toronto – RAIN

unbelievable                                                             17/07/08

                                 Toronto – RAIN

Eu sempre fui fã do programa Made to Order ( ridiculamente traduzido por “A Minuta”) do canal 57 da Sky, o Travel&Living.

Nele, os irmãos Rubino, Michael e Guy, preparam menus super-diferentes e  sempre com algum motivo especial : a visita da própria família, um noivado em que o noivo quer entregar o anel dentro da comida, um evento filantrópico, uma comparação de carnes de caça e de cativeiro e assim por diante ! E tudo isso, no restaurante deles, o Rain !

Na verdade, o Michael é o sommelier e administrador. Já o Guy é o chefe que cria e prepara todos os pratos. O restaurante é muito bonito e tem um ambiente muito agradável com uma arquitetura que privilegia a modernidade e a iluminação diferenciadas .

Pois bem : como estávamos indo pra Toronto, reservei por e-mail um mês antes de ir  e pra variar, deu tudo certo ( quando será que teremos este milagre por aqui? ). Ficamos (eu, a Dé e a Re) na expectativa de saber realmente se o programa é gravado no restaurante e mais importante : se os irmãos atuam realmente por lá ou se tudo seria “fake”.

Chegamos no horário ( 21:00 hs) e ao entrarmos, a recepcionista perguntou se éramos do Brasil. Confirmei e ela nos colocou numa mesa estrategicamente posicionada onde tínhamos uma visão completa  da cozinha.

Logo de cara fui pedindo um vinho Sul-Africano e não é que o próprio Michael veio conversar comigo e me convenceu que o Sancerre seria um vinho mais adequado ao que iríamos pedir. É claro que eu concordei !!

                  

E aí começou efetivamente o show pois nos sentimos como se estivéssemos num dos episódios do Made to Order : o Guy  (é, ele também estava lá ) estava cozinhando praticamente na nossa frente.

Começamos, além do vinho, pedindo um Cosmo pra Re :

                  

Segundo a Re e parodiando o Mingão, o melhor que ela tomou na vida dela !

Só pra esclarecer, o menu traz 9 sugestões de entradas e 9 de principais. Todos os pratos vem em porções pra serem divididas entre os partcipantes da mesa e assim, resolvemos pedir 3 entradas e 3 principais pois certamente  teríamos um menu degustação . E foi o que fizemos pois além de tudo, o Guy manda os pratos na ordem em que estão prontos,  tanto faz serem entradas ou principais. Coisa de gênio “genioso” ! 

Pela ordem, chegaram :

Um Shanghai Bok Choy – uma mistura de sésame, cucumber aloe vera e chinese XO. Um espetáculo de entrada que a Dé pediu ! ( Desculpem a qualidade de algumas fotos pois estava bastante escuro mas a curiosidade pelo que vimos/comemos lá não me impediu de postar mesmo assim !)

Um  Steamed Dugeness Crab Dumpling – com sakura mayonnaise, green apple relish & crab snow. Outra entrada que a Re pediu e que não sobrou nada pra contar a história.

Pela ordem maluca do Guy, chegou o meu prato principal, um Coconut Curry & Madai Snapper Three Ways ( esses three ways definem quando o Guy utiliza o ingrediente principal de 3 maneiras diferentes) feito com steamed roll, kalamnsi ‘roll’ & citrus cure. Olha estou colocando tudo em inglês porque conheço algumas coisas mas outras, eu nunca ouvi falar ! Mas que era gostoso, ah, isso era ! Ainda mais com esta quantidade toda de espumas, cascas, coisas raladas e molhos !!

Aí chegou o principal da Dé, Alaskan Black Cod Three Ways (este todo mundo conhece) com cedar & bamboo roast, cod ‘noodles’ in mentaiko. Muito bonito e mais gostoso ainda. Repare no pau de canela com um belo molho de tomate e imagine o gosto que o conjunto forma dentro da boca. Huuuummmmmmm!

Pra finalizar os principais, o da Re : Squab, Almond & Cherries Three Ways – confit, cherry smoked and lacquered breast, pate & wafers. Este merece um parentesis : pra variar, não conseguíamos achar um prato principal pra Re. Acabamos escolhendo e estava uma delícia. Carne macia, tenra e saborosa. Só fomos descobrir muito tempo depois que Squab é um tipo de … pombo . Detalhe : a Re odeia pombo !! O que voa no meio da rua, é claro, pois este Squab deu um bom caldo !

Finalmente, veio a minha entrada acompanhada de um brinde . A entrada foi Kimchee Tasting – oyster & seasonal pickle, spicy carrot froth – uma delícia. Pelo visto, acabei virando o rei das espumas. 

E um brinde. Uma outra entrada : Japanese Pickled Asparagus com asparagus tofu, soymilk froth. Foi a mais fraquinha da noite mas como era de graça ….

Ufa ! Ainda tínhamos as sobremesas que não dispensamos, é óbvio !

Decidimos dividir duas :

Japanese Flavours in Variations of Chocolate – miso caramel & yuzu, green tea & banana, pear & sake lees, wasabi & green grape e ….

                  

…. Trio of Apricots com vermicelli pudding & cardamom wafers, crunchy masala custard & apricot sorbet, composed salad & yogurt honey. Sobremesas excelentes e que as especialistas, a Dé e a Re, aprovaram !

 Observe-se que tudo esteve absolutamente perfeito com texturas, combinações, sabores e formatações inigualáveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ainda tivemos direito a conhecer a cozinha, conversar com o Guy que nos disse que quase veio cozinhar em São Paulo num festival asiático  e que achou a cidade bastante interessante pois pesquisou sobre ela. Frisou que a Re era muito bonita e eu já pensei : mais um bom partido pra ela, rsrsrs. Tô começando a gostar da idéia de ter um chef deste nível como genro !! Se bem que ele não é muito bonitão, né ?

E acreditem : ele acabou de conversar conosco, tirou fotos e foi embora ! Coincidência ou não, nos sentimos como se ele tivesse ido até lá só pra cozinhar pra nós, os brasileiros ! ( ô, pretensão !!)

           

Delicadezas à parte, a comida é espetacular e as idéias de apresentação dos pratos são sensacionais. Um lugar pra ir e gostar ! Também, a missão dos irmãos Rubino é fazer ” de cada refeição, uma nova experiência e um novo aprendizado “. No nosso caso, esta missão foi totalmente cumprida !

E tudo isto numa cidade como Toronto, onde o moderno se mistura facilmente com o tradicional. 

Bye !

 

.

Anúncios

13 Responses to “toronto – RAIN”


  1. 1 Slow Food agosto 12, 2008 às 12:23 pm

    Olá,
    Tudo bem? Gostaríamos de te convidar a colocar os textos do Slow Food Brasil na lateral de seu blog. Se gostar da idéia, saiba como fazer isso nessa página: http://www.slowfoodbrasil.com/content/view/234/62/

    Entre os blogs que já colocaram as notícias em seus sites estão: Come-se, Alimento para pensar, Orgânicos e Sustentáveis, Central do Cerrado, Comadre Fulozinha etc.

    Abraços,
    Equipe Slow Food Brasil
    http://www.slowfoodbrasil.com

  2. 2 Adriana agosto 12, 2008 às 12:28 pm

    Eduardo, é tão gostoso quando podemos ter esse contato “terrestre” com aqueles de quem somos fã, não? Sinto-me assim em congressos, quando posso ouvir aqueles cujos textos vêm encantando-me ao longo de minha vida acadêmica e de repente estão ali, na minha frente.

    Não conheço o Canadá e seus comentários e fotos vêm despertando-me uma vontade de eleger o país para minha próxima viagem… O problema é que tenho férias em janeiro e ai, mesmo adorando o frio, não sei se vou aproveitar como deveria.

    Abraços!

  3. 3 Nina agosto 12, 2008 às 12:33 pm

    Um dos pouquíssimos prgramas que eu gosto de assistir!
    Bom saber que é real!
    bjo.

  4. 4 eduluz agosto 12, 2008 às 2:09 pm

    Olá, pessoal do Slow Food ! Não só gostei do convite como já coloquei aqui no cantinho do DCPV. Afinal de contas, quanto mais slow, melhor !

    Adriana, a sensação de ver pessoas admiráveis ao vivo é muito legal mesmo. E quanto ao Canadá, nunca fui no inverno mas, conversando com o pessoal que mora lá, tirando o “probleminha” da neve e do frio, no restante, o país funciona maravilhosamente bem. Imagine o que tem de calefação por lá, as galerias subterrâneas (especialmente em Montreal) e a beleza de ver tudo branquinho ! A Dé adora !
    Ah ! A Dé também pediu autorização sua pra utilizar o teu texto sobre o “ninho” no jornal Cultural que temos aqui no sup Veran (olha o jabá !). Esta edição será sobre o dia das Crianças. Oportunamente entramos em contato pra te mostrar o resultado. Isto, se você aprovar, é claro ?

    Nina, concordo com você e foi demais ver os irmãos ( especialmente o Guy) trabalharem na sua frente e mais surpreendente ainda ver que o Guy é super bem-humorado! Conselho : quem gosta de gastronomia deveria assistir ao A Minuta ( ô nominho feio !)!

    Abs a todos !

  5. 5 Fabrícia agosto 12, 2008 às 2:26 pm

    Adoro esse programa….divertido, boa edição e boa mesa.
    Agora se eu fosse a Rê não perdia tempo….eheheh.
    Bjs,
    Fabrícia e Mohamed.

  6. 6 katia agosto 12, 2008 às 10:13 pm

    oi Du
    essa historia de Toronto(Rain) eu conhecia mas o que eu gostei mesmo foi ver minhas filhas se deliciando…
    Parabens o blog esta messmmmmoo muito bom…Ainda bem que eu olhei depois de jantar se nao…
    bjos
    Katia

  7. 7 Michel agosto 12, 2008 às 11:05 pm

    Caramba Edu! Quem sabe o tal futuro genro não faz a Re finalmente gostar de… foie gras.

    Aliás os irmão são caprichosos.

    abs.

  8. 8 Diogo agosto 13, 2008 às 12:36 am

    Caraca Edu, que food experience!!! E eu faria muito gosto de ter o Guy como TEU genro, porque assim as confrarias aí na tua casa seria internacionais, hahahahahahahaha…

    To brincando, não quero desmerecer a tua comida que é inacreditável tbm 😎

    Vê lá no blog se as fotos melhoraram 😉

    Abração

  9. 9 eduluz agosto 14, 2008 às 12:10 pm

    Fabrícia, o problema é o seguinte : enquanto eu vejo o lado gastronômico da coisa, a Re vê o lado estético e a Dé vê a possibilidade dos netinhos não serem muito bonitinhos !
    Falando sério, o programa deles é muito bom e o restaurante consegue ser melhor ainda !

    Kátia ( a minha cunhada que estva “sofrendo” em Barcelona), as meninas aproveitaram bastante a visita à Casa dos Cariris. E nós também, é claro ! Agora, a Luma chupando o osso do cordeiro foi impagável…

    Michel, tá pra nascer o cara que vai fazer a Re gostar de foie. Agora, sabe que é bom ? Sobra mais um pouquinho pra mim e pra Dé !

    Diogão, foi realmente “o” espetáculo! E eu não vou ficar nem um pouquinho triste se o homem vier cozinhar aqui em casa. Agora pergunta pra Re se ela vai querer ?
    Ah! As fotos dos teus posts estão muito boas ! Contratou um iluminador ? rsrsrs.
    E aí ? Quando você vem pra SP ?

    Abs a todos !

  10. 10 Emília agosto 15, 2008 às 7:07 pm

    Que engraçado…eu estava justamente assistindo o programa na semana passada, vi o logo do restaurante e fui procurar a página na internet.
    Tudo deles é caprichosíssimo, até mesmo a preocupação com as louças, cardápio, tudo em harmonia com as ‘inspirações’ que eles têm.
    Super experiência gastronômica, completíssima!
    PS: Eu só queria saber o que a Rê deve estar pensando deste complô para juntá-la com o Guy 😆

  11. 11 eduluz agosto 18, 2008 às 11:28 am

    Emília, o negócio é o seguinte : a Renata não está gostando nadinha. O problema é que se o homem topar, já tem um lobby forte : eu, o Déo, o Mingão, o Diogo. A pressão é forte !! rs
    Quanto ao Rain, folgo em saber que bastante gente assiste ao Made to Order pois é muito bom mesmo ! Além do que o Guy ao vivo faz barbaridades com a comida !

    Abs.

  12. 12 Luiz Armando março 3, 2012 às 3:41 am

    Ola Eduardo! Gostaria de deixar uma dica de restaurante com uma comida também espetacular. É em Balneário Camboriú – SC, o nome do restaurante é L’assiette. Não vai se arrepender! =D

  13. 13 eduluz março 9, 2012 às 7:10 am

    Luiz, dica anotada. Quando formos pra Camboriú …

    Abs rubinados pra você.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 644 outros seguidores

Comentários

Blog Stats

  • 1,353,478 hits
agosto 2008
S T Q Q S S D
« jul   set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: