Arquivo para 9 de junho de 2008

7º Inter-Blogs – QMDCPV (Luna do Quiche de Macaxeira)

número 180                                                                                04/06/08

                7º Inter-Blogs – QMDCPV (Luna do Quiche de Macaxeira)

Quem disse que 7 é “conta de mentiroso” ? Pois é: fizemos o 7º Inter-Blogs ( quer saber como funciona ? ) com a Luna do excelente blog Quiche de Macaxeira.

Antes de mais nada vamos explicar o porque do nome Quiche de Macaxeira, segundo a própria Luna ( que na verdade é Luciana) : ” Eu queria um nome que falasse que eu era nordestina mas que ao mesmo tempo fosse cosmopolita (rs), pois me interesso por comida de todo lugar “.
Portanto: quiche=cosmopolita=tortinha e macaxeira=nordestino=mandioca resulta em “Tortinha de Mandioca” !! Sábia escolha, pois Quiche de Macaxeira é ótimo !!

Voltando ao Inter-Blogs, este foi o de planejamento mais rápido entre todos que foram feitos. A Luna é extremamente prática, me indicou as receitas que ela já tinha feito e além de imprimí-las do Quiche, ainda aproveitei pra saber as impressões dos blogueiros sobre os pratos. Aproveitarei estes comentários e colocarei algumas destas impressões.

Vamos lá : 7º Inter-Blogs, Luna, Quiche de Macaxiera e DCPV.

I – Entradas

  a – Sopa de Maçã Verde e Queijo Cremoso.

Adoro sopas. Geralmente não são difíceis de fazer, são confortantes e com pãozinho então, eu vou às lágrimas “. Conforme a Luna escreveu acima e chorando, nós todos (especialmente a Dé) dissemos :ô sopinha boa ! Azeite, cebola, alho poró, maçã verde, caldo de legumes, cream cheese, sal e pimenta.
Ela é mesmo muito reconfortante e tem um toque aveludado muito bom além dum sabor diferentão pois o ácido da maçã prevaleceu um pouquinho. Experimente !

Como disse a Nina : ” Esta sopa é muito chique. Vou guardar a receita pra quando voltar a esfriar…” Bom, esta é a hora de fazê-la !!

b – Samossas

Há um tempo atrás, eu era envolvida com comida vegetariana devido a um amigo meu, o Gil. E estas samossas eram exclusividade dele“.
Esta samossa realmente é especial. A massa tem um segredo que será revelado: ela leva farinha, ghee , açúcar, água e … tchan, tchan, tchan, tchan …. creme de leite !  E o recheio contém batata, brocolis, cenoura ralada, pimentão vermelho, azeitona, curry, sal e pimenta. Mais zen ( e gostoso) impossível. Ooooooommmmmmm!

Como disse a Valentina : ” Luna, que lindas as tuas samossas. Realmente bem apetitosas… Bjocas “.

II – Principal

a – Purê de Batata Doce com Cardamomo

Fiquei pensando como eu poderia descrever o sabor do cardamomo, porque não achei parecido com nada, mas ele tem um cheiro bem parecido com a raiz da pepaconha. O que posso dizer que é meio difícil de descrever pois é único!”.
Eu não sei o que é uma raiz de pepaconha mas a Luna certamente está certa e sem conhecer, eu já gosto de pepaconha pois adoro ( a Dé especialmente, de novo!)) o cardamomo.

Ah! O purê é muito bom e perfumado. Um espetáculo! Um conselho, capriche no cardamomo pois o contraste com o adocicado da batata é surpreendente !

Akemi disse o seguinte : “Nossa, Luna, seu purê está muito chique ! Deve ter ficado uma delícia e o sabor do cardamomo é isso mesmo, único! Parabéns pela escolha !”

b – Frango a Jardineira com Leite de Coco

Este frango estava na embalagem de uma garrafinha de leite de côco que comprei. É uma receita calórica, daquelas que você  fica preocupado apenas em ser feliz “. E foi como nós ficamos, Luna ! Numa felicidade total ao comer este belíssimo frango mezzo thai/mezzo pernambucano.
Uma delícia ! Usei no frango, o próprio cortado em cubos, tomate , cebola, coentro, pimentão, extrato de tomate, leite, leite de côco, cenoura, chuchu, vagem, milho verde e amido de milho. Pro molho , leite de côco, creme de leite, leite, farinha de trigo, cebola ralada, manteiga . Daí é só misturar num refratário e em camadas molho/frango/molho, cobrir com muçarela ( é com cedilha mesmo!) e gratinar. Ufa! Esta receita é praticamente a lista de compras de supermercado ( e momento merchã, nos supermercados Veran )! 

   

Com a Patricia Scarpin falou : ” Que receita interessante, Luna ! Nunca fiz nada salgado com leite de côco, gosto muito !”

E como dissemos nós do DCPV : Combinação perfeita este purê com o frango !

III – Sobremesa

Mousse de Castanha de Caju

Esta musse está há tempos na minha lista e hoje foi perfeito fazê-la. O sabor e a textura são um espetáculo“. E são mesmo. Assinamos embaixo do que a Luna escreveu. Afinal de contas, misturar leite condensado, creme de leite, suco de caju, gelatina em pó, castanha de caju picada e água , é covardia !
Grand finale prum grande jantar ! E pra dar um visual mais bonito ainda, aproveitei a oportunidade e usei meu “rainbow sugar” (by Dean & DeLuca). Charmoso, não ?

E a Cris emendou : “ Esta eu nunca vi… e parece muito saborosa. Dá vontade de comer a  foto!!”.

Ainda bem que nós comemos a criação ao vivo e em cores ( e muitas cores !!).

IV – Vinhos

A nossa opinião sobre os vinhos vai em separado pois o destaque principal de toda a noite foi a comida :

Entrada – Vinho Rosé Monsaraz Alentejo 2006


“Aveludado, natural, luso leve, pour homme”

Principal – Vinho Branco Nieto Senetiner Chardonnay 2007


” Limão siciliano, cardamomado,leve porteño, chileno”

Sobremesa – Vinho Branco Chateau Peyruchet 2006


” Melado, 1/sobremesa, light harvest, aveludado”

Bom, chegou a hora dos agradecimentos e homenagens:

Agradecimentos a Luna que apesar dos contratempos e da ocupação, foi super gentil em participar desta brincadeira com a maior das boas vontades. E com um menu que eu mesmo denominei ( e que a Dé adorou) de quase veggie pois o frango (ainda que cercado de uma verdadeira plantação de legumes, rsrsrs) quebrou o princípio. Mas a comida foi extremamente leve e agradável ( ainda mais com os 3 x 1 do Timão. Rumo a Dubai !!!)

E a nossa homenagem virtual ….

…são flores mais naturais e quicheiras de macaxeiras, impossível !

Até a próxima ! Ôpa, esqueci das impressões dos confrades :

Eduardo – Comida cosmopolita e regional. Veggie e leve. Contrastada ao extremo !
Mingão – Espetacular a mistura de sabores e texturas.
Déo – Simples mas corretíssima! Surpreendentes sabores .

Agora ,sim. Até o próxímo Inter-Blogs com a cozinha indiana e cheia de bossa da Agdá  !

Ah! E parabéns pra Luna que aniversariou no dia 03/06 e pra Dé que também apagou as velinhas no dia 05/06.

Bye, bye !

  


É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 656 outros seguidores

Posts recentes

Comentários

Blog Stats

  • 1.431.116 hits
junho 2008
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos

Atualizações Twitter