Arquivo para 18 de agosto de 2008

8º Inter-Blogs – O Bistrot da Elvira no DCPV

número 187                                                                   13/08/08

                

              8º Inter-Blogs – O Bistrot da Elvira no DCPV 

Vou resumir o que aconteceu até agora nos Inter-Blogs (quer saber o que é ?) : tivemos comida angolana, portuguesa, brasileira, californiana e indiana. Ou seja, tínhamos uma lacuna crítica : a mãe da gastronomia, a comida francesa.           

Tínhamos, pois quando a Elvira topou indicar um menu pra nós, ficou a certeza que ele seria francês e dos bons. Estamos redimidos !

Afinal de contas, quem conhece o blog dela, o Elvira’s Bistrot  sabe que ali se encontram receitas, fotos e textos da melhor qualidade e normalmente, com um toque francês bem acentuado. Também, a Elvira é portuguesa mas morou um tempão na França; tempo suficiente pra fazer com que ela se especializasse na “haute gastronomie”.

Sorte nossa pois este menu francês de frutos do mar (mais uma das nossas fraquezas!) além de clássico, traz os sabores e os sons da Cote D’Azur!

Voilá ! Vamos ao nosso 9º Inter-Blogs onde teremos mais uma reunião triangular : Portugal, França e Brasil. Melhor dizendo, quadrangular com a participação especial do nosso querido mar !

Un – Aperitivo – Mousse de Atum

Como pré-entrada, a Elvira indicou uma mousse de atum.

Feita de atum em conserva ( deixe o óleo escorrer bem), maionese, salsa picada, limão, creme de leite fresco, sal e pimenta. É só misturar e colocar na geladeira por umas 3 horas.

Sirva sobre folhas de alface acompanhada de torradas e azeitonas pretas. Eu usei azedinha e alface malhada da minha horta. Fresquíssimas!

Comentário da Elvira : Uma entrada francesa muito simples e boa. Ideal para os dias quentes que vem a caminho!

Oui, Elvira ! ( ou será Elvirrrá ?). Concordo plenamente !

Deux – Entrada – Sopa de Mexilhão 

Hummm! Mariscos ! Uma bela “sopaça” de mariscos, alho poró, cebola, batata, louro, tomilho, salsa, alho. vinho branco, curry, creme de leite fresco, manteiga, sal e decorada com cubinhos de pão fritos no azeite. Sim-ples-men-te  de-li-cio-sa ! Uh ! La  la !!

E pela primeira vez na nossa história, abrimos uma magnum de 1,5 litros dum vinho branco Sauvignon Blanc Mapu Barão Philippe de Rothschild Chile que foi ” maçã, pomme, apple, manzana ” segundo os franco-brasileiros, nós mesmos. Ah! Hélio Ribeiro, segundo o Mingão, diria que o vinho tinha sabor de “merla” !

        

Comentário da Elvira : ” Esta sopa deliciosa e requintada é uma receita do chefe francês Eric Frechon ( do restaurante do hotel Le Bristol, Paris).

Oui, oui. Parabéns pra Elvira e pro Eric !

Trois – Principal – Salmão com Legumes em Crosta Folhada

Lombos de salmão cozidos com palitos de cenoura e rodelas de alho poró por baixo e folhas de espinafre branqueadas por cima. Tudo isto fechado por 2 retângulos de massa folhada.

  

Daí, é ir pro forno e esperar ficar ” dourados e estaladiços” como a Elvira escreveu na receita ! Ainda acompanhamos com um Basmatinho cozido na água do salmão !

Sensacional e francês demais. Trés jolie ! 

E continuamos tomando a nossa Magnum, a garrafa, é claro !

                    

Comentário da Elvira : ”  Este salmão fica a matar para uma refeição especial. E apesar do seu aspecto “chique”, não custa nada a confeccionar. Uma delícia !”

Oui, oui, oui! Delicioso mesmo !

Catre – Sobremesa – Pequenos Fraisiers

Os tais Pequenos Fraisiers, ou Fraisierzinhos, são bolinhos recheados de creme de mousseline, morangos e uma bela calda de aguardente ( a cachaça ) montados num aro. Lindos e absolutamentes gostosos !
Ainda coloquei um pouco de açúcar de baunilha ( o das favas), o “açuquinha cristal gay” e uns confeitos de chocolate.
A Dé caprichou nas fotos, né não ?

E como tinha que ir Da Cachaça pro Vinho, tomamos um Dessert Muffato della Salla Antinori 2004 Itália que disse em bom francês :  Je suis “mel, Marquinhos Moura, honey, melado” ! E vive la France ! E a Elvira !

Comentário da Elvira : “O Fraisier é um bolo tradicional da pastelaria ( que é outra coisa em Portugal !) fina francesa. Costuma aparecer sempre que há um aniversário ou qualquer outra coisa pra ser celebrada!”

É isso aí, Elvira. Celebramos o nosso Inter-Blogs com esta bela sobremesa.

Putz, que banquete ! Um espetáculo e com sabores marcantíssimos. Vamos as opiniões dos confrades :

Me senti em Paris ! Comida de bistrô mesmo! E da Elvira . (Eduardo)
Elvira do Ipiranga às margesn plácidas! Maravilhoso ! (Mingão)
Marvilleuse ! Delicieux ! Formidable ! (Déo
)

Aqui vai o nosso presente virtual pra Elvira, já patenteado pelo DCPV e que desta vez é totalmente comestível : flores de ora-pro-nobis e salsinha crespa .

Bom, grato a Elvira pela participação neste 9º Inter-Blogs e, principalmente, pelo prazer que nos proporcionou ao indicar um belíssimo menu francês de frutos do mar. Sentimo-nos numa cidadezinha da Borgonha ( quem diria, Ferraz de Vasconcelos subiu bastante de nível), conversando sobre amizades ( inclusive as virtuais) e com um conforto material/espiritual muito grande.

Continua o convite pra quem quizer participar desta confraternização. É só dar um passo a frente, se apresentar e esperar um pouquinho pois já temos a programação fechada até abril/09.  Vamos lá !

Santé !

PS – O projeto do livro está caminhando. Acabamos de escrever o 8º capítulo. O próximo será com a Fabrícia (e o Mohamed) do Sopa Vermelha, diretamente do Canadá ! Quem sabe não fazemos uma festa  de lançamento ao vivo com todos os autores !

 

.

Anúncios

É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 661 outros seguidores

Comentários

Blog Stats

  • 1.418.019 hits
agosto 2008
S T Q Q S S D
« jul   set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Atualizações Twitter

Anúncios