dcpv – da cachaça pro vinho – toronto – rain.

unbelievable
17/07/08

 dcpv – Toronto – RAIN

Eu sempre fui fã do programa Made to Order (ridiculamente traduzido por “A Minuta”) do canal 57 da Sky, o Travel&Living.
Nele, os irmãos Rubino, Michael e Guy, preparam menus super-diferentes e sempre com algum motivo especial: a visita da própria família, um noivado em que o noivo quer entregar o anel dentro da comida, um evento filantrópico, uma comparação de carnes de caça e de cativeiro e assim por diante! E tudo isso, no restaurante deles, o Rain!

Na verdade, o Michael é o sommelier e administrador. Já o Guy é o chefe que cria e prepara todos os pratos. O restaurante é muito bonito e tem um ambiente muito agradável com uma arquitetura que privilegia a modernidade e a iluminação diferenciadas .

Pois bem: como estávamos indo pra Toronto, reservei por e-mail um mês antes de ir e pra variar, deu tudo certo (quando será que teremos este milagre por aqui? ). Ficamos (eu, a Dé e a Re) na expectativa de saber realmente se o programa é gravado no restaurante e mais importante: se os irmãos atuam realmente por lá ou se tudo seria “fake”?
Chegamos no horário (21:00 hs) e ao entrarmos, a recepcionista perguntou se éramos do Brasil. Confirmei e ela nos colocou numa mesa estrategicamente posicionada onde tínhamos uma visão completa  da cozinha.
Logo de cara fui pedindo um vinho Sul-Africano e não é que o próprio Michael veio conversar comigo e me convenceu que o Sancerre seria um vinho mais adequado ao que iríamos pedir. É claro que eu concordei !

E aí começou efetivamente o show pois nos sentimos como se estivéssemos num dos episódios do Made to Order: o Guy  (é, ele também estava lá ) estava cozinhando praticamente na nossa frente.
Começamos, além do vinho, pedindo um Cosmo pra Re:

Segundo a Re e parodiando o Mingão, o melhor que ela tomou na vida dela!
Só pra esclarecer, o menu traz 9 sugestões de entradas e 9 de principais. Todos os pratos vem em porções pra serem divididas entre os participantes da mesa e assim, resolvemos pedir 3 entradas e 3 principais, pois certamente teríamos um menu degustação. E foi o que fizemos pois além de tudo, o Guy manda os pratos na ordem em que estão prontos, tanto faz serem entradas ou principais. Coisa de gênio “genioso”!

Pela ordem, chegaram:
Um Shanghai Bok Choy – uma mistura de sésame, cucumber aloe vera e chinese XO. Um espetáculo de entrada que a Dé pediu! ( Desculpem a qualidade de algumas fotos, pois estava bastante escuro mas a curiosidade pelo que vimos/comemos lá não me impediu de postar mesmo assim).

Um Steamed Dugeness Crab Dumpling – com sakura mayonnaise, green apple relish & crab snow. Outra entrada que a Re pediu e que não sobrou nada pra contar a história.

Pela ordem maluca do Guy, chegou o meu prato principal, um Coconut Curry & Madai Snapper Three Ways (esses three ways definem quando o Guy utiliza o ingrediente principal de 3 maneiras diferentes) feito com steamed roll, kalamnsi ‘roll’ & citrus cure. Olha estou colocando tudo em inglês porque conheço algumas coisas,mas outras eu nunca ouvi falar! Mas que era gostoso, ah, isso era! Ainda mais com esta quantidade toda de espumas, cascas, coisas raladas e molhos.

Aí chegou o principal da Dé, Alaskan Black Cod Three Ways (este todo mundo conhece) com cedar & bamboo roast, cod ‘noodles’ in mentaiko. Muito bonito e mais gostoso ainda. Repare no pau de canela com um belo molho de tomate e imagine o gosto que o conjunto forma dentro da boca. Huuuummmmmmm!

Pra finalizar os principais, o da Re : Squab, Almond & Cherries Three Ways – confit, cherry smoked and lacquered breast, pate & wafers. Este merece um parentesis: pra variar, não conseguíamos achar um prato principal pra Re. Acabamos escolhendo e estava uma delícia. Carne macia, tenra e saborosa.
Só fomos descobrir muito tempo depois que Squab é um tipo de … pombo . Detalhe: a Re odeia pombo! O que voa no meio da rua, é claro, pois este Squab deu um bom caldo!

Finalmente, veio a minha entrada acompanhada de um brinde. A entrada foi Kimchee Tasting – oyster & seasonal pickle, spicy carrot froth – uma delícia. Pelo visto, acabei virando o rei das espumas.

E um brinde. Uma outra entrada: Japanese Pickled Asparagus com asparagus tofu, soymilk froth. Foi a mais fraquinha da noite mas como era de graça ….

Ufa! Ainda tínhamos as sobremesas que não dispensamos, é óbvio! Decidimos dividir duas:

Japanese Flavours in Variations of Chocolate – miso caramel & yuzu, green tea & banana, pear & sake lees, wasabi & green grape e ….

…. Trio of Apricots com vermicelli pudding & cardamom wafers, crunchy masala custard & apricot sorbet, composed salad & yogurt honey. Sobremesas excelentes e que as especialistas, a Dé e a Re, aprovaram!
Observe-se que tudo esteve absolutamente perfeito com texturas, combinações, sabores e formatações inigualáveis.

Ainda tivemos direito a conhecer a cozinha, conversar com o Guy que nos disse que quase veio cozinhar em São Paulo num festival asiático e que achou a cidade bastante interessante pois pesquisou sobre ela. Frisou que a Re era muito bonita e eu já pensei: mais um bom partido pra ela, rsrsrs. Tô começando a gostar da idéia de ter um chef deste nível como genro. Se bem que ele não é muito bonitão, né?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E acreditem: ele acabou de conversar conosco, tirou fotos e foi embora! Coincidência ou não, nos sentimos como se ele tivesse ido até lá só pra cozinhar pra nós, os brasileiros! (ô, pretensão).

Delicadezas à parte, a comida é espetacular e as idéias de apresentação dos pratos são sensacionais. Um lugar pra ir e gostar!
Também, a missão dos irmãos Rubino é fazer “de cada refeição, uma nova experiência e um novo aprendizado . No nosso caso, esta missão foi totalmente cumprida!

E tudo isto numa cidade como Toronto, onde o moderno se mistura facilmente com o tradicional.

Bye !

.

13 Responses to “dcpv – da cachaça pro vinho – toronto – rain.”


  1. 1 Slow Food 12 de agosto de 2008 às 12:23

    Olá,
    Tudo bem? Gostaríamos de te convidar a colocar os textos do Slow Food Brasil na lateral de seu blog. Se gostar da idéia, saiba como fazer isso nessa página: http://www.slowfoodbrasil.com/content/view/234/62/

    Entre os blogs que já colocaram as notícias em seus sites estão: Come-se, Alimento para pensar, Orgânicos e Sustentáveis, Central do Cerrado, Comadre Fulozinha etc.

    Abraços,
    Equipe Slow Food Brasil
    http://www.slowfoodbrasil.com

  2. 2 Adriana 12 de agosto de 2008 às 12:28

    Eduardo, é tão gostoso quando podemos ter esse contato “terrestre” com aqueles de quem somos fã, não? Sinto-me assim em congressos, quando posso ouvir aqueles cujos textos vêm encantando-me ao longo de minha vida acadêmica e de repente estão ali, na minha frente.

    Não conheço o Canadá e seus comentários e fotos vêm despertando-me uma vontade de eleger o país para minha próxima viagem… O problema é que tenho férias em janeiro e ai, mesmo adorando o frio, não sei se vou aproveitar como deveria.

    Abraços!

  3. 3 Nina 12 de agosto de 2008 às 12:33

    Um dos pouquíssimos prgramas que eu gosto de assistir!
    Bom saber que é real!
    bjo.

  4. 4 eduluz 12 de agosto de 2008 às 14:09

    Olá, pessoal do Slow Food ! Não só gostei do convite como já coloquei aqui no cantinho do DCPV. Afinal de contas, quanto mais slow, melhor !

    Adriana, a sensação de ver pessoas admiráveis ao vivo é muito legal mesmo. E quanto ao Canadá, nunca fui no inverno mas, conversando com o pessoal que mora lá, tirando o “probleminha” da neve e do frio, no restante, o país funciona maravilhosamente bem. Imagine o que tem de calefação por lá, as galerias subterrâneas (especialmente em Montreal) e a beleza de ver tudo branquinho ! A Dé adora !
    Ah ! A Dé também pediu autorização sua pra utilizar o teu texto sobre o “ninho” no jornal Cultural que temos aqui no sup Veran (olha o jabá !). Esta edição será sobre o dia das Crianças. Oportunamente entramos em contato pra te mostrar o resultado. Isto, se você aprovar, é claro ?

    Nina, concordo com você e foi demais ver os irmãos ( especialmente o Guy) trabalharem na sua frente e mais surpreendente ainda ver que o Guy é super bem-humorado! Conselho : quem gosta de gastronomia deveria assistir ao A Minuta ( ô nominho feio !)!

    Abs a todos !

  5. 5 Fabrícia 12 de agosto de 2008 às 14:26

    Adoro esse programa….divertido, boa edição e boa mesa.
    Agora se eu fosse a Rê não perdia tempo….eheheh.
    Bjs,
    Fabrícia e Mohamed.

  6. 6 katia 12 de agosto de 2008 às 22:13

    oi Du
    essa historia de Toronto(Rain) eu conhecia mas o que eu gostei mesmo foi ver minhas filhas se deliciando…
    Parabens o blog esta messmmmmoo muito bom…Ainda bem que eu olhei depois de jantar se nao…
    bjos
    Katia

  7. 7 Michel 12 de agosto de 2008 às 23:05

    Caramba Edu! Quem sabe o tal futuro genro não faz a Re finalmente gostar de… foie gras.

    Aliás os irmão são caprichosos.

    abs.

  8. 8 Diogo 13 de agosto de 2008 às 00:36

    Caraca Edu, que food experience!!! E eu faria muito gosto de ter o Guy como TEU genro, porque assim as confrarias aí na tua casa seria internacionais, hahahahahahahaha…

    To brincando, não quero desmerecer a tua comida que é inacreditável tbm 😎

    Vê lá no blog se as fotos melhoraram 😉

    Abração

  9. 9 eduluz 14 de agosto de 2008 às 12:10

    Fabrícia, o problema é o seguinte : enquanto eu vejo o lado gastronômico da coisa, a Re vê o lado estético e a Dé vê a possibilidade dos netinhos não serem muito bonitinhos !
    Falando sério, o programa deles é muito bom e o restaurante consegue ser melhor ainda !

    Kátia ( a minha cunhada que estva “sofrendo” em Barcelona), as meninas aproveitaram bastante a visita à Casa dos Cariris. E nós também, é claro ! Agora, a Luma chupando o osso do cordeiro foi impagável…

    Michel, tá pra nascer o cara que vai fazer a Re gostar de foie. Agora, sabe que é bom ? Sobra mais um pouquinho pra mim e pra Dé !

    Diogão, foi realmente “o” espetáculo! E eu não vou ficar nem um pouquinho triste se o homem vier cozinhar aqui em casa. Agora pergunta pra Re se ela vai querer ?
    Ah! As fotos dos teus posts estão muito boas ! Contratou um iluminador ? rsrsrs.
    E aí ? Quando você vem pra SP ?

    Abs a todos !

  10. 10 Emília 15 de agosto de 2008 às 19:07

    Que engraçado…eu estava justamente assistindo o programa na semana passada, vi o logo do restaurante e fui procurar a página na internet.
    Tudo deles é caprichosíssimo, até mesmo a preocupação com as louças, cardápio, tudo em harmonia com as ‘inspirações’ que eles têm.
    Super experiência gastronômica, completíssima!
    PS: Eu só queria saber o que a Rê deve estar pensando deste complô para juntá-la com o Guy 😆

  11. 11 eduluz 18 de agosto de 2008 às 11:28

    Emília, o negócio é o seguinte : a Renata não está gostando nadinha. O problema é que se o homem topar, já tem um lobby forte : eu, o Déo, o Mingão, o Diogo. A pressão é forte !! rs
    Quanto ao Rain, folgo em saber que bastante gente assiste ao Made to Order pois é muito bom mesmo ! Além do que o Guy ao vivo faz barbaridades com a comida !

    Abs.

  12. 12 Luiz Armando 3 de março de 2012 às 03:41

    Ola Eduardo! Gostaria de deixar uma dica de restaurante com uma comida também espetacular. É em Balneário Camboriú – SC, o nome do restaurante é L’assiette. Não vai se arrepender! =D

  13. 13 eduluz 9 de março de 2012 às 07:10

    Luiz, dica anotada. Quando formos pra Camboriú …

    Abs rubinados pra você.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 656 outros seguidores

Comentários

Blog Stats

  • 1.470.301 hits
agosto 2008
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: