8º inter-blogs – agdá, onam e dcpv … ooooooommmmmm

número 185                                                                             09/07/2008

      8º Inter-Blogs – Agdá, Onam e DCPV … oooooooommmm

Hare e ooooooooooommmmmmmmmmmm!
Todo mundo que conhece o blog Agdah sabe que por ali passam receitas super interessantes, textos tão quanto e fotos de primeiríssima qualidade. É um blog zen e de bem com a vida.

A Ana ( mais conhecida como Agdá) é uma brasileira que mora na Califórnia ( em Pleasenton) junto com o marido Dada e a filha Pisquilinha. Super simpática (como boa baiana que é!) e solícita, está sempre respondendo aos comentários por mais esdrúxulos que eles sejam ( e olha que eu já fiz alguns !).

Bom, tudo isso pra fazer a introdução do nosso 8º Inter-Blogs (quer saber como funciona) onde falaremos, segundo indicação da Agdá, sobre Onam, que é o maior e mais importante festival do estado de Kerala localizado no sul da Índia e que de acordo com a lenda popular, é celebrado para dar boas-vindas ao rei Mahabali, cujo espírito visita regularmente Kerala no período de Onam. O reinado de Mahabali é lembrado como uma era de harmonia e prosperidade .
Este festival é celebrado no começo do mês de Chingan que corresponde ao período de agosto/setembro no nosso calendário. Em 2008, Onam será no dia 12/09.


Foto tirada pelo Sr tripé, de todos os participantes da orgia hindú : Mingão e esposa, Regina; Débora e esposo, Eduardo; Lucas, filho do Mingão; Renata, a nossa filha e o Déo. Repare que todos estávamos com o bind na testa para estimular a nossa intuição.

Portanto, antecipando um pouco a festa que consiste de várias provas,muita comilança,  muitos arranjos de flores e frutas já que é um mês de colheitas, a Agdá resolveu indicar ( e eu praticamente implorei!) receitas indianas que foram degustadas como se  deve : todos as receitas (exceto a sobremesa)  colocadas em pratos que são feitos de folha de bananeira ( na verdade de uma palmeira do meu jardim). Sentamos todos numa mesa baixa (idéia da Renata) e comemos com a mão direita (na Índia a mão direita é usada pra comer e a esquerda pra todas as outras coisas, inclusive …)

    

                            

Não pense que a coisa toda foi tão fácil apesar da Agdá ser bastante prática : ” Pensei nos itens mais populares e mais fáceis de comer com as mãos. Não se esqueça das tigelinhas com água e limão e toalhinhas no final “; “Falando em reprodução de ambiente, anote aí na lista : incenso de sândalo, aroma tipicamente indiano”, escreveu ela em alguns dos seus e-mails.

 

Seguimos ou não seguimos as tuas indicações, Agdá !

Vamos lá ! Vamos ao 8º Inter-Blogs com a Ana do Agdah e toda a cultura indiana que acompanha a sua culinária. Namastê !

ENTRADAS e PRINCIPAIS

Todas estas entradas são feitas com muitos temperos, especiarias, legumes e de vez em quando alguma proteína. Ou seja, comida indiana e das boas ! E simultaneamente vou explicando tudo o que se realiza no período de Onam.

Éka – Bolinhos de Peixe Condimentados com Chutney de coentro e hortelã / Athachamayam

Antes faça a Masala para o Biriani que é um temperão formado por pau de canela, cardamomo, cravos-da-índia, noz-moscada ralada, folha de louro, grãos de pimenta do reino, sementes de erva-doce e anis estrelado. Dá pra imaginar o perfume já que todos (exceto a noz) são aquecidos na frigideira e moídos !

Já o bolinho é uma mistura de peixe cozido sem pele, cúrcuma, limão, sal, cebola picada, pimenta malagueta, a Masala, pimenta do reino, batata cozida e farinha pra empanar. Um bolinho muito gostoso e servido com um chutney de coentro e hortelã ( pimenta malagueta, castanha de caju, gengibre ralado, iogurte natural, sementes de mostarda e sal. Tudo misturado e frio !). Tem um rasa especial !!!

O Athachamayan é a grande procissão que marca o começo do grande carnaval de Onam ( baiana + carnaval = indicação da Agdá !). Os pontos altos são as performances de artistas folclóricos, elefantes paramentados e muita dança !

Dwa – Thoram de Vagens/Aranmula

A Agdá é uma grande admiradora da comida indiana. Muitas de suas (belas) receitas são provenientes de lá. E este Thoran é feito com vagens em rodelas, óleo, sementes de mostarda preta, cebola picada, gengibre ralado, cúrcuma, pimenta malagueta ( ôpa, comida indiana), côco fresco ralado e sal a gosto. Tem que ter muita icha pra não comer na hora em que está pronto ! 

Já a Aranmula  é uma corrida de botes em conexão com Onam. São vários barcos e o princípio é reviver a história mitológica de lord Krishna em sua travessia pelo rio. Todos acreditam que o espírito do Lord está presente em todos os barcos que participam da regata.

Tri – Thoram de Repolho e Cenoura /Procession of decked elephants.

Mais um thoram. Só que este com repolho em tiras finas, ervilhas congeladas, cenouras, cebola em fatias, gengibre ralado, pimenta malagueta (tá ficando bom !), cúrcuma, semente de mostarda preta, cominho em pó, sal e óleo.  Parece com o de vagens mas é completamente diferente. (Se você quiser as receitas, entre em contato com a Agdá !). Saboroso e dá uma shanti após comê-lo !

E a Procession… é uma procissão de elefantes decorados ou seja belos elefantinhos vestidos suntuosamente desfilam pra todo mundo fotografar e achar muito bonitinho. Ah! Se a Dé estivesse por la´!!

Catur – Kichadi/Pulikali

Vai um quiabinho aí ? A Agdá indicou esta receita que é formada  por quiabos em rodelas fritos, sementes de mostarda preta e cominho, gengibre ralado, sementes de pimenta vermelha seca, pimenta malagueta (água, por favor !!), iogurte , sal, pimenta vermelha ( chame o bombeiro !!!) e assafétida ( é, eu usei Agdá!). Uma delícia ! E é bonito com a sua swarúpa.

O Pulikali é um dos melhores momentos de Onam. As pessoas colocam guizo de tigres no corpo e pintam as suas peles com as cores de um tigre: preto e laranja ! Imagine a farra que não deve ser !!

Páñcan – Avial / Snake

Você já imaginou banana-da-terra verde ( e com casca), chuchu, vagem, cenoura, manga verde e temperos misturados ? Pois bem, tudos isto refogado junto com o côco fresco, gengibre ralado, sementes de coentro, pimenta malagueta e iogurte formam o cozido que é o Avial ! Não é nenhum amrita mas quebra um bom galho !

Snake – é uma outra corrida de botes onde todos eles são decorados e tem centenas de participantes que competem ao som das músicas dos tambores. Deve ser muito legal assistir e participar desta festa !

Sás – Dal/Kaiok Kali

O Dal é um purezão de lentilhas ( vermelhas), cominho em grão e moído, cebola picada, pimenta vermelha ( de novo !!) e sal. Tem um gandha muito bom !

Kaiok Kali é uma performance sobre uma chramosa dança feita ao som das palmas ( quase um rap indiano!) . Nelas, mulheres cantam em homenagem ao rei Mahabali.

Saptán – Curry de camarão/ Thumbi

Primeiro faça a Masala ( sementes de coentro, grãos de pimenta do reino, sementes de feno-grego, pimenta vermelha  seca e cúrcuma) aquecendo as sementes na frigideira e triturando.

Depois faça a pasta de condimentos com tomates sem sementes, cebola picada, dentes de alho amassados, gengibre ralado, castanha de caju e a masala ( sem trocadilhos !!) acima.

Aí é so fazer o molho com sementes de mostarda preta, a pasta de condimentos, água, sal e tamarindo ( usei o fresco!).

Finalmente os camarões com leite de côco e pimenta malagueta ( socorro, mamãe!). Pronto e bhadra !

Thumbi é uma performance feita pelas mulheres e é uma dança folclórica onde elas sentam no chão  em forma de círculos e a líder, fica no centro iniciando as canções que são entoadas por todas que estão vestidas com seus melhores trajes e jóias étnicas !

Astá – Payasan/Onakailikal

O Payasan é um mingauzinho ralo, digestivo, docinho e com cara de doce sírio hindu. É formado por macarrão cabelo de anjo, leite, açúcar, acastanhas de caju torradas, uvas passas negras, cardamomo e pistilos de açafrão. Gostoso e shitáli !

Onakailikal é o conjunto de todos os jogos que ocorrem em Onam.

Abaixo o resultado da junção de todos estes pratos :

Muito lindo, com um sabor espetacular e a sensação de comer com as mãos e entrar no espírito da coisa fez com que tudo corresse como se estívessemos em plena Índia ( se bem que Ferraz de Vasconcelos é um pouco assim…).

Parabéns, Agdá pela idéia e pela possibilidade que nos deu de conhecer uma cultura com um pouco mais de profundidade e da melhor maneira possível : através da sua gastronomia !

Návan – Bebidas

Bebemos dois belos lássis ( um de pistache, cardamomo e água de rosas e outro de mel, cardamomo e água de flores de laranjeira além de iogurte e gelo em ambos) que o Mingão preparou…

 

 

 

… e 2 belos vinhos ( um espumante rosé e outro branco). Nem comentamos sobre eles pois foram simplesmente acessórios desta bela e hindu refeição.

E pra terminar, fizemos uma sessão de oooooooommmmmmmms pra que a noite ficasse melhor ainda ( se é que isso seria possível !).


Todos em Pronam Mudrá que significa que ao juntarem-se as mãos diante do peito, acende-se a luz do coração. Lindo, não ?

Dásan –  Nosso tradicional presente virtual : 

Gratíssimo, Agdá e fiquem com alguns trechinhos dos últimos e-mails dela (logo após a quarta-feira) :

Agora dá pra fazer meus OOOOOOOMMMMMMMS aliviada. Me inspirei em Dé pra recomeçar minha yoga “.
“Esse Onam vai dar “pano pras mangas”, como dizemos lá em casa. No chão, de mão e no final , vai todo mundo levitar de tão zen
!”

Olha, Agdá, quase chegamos lá. Ficamos bastantes zen mas levitar com o que nós comemos, impossível !

Até a próxima ! Jaya !!

Pequeno dicionário sânscrito -português (olha o DCPV é cultura, de novo !) :

amrita = nectar
bhadra = virtuoso
gandha = cheiro
hare = salve
icha = força de vontade
jaya = vitória
rasa = sabor
shanti = paz
shitáli = refrescante
swarúpa = sua própria forma
( Agradecimentos a Dayana, a professora de yoga da Dé e da Re, pelas informações. Namastê !)

 

.

28 Responses to “8º inter-blogs – agdá, onam e dcpv … ooooooommmmmm”


  1. 1 mama julho 14, 2008 às 12:56 pm

    que boa ideia!!!
    e quanta receita gostosa!
    adoro comida indiana e vou, com certeza experimentar fazer alguma dessas sugestões.
    adorei!
    obrigado por partilhar connosco!
    e, já agora, o meu oooooooooooommmmmmmmmmmmmmmmm!

  2. 2 agda julho 14, 2008 às 1:43 pm

    Fiquei tão enaltecida que tenho a impressão que minha “kundalini” se elevou. Parabéns, deu pra sentir a energia e serenidade do ambiente. Vcs conseguiram reproduzir direitinho. Adorei as fotos e meus amigos indianos ficarão orgulhosíssimos.

  3. 4 Debora julho 14, 2008 às 3:22 pm

    Edu, que bacana! Acho que foi um dos jantares mais legais que vocês fizeram. A Agdá realmente orientou tudo direitinho. Parabéns! 🙂

  4. 5 Mariana julho 14, 2008 às 4:07 pm

    Hmmm, que delícia! Fiquei com vontade de experimentar! Eu quero as receitas!! Especialmente do thoran de repolho e cenoura!!

  5. 6 Maria A. Auler julho 15, 2008 às 5:15 am

    Adoro comida indiana e justamente esse final de semana fui no meu restaurante indiano favorito. Sempre peco o camarao a masala e agora finalmente, descobri o que estou comendo! Sempre instrutivo seu blog!
    Muito legal! Boa semana e estou esperando mais jantares e dicas. Maria

  6. 7 Michel julho 15, 2008 às 9:24 am

    Que noite bacana. Vcs. pegaram bem o espírito da coisa. Parabéns!.

    abs.

  7. 8 joana julho 15, 2008 às 9:30 am

    resumo isso tudo em uma palavra: espetáculo!
    =)

  8. 9 Marizé julho 15, 2008 às 12:40 pm

    Estava anciosa por este inter-blog.
    Eu sou fã do blog da Agdá.
    O ambiente, as fotos, a comida, está tudo fantástico.

    Bj

  9. 10 eduluz julho 15, 2008 às 12:41 pm

    Mama ( taí, gostei !), grato pela passagem e pelos elogios. E já que comentou também lá no Inter-Blogs, se estiver interessada em participar é só falar ! Oooooooommmmmm !

    Léa, namastê e shanti !

    Débora, foi mesmo pois a preparação foi grande e a interpretação melhor ainda. Se bem que todos os jantares tiveram a sua particularidade ( e boa!) até agora !

    Mariana, já, já, te mando a receita do thoran. É muito gostoso ! Mas tem que comer com a mão direita !

    Maria, qual é o seu restaurante indiano favorito ? Nós também gostamoss muito de ir ao Govinda onde só o couvert já vale uma refeição !

    prof Michel, não só pegamos o espírito como estamos com ele até agora ! ( em posição de Pronam Mudrá !)

    Joana, assim como a Mama, se estiver interessada em participar do Inter-Blogs pode gritar daí que nós repondemos daqui (estamos precisando de comida regional brasileira !).

    Marizé, ainda bem que você gostou pois nós ainda estamos esperando
    o dia 12/09 pra fazer um novo Agdá/Onam/DCPV.

    Abs a todos e vou dar uma pausa no DCPV. Vamos ( eu, a Dé e Re) fazer oooooooooooooommmmmmmmmmms na costa leste do Canadá. (devemos voltar no dia 28/07 se é que não resolveremos ficar de vez por lá ! Sabe como é : primeiro mundo, as coisas funcionam, a lei seca é mais branda,…. rsrsrsr)

  10. 11 Maria A. Auler julho 15, 2008 às 4:04 pm

    Edu, conheco o Govinda, estive varias vezes, grande! Agora faz uns anos estou morando em Milao. Aqui vou sempre ao Rangoli, fica em Brera, mas andam economizando na pimenta, proxima vez preciso especificar. Tambem sou fa dos sex shops e deixo o endereco de um barbaro aqui “www.peck.it”. Abracos, Maria

  11. 12 Emília julho 15, 2008 às 7:49 pm

    Que noite mais divertida e suculenta! O bolinho de peixe e o quiabinho me pegaram pelo estômago…
    As fotos de vocês estão ótimas, totalmente no espírito 😀

  12. 13 Luis Pontes julho 16, 2008 às 7:40 am

    Verdadeiramente impressionante este InterBlog da Índia.
    Você acredita que eu fui verificar duas vezes a vossa foto para ver qual era a … Agda?

    Isto provoca realmente uma sensação espantosa de presença que só experimentando (como eu já experimentei!)se consegue perceber.

    Parabéns!

    LPontes

  13. 14 Aline Neme julho 16, 2008 às 10:29 am

    Nossa…. quanta coisa maravilhosa… babei muito por aqui!!!

    Agora morri de rir com as fotos da trupe… estão o máximo!!! kkkk

    Bjundas

  14. 15 Fabrícia julho 16, 2008 às 5:46 pm

    A Agdá é uma luxo, elegante e com um bom gosto supimpa…. Que bela soirée vocês tiveram….adorei tudo, tudo mesmo…os pratos, bebidas, mesa baixa, decoração…arasaram.
    Edu adorei o comentário sobre risotto que deixou lá no Sopa. Estou lendo um livro atualmente que fala sobre a origem do risotto…. O Alex é demais…
    Bjcas e boa viagem.

  15. 16 Márcia julho 16, 2008 às 6:17 pm

    OOOmmmm….
    Adorei tudo, entraram no clima total, hein?
    Esses Inter-Blogs estão ficando muito profissionais!!!
    Abs e uma excelente viagem para vcs!

  16. 17 Smas julho 17, 2008 às 12:43 am

    A Agdá é um amor!
    E vocês capricharam!
    Eu venho sempre aqui espreitar mas não costumo comentar, mas esse thoram de repolho e cenoura me encantou e queria perguntar se não compartilha a receita com esta comum mortal?
    Parabéns e bjs a todos

  17. 18 Claudia Rumi julho 17, 2008 às 11:05 pm

    Sempre “xereto” o blog da Agda e atraves dela , fiquei curiosa !
    Resultado simplesmente fantástico!!!!! Além de perceber o seu trabalho,carinho,dedicação, acho legal do blog que eterniza esses eventos,pratos,locais,com muito carinhoe vcs compartilham!!!! PArabéns!!!!
    bj
    claudia

  18. 19 migas julho 19, 2008 às 7:15 pm

    Oi Eduardo, tudo bem?

    Tal como já referiu uma leitora, arrisco dizer que esta foi das vossas melhores noites! Talvez pelo colorido e exótico dos pratos!Parabéns a todos os participantes e à Agdah também!

    Abraço

  19. 20 Liana Gratieri julho 20, 2008 às 12:48 pm

    Sou muito fã da culinária indiana e adorei esse “inter-blogs”!
    Eu trabalho em uma agência de turismo e conheci uma família de indianos. Quando eles entraram em contato comigo por telefone, pedi a tal da assafétida, tão utilizada nas receitas (moro em Foz do Iguaçu – terrinha das Cataratas! por aqui ninguém conhece esse tempero). Mal posso esperar para usar a assafétida nas receitas!

    Quase não tenho tempo de cozinhar, mas sou apaixonada por sabores & aromas e pela variedade de alimentos e temperos que possuímos!

    Sou frequentadora assídua do blog da Agdá, amo amo amo! Adoro tudo: o jeito que ela escreve, as fotos, as histórias que ela conta.. sou super fã!
    E já coloquei esse blog junto ao dela, na minha pastinha de “favoritos”!

    Beijão!

  20. 21 Mariana julho 21, 2008 às 9:02 pm

    Edu, ainda estou à espera da receita!! Não esquece de mim, vai! Olha que ainda morro afogada em tanta água na boca! (e temos de conversar sobre NY – vou lá em Setembro! :D)

    Beijo *

  21. 22 neide rigo julho 21, 2008 às 11:23 pm

    Pôxa, Edu, ficou tudo com a cara da Ana. Parabéns!
    Beijos,
    neide

  22. 23 Diogo julho 22, 2008 às 4:16 pm

    Mas que espetáculo!! Eu sou suspeito pra falar sobre isso, porque além de estar num momento super oriental, tenho uma tattoo do OM ainda por cima hehehehe!!

    Luxo total Eduzão. Parabéns por tudo e pela foto linda dessa galera 🙂

  23. 24 eduluz julho 22, 2008 às 7:43 pm

    Pessoal, grato pela passagem. Vou responder aos comentários quando voltarmos (eu, a Dé e a Re) da Costa Leste do Canada no final de julho(pra voces terem uma idéia, estamos em Quebec agora) .
    Abs a todos !

  24. 25 Diogo julho 24, 2008 às 1:26 am

    Alô? Tem alguém em casa?

  25. 26 Diogo julho 29, 2008 às 1:46 am

    Alôôôô-ôôô? Toc toc toc…

  26. 27 eduluz julho 30, 2008 às 2:14 pm

    Diogão, os síndicos chegaram. Respondo a todos até amanhã !
    Afinal de contas, ainda estamos em estado de choque (Canadá/Ferraz de Vasconcelos não é fácil!!)

  27. 28 eduluz julho 30, 2008 às 8:11 pm

    Conforme o prometido, vamos as respostas :]

    Maria, que legal que você mora em Milão. Já anotei o endereço do sex-shop e vou aproveitar mais ainda as tuas informações pois temos uma viagem marcada pra Toscana no final do ano e ficarei pelo menos uns dois dias em Milão.

    Emília, o quiabo estava tão gostoso que nem parecia quiabo. Se bem que naquela hora já estávamos todos muito zen.

    LPontes, a Agdá não estava fisicamente nas fotos mas certamente se existisse uma foto de auras, ela apareceria lá de tanto que foi comentada.

    Aline, o duro vai ser arrumar um figurino decente pra noite capixaba. O Mingão já disse que vai se vestir de lagosta !!

    Fabrícia, espero que a noite tunisiana seja tão boa quanto a indiana. Se bem que pela nossa reunião ao vivo em pleno Jean Talon em Montreal já deu uma idéia de que este Inter-Blogs também será inesquecível ! Abs ao Mohamad !

    Márcia, está cada vez mais difícil comer estas comidas dos Inter-Blogs (isto é só pra facilitar a tua condição atual !) . Oooooommmm pra todos aí também !

    Smas, grato pela passagem e vou mandar a receita. E se quiser participar é só avisar.

    Claúdia, muito legal o teu comentário e fica o mesmo convite acima. Comida oriental ( e todas as outras) é conosco mesmo !

    Migas, sabe o que é legal dos Inter-Blogs ? Eles são como filhos : todos só tem qualidades. Por sinal, o seu é o campeão de audiência até hoje !

    Liana, também somos fãs da Agdá e a assafétida tem o nome muito mais feio do que o gosto !

    Mariana, a receita você já recebeu e quanto a NY, vou postar já, já sobre o Benoit e o Kittichai.

    Neide, ainda vou fazer um Inter-Blogs ( versão não autorizada) do Come-se.

    Diogão, você tem o OM tatuado mas é na versão símbolo, né ? Eu já imaginei um oooooooooooooooooooommmmmmmmmmmmmmmmmm saindo de um braço e passando pra outro ! E não se preocupe: estamos vivos e a espera de uma nova visita sua !

    Abs a todos !


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 656 outros seguidores

Posts recentes

Comentários

Blog Stats

  • 1.435.637 hits
julho 2008
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: