the stinking rose … e natural!

número 168                                                                                      16/01/08

                               The Stinking Rose … e Natural !

Esta noite não iria acontecer ! Nós ( eu e a Débora) tínhamos uma reunião comercial mais pesada à tarde e uma reunião familiar à noite, o aniversário da querida Tia Maria. Mas, além da falta de comunicação com o Mingão e o Déo, pesou também saber que ficaríamos as próximas duas quartas sem fazer as nossas reuniões por uma razão mais do que agradável : eu e a Dé iríamos viajar.

Portanto, naquele dia mesmo, tirei da cartola umas receitas naturebas pra entrada (abacaxi grelhado e sopas), uma outra pretensamente “stinking” já que eu peguei-a duma matéria do grande Ricardo Freire ( O Riq do VnV) no Paladar do Estadão.

dsc05812.jpg 
Pra quem não sabe, o The Stinking Rose é um restaurante (na verdade uma rede de dois estabelecimentos, um em SF e outro em LA) que tem uma particularidade : todos os pratos servidos tem como base o alho. Daí vem a Rosa Fedorenta do nome. E quando eu falo tudo, é tudo mesmo. Entradas, pratos principais e sobremesas ! Muito interessante, né !

Pois bem, nesta matéria havia uma receita( Frango com 40 dentes de alho) que juntando-se as entradas, formaram o menu da noite. Vamos a ele !

I – Entradas – Cubos de Abacaxi Grelhado, Sopa Gelada de Beterraba e Sopa Gelada de Pepino com Coalhada 

dsc04269.jpg

Tudo naturebíssimo, frio e gostoso. Cubos de abacaxi grelhados embebidos num molho com shoyo, cardamomo, açucar, leite de côco e molho de pimenta. Pra finalizá-los, polvilhe-os de um lado com gergelim e do outro, com erva-doce. Faça ! É demais !

dsc04262.jpg

As sopas também são simples. A de beterraba leva a própria, manteiga, cebola, cenoura, açúcar, caldo de galinha, suco de limão, sal e pimenta.  A de pepino; azeite, cebola, dill fresco, caldo de galinha, coalhada, suco e raspas de limão, sal e pimenta. Refrescantes ao extremo!! E cá pra nós, estas fotos da J.R. Débora estão um espetáculo, né ?

dsc04271.jpg

Acompanhamos com um Cosecha Tarapacá Sauvignon Blanc 2006 Chile que se mostrou ” alegre, ogunhê, suavemente fresco, é…” segundo os bichos grilos, ou seja, nós.

dsc04278.jpg

II –  Principal – Frango com 40 dentes de alho

Tá na cara  que vampiro nenhum iria querer experimentar este frango ( e mesmo casais!). Mas,  pra nós todos , os gourmands, eu recomendo profundamente esta receita pois o alho( um ingrediente tão polêmico e que eu adoro!) fica tão suave mas, tão suave que … nem parece alho. Esta receita merece ser reproduzida :

THE STINKING ROSE
Frango com 40 dentes de alho

Rendimento: 6 a 8 porções
Tempo: 45 minutos
Dificuldade: fácil

Ingredientes
1 colher (sopa) de manteiga; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem; 1 frango limpo e em pedaços (entre 900g e 1,4 kg); sal e pimenta branca fresca a gosto; 4 colheres (sopa) de alecrim fresco; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 40 dentes de alho sem pele; 1 xícara (chá) de vinho branco seco; 4 xícaras (chá) de caldo de galinha; ½ xícara (chá) de creme de leite.

Preparo
Aqueça a manteiga e o óleo de oliva em uma frigideira funda e pesada. Tempere o frango com sal, pimenta e alecrim. Passe-o na farinha. Quando a panela estiver quente, mas não fumegante, ponha o frango com o lado da pele para baixo. Refogue o frango até que ambos os lados fiquem dourados. Retire da panela. Ponha os dentes de alho até que eles dourem. Adicione o vinho branco e o caldo de frango. Ponha o frango novamente na panela. Tampe e ferva em fogo brando por 30 minutos. Retire o frango e mantenha-o quente. Aumente o fogo e reduza o líquido em cerca de 66%. Leve ao liquidificador, adicione o creme de leite e bata. Ajuste o tempero e sirva sobre o frango.
  

 dsc04273.jpg 

Faça mesmo não gostando muito de alho. É tão bom que já foi incorporado ao nosso menu diário!

dsc04276.jpg

E ainda tomamos o Blason del Valle Tempranillo 2003 Argentina que segundo os Condes Dráculas, nós mesmos, foi “rubiáceo, ogunhê, suavemente fresco, é…”. 

III – Sobremesa – Sopa Gelada de Melancia e Hortelã

Esta sopa é magnífica! Não vou dar a receita senão este post vai ficar imenso ( quem quizer é só pedir) mas imagine um caldo com melancia picada, amido de milho, vinho riesling, hortelã picada, sal e pimenta caiena. Misture com pedaços de melancia e coloque bolas de sorvete por cima. Refrescante e apimentado. Sensacional !

dsc04282.jpg 

Bom, a noite (prá variar) foi muito boa e a comida melhor ainda.
Vamos nos despedindo pois já é hora de vampiro ir pra cama. E melhor, sem cheiro de alho!
Até !

.

Anúncios

6 Responses to “the stinking rose … e natural!”


  1. 1 Fer Guimaraes Rosa fevereiro 28, 2008 às 3:16 pm

    Edu, estou curvada para esse frango com 40 dentoes de alho, pois ele esta me parecendo simplesmente delicioso. outro jantar nota onze!

    abracos,

  2. 2 Marizé fevereiro 28, 2008 às 4:45 pm

    Logo para começar fiquei colada na sobremesa, que maravilha essa crosta de sesamo e erva doce, descolei para voltar a colar no frango.
    5 Estrelas!

    Beijocas

  3. 3 Eduardo Luz fevereiro 28, 2008 às 8:03 pm

    Fer, o frango é muito bom mesmo. Até quem é resistente a alho vai gostar .

    Marizé, o tomate queimado do outro post é na chama do fogão mesmo ( vou tentar achar a receita !).
    E o conjunto deste jantar (com destaque pra comida do vampiro) foi digna de um destes hotéis de primeira linha !

  4. 4 Márcia fevereiro 29, 2008 às 11:57 am

    Edu,
    primeiro me desculpe por não ter finalizado o projeto jantar maio/2008.
    Voltei ontem do hospital, e pretendo te mandar tudo brevíssimo (sei q já estou atrasada).
    Qto ao jantar dos vampiros, eu vi esse frango não sei onde, mas fiquei morreeendo de curiosidade! Adoro o alho-que-fica-sem-muito-gosto-de-alho, como o assado, então essa receita eu pretendo executar em breve!
    Abraços!

  5. 5 Agda fevereiro 29, 2008 às 6:44 pm

    Alho é sem dúvidas a alma do negócio. Que tal começarmos a troca idéias sobre o menu de junho? Não encontrei seu e-mail.

  6. 6 Eduardo Luz março 1, 2008 às 10:46 am

    Agda, é como eu já disse. Apesar de detestar quando criança, de uns tempos pra cá, o alho se tornou um dos meus favoritos na culinária ( e junto com os primos dele; o francês, o nirá, a echalote!).
    E já mandei o meu email pra você !


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 639 outros seguidores

Comentários

Blog Stats

  • 1,344,091 hits
fevereiro 2008
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  

Arquivos

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: