big apple : L’Atelier do Joël Robuchon

Espectacular                                                                                 24/05/08

                         Big Apple : L’Atelier do Joël Robuchon

Fiz uma reserva (daqui mesmo da província de Ferraz de Vasconcelos) pelo Open Table pra irmos ( eu, a Dé e a Renata) almoçar no restaurante L’Atelier do Joël Robuchon em NY com 15 dias de antecedência. Marquei pras 13:15 hs no sábado, 24/05. Segundo a Ale Forbes do Boa Vida e o Edgard, um dos comentaristas mais assíduos de lá e “novaiorkólogo”,   o resultado desta experiência seria memorável! E foi !

Bom, saímos no sábado de manhã pra bater pernas em NY e chegamos ao hotel Four Seasons exatamente as 13:15 hs( sabe como é, a fome é pontual!)

O L’Atelier é simplesmente lindo e o lugar certo pra comer lá é sentado no balcão, como num bar ( é como o Edgard já tinha me avisado : Vá no balcão !)

Deixa eu explicar melhor : a idéia do L’Atelier é ser um restaurante menos formal no serviço mas ao mesmo tempo, te proporcionar uma sensação gastronômica memorável. O menu tem 2 páginas. Uma com a descrição dos pratos pra quem for comer no salão. E outra, com os preços das pequenas porções dos mesmos pratos da página anterior e com o propósito de fazer você experimentar o máximo de coisas que puder. E foi o que nós fizemos !

Começamos (eu e a Dé) pedindo duas taças de um belo Chablis americano ( vinho da casa !) e a Renata ‘sex-in-the-citiou’ ao pedir um belíssimo Cosmo ( e que a Dé transformou numa foto digna de capa de qualquer boa revista gastronômica ).

Vou abrir um pequeno parentêsis (especialidade da casa) pra tentar explicar como é a parte interna do restaurante, através das seguintes fotos :

Esta é a vista do balcão onde nós 3 comemos :

A decoração da parte interna do balcão ( área de serviço da cozinha) é linda com várias ervas e com a possibilidade de vermos a brigada trabalhando em meio a vasos com cenouras, pepinos cortados em lâminas, frascos com  macarons, tomatinhos e mais um monte de informações :

 

 

E fecha parêntesis.

Aí partimos pras comidas . Foram servidos pães fresquinhos.

Um amouse bouche composto de um creme de menta com ervilha fresca. Uma delícia !

Pra mim, veio um carpácio de vieiras que estava de “doer”! Very good !

E pra Dé, um gazpacho que além de refrescante, parecia uma pintura modernista!

Já com a Renata, nós tivemos um pequeno problema. Ela olhou o menu inteiro e não achou praticamente nada que encaixasse no gosto dela. A muito custo, escolheu ( e maravilhosamente bem) mini-hamburgueres ( viva o MacDonalds, pelo bom português é claro !) com foie gras ( que ela tirou do “sanduba” rapidamente pois não gosta mas que eu e a Dé comemos tão rapidamente quanto ela tirou !) e batatas fritas sequinhas  cortadas à mão. Delícia, delícia, delícia !

A seguir, pra Dé um spaghetti com cogumelos. Saboroso !

E pra mim, calamares e alcachofras.

Espetaculares!!!

E surpresa. O chefe mandou um brinde pra Renata. Raviolis de …. foie gras ! Rimos demais mas, a Re comeu tudo porque estava muito gostoso e o foie não era dominante ! Pelo contrário, era muito suave. E repare na apresentação do prato : 

Mais uma surpresinha : umas espuminhas de abacaxi pra dar uma limpada no palato ! Esse Joël é terrível ! 

Como sobremesa, a Dé pediu uma surpresa de chocolate que ( prá variar) estava linda e deliciosa ou seria, deliciosa e linda ? E, mais uma surpresinha pra Re (  e gratis também. Acho que o chefe estava interessado nela. Isto sim é que é um bom partido !!!) pois vieram duas sobremesas iguais !

E eu, experimentei grapefruit com sorvete de vinho e espuma de coco. Refrescante e a “pièce de résistance” duma belíssima epopéia gastronômica .

Ainda tomamos um Tokay ( não me pergunte quantos puttonyos pois não tenho a mínima idéia!) e fomos embora satisfeitos e com o dever cumprido ! Não esquecendo do cafézinho, off course !

E fica a confirmação do óbvio : é claro que um restaurante desse só poderia se chamar L’Atelier. Ele é um verdadeiro atelier da gastronomia onde as comidas são feitas sobre medida e tem o acabamento de uma obra de arte !

A conta ? Barato não é ( pra mim foi justo!) mas quanto custa uma obra de arte ?

Até !

.

 PS – Vou aproveitar e divulgar um novo projeto que nós (eu, o Luís e Marizé) estamos produzindo. O projeto Y. A ideía básica é os 3 blogs reproduzirem o mesmo menu no mesmo dia e depois postarmos sobre a impressão ( e a ótica) de cada um de nós.  Será no mínimo, pitoresco. Pra saber um pouco mais ( e como foi que o LPontes entrou na blogosfera) vá para o Outras Comidas

 

 

10 Responses to “big apple : L’Atelier do Joël Robuchon”


  1. 1 Mariana junho 27, 2008 às 1:26 pm

    Eduardo, já guardei a referência! Quem sabe em Setembro não comemoro meu aniversário de casamento lá! 🙂

    Beijo *
    Mariana

  2. 2 mariliafig junho 28, 2008 às 9:48 am

    Será que inveja mata???? Robüchon é o máximo!!
    Em 2000 estive em NY (ainda fazia Gastronomia na Anhembi)e fomos almoçar no François Payard. Fazia um calor amolecedor. Ele nos serviu a “água saborosa e gelada” mais espetacular que já experimentei. Era um consomé de legumes com pequenos tomatinhos, pedacinhos de cenoura, etc..
    Ainda posso sentir o gosto!!!!!!!!!!!
    beijo

  3. 3 agda junho 28, 2008 às 10:00 am

    E haja espuminha… Fotos lindas. A do drink então… E como já dizia minha avó, “…quem meus filhos beija, minha boca endoça…”

    Aguardarei o desenrolar do Projeto Y.

  4. 4 Emília junho 28, 2008 às 4:23 pm

    Aha…sabia que essa viagem ainda tinha muito o que dar :-D]Que lugar lindo! E que pratos espetaculares! Me apeteceu, particularmente, o ravioli de foie gras. Aliás eu também pegaria os da Renata rapidinho, hehe…

  5. 5 Michel junho 28, 2008 às 8:51 pm

    Mesmo deixando o lado haute de tempos passados ele ainda é um mestre e merece muito as estrelas que tem. Dá-lhe Jöel.

    abs.

  6. 6 Majô junho 28, 2008 às 10:37 pm

    Edu,
    MARAVILHOSO !!!! Este balcão é tudo 😉
    Como a Emília, o ravioli de foie gras me deu água na boca, nham
    Os pratos são obras de arte mesmo, deve ter valido cada centavo 😉
    Parabéns

  7. 7 Márcia junho 29, 2008 às 5:16 pm

    Isso é memso uma obra de arte, viu? Chega estou salivando por aqui…
    Agora, vcs não aproveitaram para casar logo a pobre da renata, não? Pelo jeito o chef ficou absolutamente fascinado, pois 2 cortesis de uma vez… sei não! Já pensou, almoço do domingão num lugar desses? kkkkkkkk
    Abração!

  8. 8 Alexandra Forbes junho 30, 2008 às 6:13 pm

    Oi Eduardo, belíssimas tuas fotos, completíssimo o relato, meus parabéns! E fico orgulhosa de ter dado uma recomendação tão acertada! 🙂
    abs,
    Alexandra

  9. 9 eduluz julho 1, 2008 às 11:52 am

    Mariana, vá e vá no balcão. Reserve pelo Open Table pois dá certo !E o aniversário de vocês será inesquecível !!!

    Mariliafig, será que inveja mata ? Payard ? Água saborosa e gelada ? Consomé de leguminhos ? rsrsrs

    Agdá ! É isto mesmo ! Achei que o pessoal do restaurante tinha um excelente gosto ! E se amanhã é o projeto Y, na quarta que vem é o projeto Onam, Inter-Blogs com o Agdah (ôba !!!).

    Emília, o mundo passando fome e nós não iríamos desperdiçar um foie, né mesmo ? E seguindo os teus conselhos, ainda vou postar sobre o Kittichai( um thai) e o Benoit ( um Ducasse).

    Michel, só o ambiente já vale a visita. E o Robuchon é um grande mestre mesmo !

    Majô, valeu cada centavo e se analisar é barato pois
    com o que pagamos por pessoa lá, não dá pra comer num Fasano, num Antiquarios da vida !!!

    Márcia, melhor do que o almoço num domingão lá é o cara vir fazer um almoção aqui em casa. Volto a dizer : isto sim é que é um belo genro !

    Alexandra, que foi a mentora de alguns dos almoços em NY e muito provavelmente e em breve, no Canadá.Quem quiser ficar por dentro do que acontece na fina gastronomia é só dar um pulo no Boa Vida ( ver blog roll) E as fotos da Dé ficaram um espetáculo mesmo ( ainda vou vender aquela do Cosmo pra divulgação do Sexo na Cidade !!!

    Abs a todos.


  1. 1 JÖEL « Trackback em outubro 7, 2008 às 1:27 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 628 outros seguidores

Comentários

Blog Stats

  • 1,313,394 hits
junho 2008
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: