dcpv -da cachaça pro vinho – mediterrâneo, mediarâneo, medimarâneo.

numero 180
11/06/08

dcpv – Mediterrâneo, mediarâneo, medimarâneo.

Eu tenho uma queda pela culinária mediterrânea. Sempre me vem à mente coisas alegres, azeites, peixes, manteiga, pratos coloridos, carnes, verduras, massas. Enfim, coisas saudáveis.

Também sou um ‘fominha” por livros culinários. E como assinante da Folha ( jabá!!), comprei rapidamente o pacote total com as 25 edições d’A Grande Cozinha. Dentre os livros, tinha um só de comida mediterrânea.
Aí eu pensei: puxa, vou aproveitar estas receitas e fazer uma noite mediterrânea pra dar aquele prazer, aquele “algo mais” nos sabores e dar uma “arejada” nas nossas noites sem “aquela” (boa) responsabilidade dos interblogs.

 

Vamos lá! Vamos à cozinha leve e saudável que se desenvolveu em torno do mar Mediterrâneo!

uno – entrada

Salada de Arroz com Frutas Cítricas e Repolho com Bacon (pag 36)

Só faltou o mar e a maresia pra nos sentirmos em plena Sicília.  Uma bela salada de arroz ou seja, arroz frio muito bem temperado com limão e laranja e misturado a repolho ligeiramente cozido, cortado fininho e bacon defumado frito. Prato reconfortante e com cara daqueles que você come vendo TV (de preferência, um bom programa de viagens do T&L) ou melhor, olhando a sacada do prédio e vendo o belíssimo mar lá ao fundo!

Acompanhamos com um (na verdade, 2) belo vinho branco Chardonnay Jacobs Creek Vintage 2007 Austrália que foi, segundo os italianos do Sul, nós mesmos, “verde, ítalo-grego, austrália dreammer, delicioso“.

due – principal

Costeletas de Cordeiro com Polenta de Pistache (pag 96)

Ô, pratinho marinado (literalmente)! Costeletas marinadas em limão, azeite, casca de limão, sal e pimenta durante 3 horas. Foram simplesmente fritas e complementadas com uma polenta feita de acordo com as regras ‘italianas’ (água, manteiga, grana padano) com a adição de pistaches amassados e fritas após descansar numa forma retangular depois de serem cortadas nas mais variadas formas.

Carne macia, suculenta e com a capacidade de, ao mordê-la, fazer você se teletransportar pro Mediterrâneo.

Valorizou ainda mais, o vinho tinto Malbec/Cabernet Sauvignon Quarto de Milla 2004 Mendoza que como todo bom argentino, achava que era europeu e nós, que ainda não somos, pensamos que ele era “temperado, echalotado, tintoso, buoníssimo“.

tre – sobremesa

Pudim de Mel (pag 110)

Sobremesa corretíssima e ensolarada. Creme de leite fresco, mel, limão e gelatina em folhas sem sabor. Tudo isto se transformando num pudim simples, gostoso e que nos transportou pra um lugar bom apesar da grande catástrofe do Nordeste, a derrota do Timão! Vamos deixar pra lá!

E ainda tomamos a metade da garrafa do Chateau Peyruchet que sobrou do menu da Luna. Pra aproveitar e lembrar como foi bom o menu da semana passada!

Até !

.

13 Responses to “dcpv -da cachaça pro vinho – mediterrâneo, mediarâneo, medimarâneo.”


  1. 1 Francisco Mar 19 de junho de 2008 às 12:47

    Edu, como vc consegue tempo pra bolar estes jantares maravilhosos?

    Na boa, na minha vida de publicitário, tempo é algo parecido a uma lenda..

    eu babei nessa trip o mediterrâneo!

    Abraços

  2. 2 migas 19 de junho de 2008 às 13:16

    Hummm… Eu quero comer “mediterrâneo”! My god… eu que nem sou apreciadora de cordeiro, fiquei a salivar com esse prato. Em formato de costeletinhas eu até confesso que acho um bom petisco. Ah, quanto à sobremesa fiquei bastante curiosa. Depois quando tiver tempo passa-me as quantidades? Sobremesas dessas são bem ao meu gosto (e do M.)

    Beijos

  3. 3 pipoka 19 de junho de 2008 às 17:20

    Pelos vistos, andamos os 2 nua “onda” mediterrânea.

    O menú está um luxo e eu já estou aqui pensando quando vou fazer essa polenta e o arroz, para esses não preciso de receitas, mas se quiser partilhar a do pudim de mel, ficaria encantada!

    bjs

    PS – quanto a catástrofes, não sou “chegada” a futebol, mas parece-me que está agora mesmo acontecendo uma aqui para os nossos lados (a Alemanha está a ganhar a Portugal e não me parece que o cenário se altere até ao final do jogo)

  4. 4 pipoka 19 de junho de 2008 às 17:22

    ups…aquele “nua” pode ser mal interpretado, sobretudo junto com as ondas do mediterrâneo…obviamente queria dizer “numa”. 😉

    bjs

  5. 5 agda 20 de junho de 2008 às 09:34

    Eu só fico imaginando que a cozinha de Dé deve ser linda, bem ampla para guardar tanto prato bonito e ter de tudo.

  6. 6 eduluz 20 de junho de 2008 às 16:22

    Francisco, o tempo é enrolado mas tudo é uma questão de administração. Posso não estar engenheiro hoje mas, ainda penso como.

    Migas, que também é engenheira, experimente estas costeletas pois são simples e estavam demais. Vou colocar as quantidades da sobremesa no final desta resposta.

    Pipoka, ainda bem que você consertou a tempo o “nua” com as ondas do “mediterrâneo”. Agora, com Portugal ( assim como com o Corinthians) não teve conserto, não !

    Agdá, a cozinha é bem grande pois o “arsenal” é pesado. E eu ando usando tanto que já me considero, pelo menos, um sócio minoritário !!

    Quantidades dos ingredientes da sobremesa :

    1 litro de creme de leite fresco
    300 g de mel
    casca de 1 limão
    20 g de gelatina em folha sem sabor.

    Modo de preparar : ponha metade do creme de leite numa panela, acrescente a casca inteira do limão e 50 g do mel e deixe ferver por 5 minutos. Retire do fogo, descarte a casca de limão e incorpore a gelatina, já hidratada em água fria e bem espremida. Deixe esfriar.
    Bata na batedeira o creme de leite restante em ponto de chantilly e misture-o com cuidado ao composto. Despeje tudo numa forma para pudim umedecida com água fria e leve à geladeira por pelo menos 4 hs.
    Desenforme o pudim, já frio e endurecido, sobre o prato e cubra-o com o mel restante, aquecido por alguns minutos em banho-maria.

    É isso aí. Abs a todos !

  7. 7 Diogo 20 de junho de 2008 às 17:26

    Eduzão, a coisa que eu mais gosto é que tu goste de todos os tipos de culinária. Assim, os encontros DCPV saem ganhando. Sempre!!

    Abração

  8. 8 luizhorta 20 de junho de 2008 às 23:15

    eduardo, claro que eu estava lá! trabalhei todos os dias no hyatt e assisti várias aulas, inclusive a de pamonhas da neide e a do beto pimentel. que desencontro, hein?

  9. 9 migas 23 de junho de 2008 às 17:58

    Obrigada Edu! Já está anotadíssimo! Vou aproveitar esta ida a Portugal para fazer com o nosso mel de lá! Deve ser bom demais! :o)

    Mais uma vez obrigada pela atenção!

    Beijos

  10. 10 eduluz 24 de junho de 2008 às 14:25

    Diogão, comida é o nosso depto. Continuamos aguardando as tuas aventuras paulistanas .

    Luiz, é, parece que estivemos o tempo todo por lá no mesmo lugar. Bem que eu falei prqa Dé que tinha ouvido o teu nome como jurado do concurso mas não fiquei até o final !

    Migas, receita passada e é só fazer e falar como ficou.

    Abs a todos.

  11. 11 Marcio 24 de junho de 2008 às 21:41

    Essa costeleta tá com uma cara ótima!!!

    Abração!!!

  12. 12 Margot 25 de junho de 2008 às 08:53

    Edu, maravillosos platos.
    Me ha gustado mucho que bela presentación esta.

    Ficamos por dentro de como fazer um belo gaspacho de maxixe ( o da foto acima), sardinhas em folha de taioba, nhoque de mangarito ( peguei alguns pra plantar !!), caldinho de milho cozido e cambuquira que a Dé adorou !

    Besos
    Margot


  1. 1 Pudim de mel - cozinha pequena Trackback em 14 de agosto de 2008 às 06:35

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se aos outros seguidores de 656

Posts recentes

Comentários

Blog Stats

  • 1.453.642 hits
junho 2008
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: