes ( alface romana, repolho roxo, pepino, erva doce, rabanete, cebola, salsinha, castanha de caju) in natura que teve que ficar um bom tempo  na geladeira (TÁ FRIO !)  com um molho quente ( ou seja, cozinhando até ferver) formado por suco de limão, água, azeite, cominho em pó, melado, sal e pimenta. (TÁ QUENTE!) . Muito bom .

dsc01544.jpg

ii – Vieiras com Nutella

Facílimo de fazer! Vieiras ( temperadas com sal e pimenta) grelhadas até caramelizar ( TÁ QUENTE!) com um molho de Nutella derretida com um pouco de creme de leite (TÁ DOCE !). Espetacular e, na verdade, esta foi uma adaptação de uma receita do ¨querrido¨ Claude Troisgros que originalmente utilizou doce de leite. Como o meu doce de leite estava mais pra Papai Noel ( todo estragado !) mudei pra Nutella e , pelo visto, com vantagens. Já estamos nos acostumando a obter resultados melhores que o do Claude ( esta foi boa !). E ainda por cima, tomamos um vinho Blanco Bodegas Cerrosul 2005 Verdejo (Espanha) que, segundo os confrades, ¨parece francês, verdejo mesmo, luso-espanhol, calmo ¨ e que combinou muito bem com a entrada .  dsc01548.jpg

Era mais um dos componentes ( e dos bons) do TÁ FRIO ! Mesmo porque, vinho branco com temperatura alta, não dá !

III – PRINCIPAL

Formei o prato principal com um Atum com Creme Gelado de Wasabi e com Pérola Negra de Arroz Selvagem . O Atum foi tirado da Cláudia e só a peça dele já era uma obra-prima ( Veja a foto do início do post. E cá pra nós, junto com o repolho roxo …). Atum em cubos, tomate sem pele e sem sementes, molho de pimenta vermelha, casca ralada e suco de limão num wok (TÁ QUENTE !) . E o molho de wasabi, que na verdade é um sorbet de wasabi, leite, creme de leite fresco e sal (TÁ FRIO!) que você deixa no freezer e um pouco antes de servir, tira e bate num mixer até ficar com a consistência de um sorvete. Refrescante e pega bastante pela pimenta e pelo wasabi. As pérolas são ( mais uma do Claude) arroz branco e selvagem cozidos, clara de ovo, queijo parmesão , sal e pimenta formando uma massa. É só fazer bolinhas, passar em clara de ovo e empanar em sementes de papoula. Frite e coma ! (TÁ SALGADO !) . Olha, são pérolas mesmo e de comer !

 dsc01552.jpg

Ousamos um pouco tomando um vinho tinto Cour d´Albert 2004 Buzet ( França) que foi descrito com ¨tinto pra atum, aplacador, esmaltado¨.

dsc01550.jpg

 E como bonus, ainda tivemos o caldinho de legumes bem temperado e apimentado que foi criado pela Flora ( a nossa colaboradora) que eu não tenho a mínima idéia de como foi feito mas que todos nós tivemos a certeza de que estava uma delícia . Mais um TÁ QUENTE !

dsc01555.jpg

IV – SOBREMESA

Fiz um Bolo gelado de laranja com calda de whisky. O bolo é exatamente aquele bolo de laranja bem úmido que todo mundo faz e que tem que ficar bem gelado . E a calda é feita da seguinte maneira : derreta uma xícara de manteiga numa panela pequena. Retire do fogo e deixe amornar. Em uma tigela, junte 1/4 xícara de água com 2 ovos e bata com um batedor manual até obter uma mistura homogênea. Junte a manteiga na panela. Adicione 2 xícaras de açucar e 5 colheres de sopa de whisky e leve ao fogo médio, mexendo sempre até começar a ferver e engrossar. Tá pronto! É so colocar a calda  (TÁ QUENTE! ) no bolo (TÁ FRIO !). Pra quem já comeu aqueles bolos de côco úmidos embrulhados em papel alumínio que as nossas mães faziam ( e acredito que façam até hoje!) a referência é a mesma só que o gostinho da calda cremosa de whisky transforma o resultado final numa experiência bastante agradável e reconfortante.

dsc01563.jpg

E para acompanhar, e inovar um pouco, tomamos um cálice de Sherry Barbadillo Fino (Espanha) que arrematou perfeitamente a noite. Como já dizia o finado Topo Giggio , vamos pra caminha ! ( Era ele ou o ¨Agildinho¨que falava isso ?).

dsc01575.jpg

Eis as observações finais dos confrades

Tá quente, tá frio. Tá doce, tá salgado. Tá bom ! (Eduardo)

Hum !!! Hum !!! Hum !!! Hum !!! Hum !!! Hum !!! (Mingão)

The rock mountain dinner ! Perfeito. (Déo).

Bom, é isso aí ! Até a próxima e saúde pra todos! 

E brevemente teremos mais jantares inter-blogs. Estão confirmados o angolano ( com a Migas) , o contemporâneo ( seria luso ?) com a Marizé, o californiano  com a Fer e o luso ( seria contemporâneo) com o Scalabis. Ou seja Migas com Gindungo, Tachos de Ensaio, Chucrute com Salsicha e  Amigos do Balde participando do Da Cachaça pro Vinho. Estamos aguardando ansiosamente ! 

.

Anúncios

14 Responses to “Tá quente, tá doce … tá frio, tá salgado !”


  1. 1 Suzana novembro 21, 2007 às 10:55 am

    Maravilhoso! A ideia quente & frio é excelente! Aqui em Portugal temos um doce com esse nome: quente (molho de chocolate) & frio (gelado de natas). Os contrastes são sempre muito interessantes na comida.

    Fico a aguardar os próximos menus!

  2. 2 Marizé novembro 21, 2007 às 2:33 pm

    Adorei o molho da salada.
    A sobremesa também me encheu os olhos, mas as vieiras com Nutela?!?!
    Custa a acreditar. Parabéns pela ousadia, pela ideia e pelo menu e fotos, enfim,… tudo!

  3. 3 migas novembro 21, 2007 às 4:54 pm

    Eduardo, eu diria “TÁ DEMAIS”! Gostei de todas as sugestões e era menina para experimentar, até mesmo as vieiras com nutela “TÁ EXÓTICO”!

    Ah, e tem umas chávenas de café muito bonitas…tenho iguais em Portugal…:o)

    Quanto ao menu Angolano, espero que apreciem! Qualquer dúvida, não hesite em contactar-me, ok? E já agora, dou uma sugestão: se quiser algo mais diferente, aposte do Calulu, se quiser um prato que concerteza vai agradar todos, opte pelo Mufete! Mas eu acho que essa “confraria do bom gosto”, não tem medo de arriscar novos sabores!

    Beijo

  4. 4 Eduardo Luz novembro 21, 2007 às 4:55 pm

    Suzana, é verdade. Contrastes são perigosos mas em compensação, são muito bons. Também passei no Gourmets Amadores e achei excelente. Grato pelos elogios.

    Marizé, obrigado também e faça a vieira com Nutella que é simples e muito bom. E estamos esperando o nosso menu ! (Mas pode fazer com muita calma !)

  5. 5 Eduardo Luz novembro 21, 2007 às 5:03 pm

    Migas, voce estava postando e eu também. Portanto, grato pela passagem e pelos elogios que certamente teremos ao executar ( literalmente) o teu menu.
    E quanto a arriscar um sabor mais exótico, nós todos somos loucos por sabores diferentões e gostei bastante das indicações.
    Qualquer dúvida, eu entro em contato.

  6. 6 Laura Gonçalves novembro 22, 2007 às 12:52 am

    Já era tarde, quando uma amiga me chamou pelo msn: “Meu pai criou um blog.” Curiosa que sou, fui dar uam espiada… e não é que minha amiga ‘esqueceu’ de avisar que o assunto era comida? E, para piorar minha situação, tinham fotos no referido blog… FOTO DE COMIDA!

    Com a barriga roncando, e a boca salivando, que digo que o pai de minha amiga merece elogios!

    Eduardo e Débora: parabéns! Vocês me deixam com fome!

    Abraço!

  7. 7 scalabis novembro 22, 2007 às 4:18 pm

    Eduardo, só hoje vi o convite da Migas e o seu. Para mim é um prazer e uma honra poder ajudar dentro dos meus poucos conhecimentos. Quando tiver escolhido os pratos diga qualquer coisa. Entretanto eu vou pensando nas escolhas. Um abraço.

  8. 8 Pintarolas novembro 26, 2007 às 5:34 pm

    Eduardo estive a dar uma volta plo teu blog… parabéns gostei mt, vou passar a ser uma visita assidua…bj

  9. 9 Eduardo Luz novembro 27, 2007 às 7:18 pm

    Bom, pessoal desculpa aí mas estive fora desde quinta por um bom motivo : nosso ( meu e da Débora) 24º aniversário de casamento. Vamos as respostas :

    Laura, minha vizinha, grato pelos elogios e quando tiver com muita fome é só entrar aqui e aproveitar o visual pra encher o estômago. É bastante saudável.

    Scalabis, grande Scalabis. Acho que amanhã já terei escolhido o menu Angolano. Sendo assim, estou pensando em te enviar a escolha e o site da Expand ( uma grande importadora de vinhos daqui) pra ver se entre as opções que eles tem a oferecer, você escolhe alguma e assim ficaria mais fácil pra encontrar os escolhidos. Até !

    Pintarolas, gratíssimo pela passagem e pelos elogios. Também darei uma passada lá no Telas e Panelas e desde já estou te avisando que o estou linkando aqui também .

  10. 10 Lunalestrie novembro 29, 2007 às 7:36 pm

    Não tenho “tutano” para comentar tanta coisa fina desse blog, mas fico aqui só admirando e enchendo a boca d’água! 🙂

  11. 11 EduardoLuz novembro 30, 2007 às 11:52 am

    Luna, o sentimento é o mesmo quando dou uma passada no Quiche de Macaxeira.
    E o nosso propósito é deixar todo mundo ( inclusive nós) com água na boca e vinho no copo !

  12. 12 marilene da silva novembro 27, 2009 às 7:53 pm

    to precisando d livros para aprender a fazer essas coisas lindas,onde posso encontra,aqui no acre é muito carente e trabalho com jantares,sou ótima cozinheira porém não sei desenhar frutas e legumes,trabalho com buffet,e preciso ser criativa na apresentação das mesas.por favor me ajudem.esse email é de uma amiga minha.muito obrigada

  13. 13 marilene da silva novembro 27, 2009 às 7:55 pm

    onde encontro livros,dvds vcs podem me ajudar

  14. 14 eduluz novembro 29, 2009 às 6:33 pm

    Marilene, grato pela visita. Já te mandei um e-mail. Aguardo a tus resposta.

    Abs.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 639 outros seguidores

Comentários

Blog Stats

  • 1,344,138 hits
novembro 2007
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: