da cachaça pro vinho – all morocco !!!

 dsc04400.jpg

número 97                                                                                         12/12/05

                                                   All Morocco !!!

Introdução – Lapso cumprido, estamos de volta “novamente outra vez de novo ” para mais uma quarta nobre! Nobre no beber, no comer e principalmente no conviver ! Um “oásis” de prazer puro de relacionamento, essência boa ; o contexto de comer, beber é acessório, meio e não fim !

Vinhos

Chardonnay MontGrass

Torres Sangre de Toro

MENU

Entrada – Salada de cenoura e laranja (Walima – pag 71)

Principal – Kseksoon B’T Faya (Walima -pag 110)

                   Rarissa (Walima-pag 35)

Sobremesa – Cerejas e uvas marinadas com manjericão (Boticário)

Observações finais

Comida pra passar no pescoço. Cheirosa, gostosa, estonteante ! (Eduardo)

Delícia cheirosa . (Mingão)

Mais cheiro ou mais sabor ? Deliciosa ! (Déo)

dsc04626.jpg

Fotos de fonte (de água, é claro) com rosas do hall de entrada do Hotel Arabian Court em Dubai e de prato do jantar do restaurante indiano Nina (que acho que não tem nada a ver com a Nina do Gourmandise !) no mesmo hotel. Este jantar continuará a ser mostrado no próximo post pois ele realamente foi especial. O ambiente do restaurante é muito envolvente ( meio budabariano) e o menu degustação foi de primeira linha : curries, pães (chapatis, naans), várias entradinhas e pimenta, ôba, muita pimenta. (ou seriam Gindungos ?)

Explicação – Comida marroquina com receitas do livro Walima- o sabor do Marrocos. Preciso aproveitar este livro um pouco mais pois mesmo se a comida não resultar boa ( coisa muito difícil!!), eu poderia usá-la como perfume !!

A HORA DA ERVA GASTRONÔMICA

dsc06348.jpg

Manjericão Limão – Faz parte da família do manjericão comum mas tem um sabor diferenciado, semelhante ao da fruta que lhe empresta o nome. Como a citronela, realça sobremesas molhos e saladas. Tente fazer uma salada caprese com ele e o resultado será surpreendente !
Eu tenho alguns plantados pois contrabandeei algumas sementes do Canadá. E mandei uma muda pra Neide do Come-se que segundo ela não vai muito bem das pernas se bem que ela tem uma esquema muito legal pra fazer mudas irem pra frente !!

.

    

14 Responses to “da cachaça pro vinho – all morocco !!!”


  1. 1 Marizé abril 10, 2008 às 11:59 am

    Hehe… Essa de ser “comida para passar no pescoço” está muito gira, já estou a ver um perfumista exentrico a aproveitar essa ideia e a fazer um perfume de caril, ou até mesmo de refogado.

    Fotos lindas, menu apetecivel e escrita irresistivel!

    O mangericão limão é de facto muito aromático e confere um travo delicioso. Eu uso a técnica da Neide para as minhas mudas, ela é mestra!

    Bjs

  2. 2 Fer Guimaraes Rosa abril 10, 2008 às 12:20 pm

    Edu, completamente deslumbrante!!! :-))
    Eu mandei umas sementes desse manjericao limao pra Neide, mas eu mesma nao tenho ele plantado na minha horta. abracao,

  3. 3 Nina abril 10, 2008 às 3:02 pm

    Este restaurante tem o nome familiar….rsrs
    Hum, este manjericão é dois-em-um!
    bjo.

  4. 4 Diogo abril 10, 2008 às 10:16 pm

    Velho, teu guia tá no correio. Nesse momento, deve estar cruzando a fronteira RS-SC!!!

    Abração 😎

  5. 5 agda abril 11, 2008 às 2:08 am

    Cada vez que venho aqui, me dou conta que a semana já passou da metade.

  6. 6 Neide abril 11, 2008 às 9:28 am

    Eduardo, consegui recuperar a mudinha. Com uma única ponteirinha verde que sobrou, consegui fazer uma outra muda com a estufinha. Fer, ainda estou aqui com as sementes. Não quis plantar em Fartura. Quero ter perto de mim e estou com falta de espaço. Acho que um pezinho de manacá vai dançar. Parabéns, Edu. Obrigada aos dois.
    bjs, n

  7. 7 Márcia abril 11, 2008 às 11:35 am

    Eita, q qdo eu comecei a ler, já ia perguntar quem era essa tal de Walima, que estava mandando tantas receitas pra vcs…
    😉
    Brincadeira…
    Mas comida cheirosa é mesmo tudo de bom, né? Alias, falando em comida de passar no pescoço, dia desses a Tatu Mixirica postou sobre uma colônia de manjericão, salvo engano do fashion Marc Jacobs… será que é à base de manjericão limão?
    hohohohoho
    Abs!

  8. 8 Eduardo Luz abril 11, 2008 às 2:10 pm

    Marizé, não deu nem tempo de pensar na idéia e já tem perfume de manjericão. Ainda bem que eu não pensei num perfume de dobradinha !!!

    Fer, a história deste manjericão também é longa. Pra encurtar, os meus tinham morrido e o Mingão tinha levado uma muda pra casa dele que também estava agonizando. Pedi pro Mingão pra ele me trazer a dele e com a técnica da Neide consegui refazer este que está na foto !

    Nina, o restaurante é muito bom. E melhor que ele é o manjericão limão. Só cheiro dele já e um espetáculo…

    Diogão, tô só esperando o Guia Destemperados Serra Gaúcha 2008. ” Quando o carteiro chegou ….”

    Agda, e cada vez que você passa aqui também me dou conta que já é quinta-feira…

    Neide, ainda bem que você conseguiu recuperar !

    Márcia, não conheço a colônia mas vou procurar. Fragrância de manjericão limão deve ser demais. Eu e o Mingão vimos um perfume ( bem fajutinho) com fragrância de Absolut Vanilia.

    Abs a todos !!

  9. 9 Michel abril 11, 2008 às 9:57 pm

    Fiquei curiosos sobre este manjericão.
    A cozinha do Marrocos e dos demais países árabes (modéstia à parte)são fantásticos, perfumados e encantadores.

    Abração Edu

  10. 10 eduluz abril 14, 2008 às 10:33 am

    Michel, este manjericão é bem peculiar. Estou fazendo novas mudas. Caso esteja interessado é só falar que eu mando uma prá você !
    E por falar em corporativismo, temos você falando bem das comidas árabes !! Se bem que com razão pois elas são muito interessantes e bastante condimentadas !

  11. 11 migas abril 14, 2008 às 1:26 pm

    Um dos destinos que está no meu top five (já nem sei se é five ou ten, mas adiante), é mesmo Marrocos! Ando muito curiosa e queria mesmo ir de carro. Não Angola-Marrocos que isso é bravo demais para mim mas Portugal-Marrocos. Este seu post despertou o “bichinho marrocos” que agora não pára quieto. E agora? :o)

    Adorei o “perfume de dobradinha”! :o)

    Beijos e abraços a todos!

  12. 12 migas abril 14, 2008 às 1:32 pm

    Ah, e para quem não sabe, dá para ir de carro sim. O carro entra no ferry no sul de Espanha. É que de repente senti que ia soar mal, dizer que ia de Portugal a África de carro… ehehehe. Para quem não conhece, claro!

  13. 13 Eduardo Luz abril 14, 2008 às 7:40 pm

    Migas, está na minha lista também. E como ando desejando um monte de lugares, está no top twenty !
    E quanto ao carro, andei lendo no jornal que lançaram um anfíbio que é um espetáculo !!! Brincadeirinha, todos sabemos ( ou quase) que existe um tranfer by ferry que liga a costa sul da Espanha com o Marrocos !

  14. 14 migas abril 15, 2008 às 5:24 am

    Sim! Eu imaginei que soubesse. Mas é que me soou mal, de repente, dizer uma coisa dessas. Lembro um colega que na infância, inventava viagens que fazia nas férias e uma das vezes disse que foi aos Estados Unidos (de Portugal), de autocaravana. Ahahahah… A inocência de criança acha aquilo o máximo. Pior foi quando aprendemos o mapa mundo… Ahahahah… Isto, para o caso de o DCPV ser lido por menores de 6 anos! :o)

    Quanto às padarias em Angola, acho que não são como no Brasil, no way! O meu ex-colega de SP dizia que o Brasil tinha padarias fantásticas. Aqui, são pequenos espaços, com o balcão para a rua e que vendem só um tipo de pão que é aquele que mostro na foto. É o chamado pão nacional! Para além disso, há muitas moças que compram os pães e vão pelas ruas vendendo, colocando o pão em baldes que equilibram na cabeça. :o) Ah, e o pão vendido na rua não tem qualquer tipo de protecção e leva com o pó da estrada…. blákk


Deixe um comentário

É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 643 outros seguidores

Blog Stats

  • 1,350,096 hits
abril 2008
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Arquivos


