Boa Lembrança

inca                                                                                  28/08/08

                                     Boa Lembrança       

A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança  funciona da seguinte maneira : todos os estabelecimentos afiliados são de categoria e tem como norma servir boa comida. E todos os chefes deles tem que criar uma receita nova por ano que além de fazer você comer bem ainda poderá levar este prato ( só que de cerâmica) pra casa ! E a partir daí, surgiu até um mercado paralelo de pratos onde os aficcionados ( nos quais eu não me incluo!) disputam/trocam/vendem tais pratos. 

Eu tenho alguns de algumas visitas que já fiz a estes restaurantes : La Caceria de Gramado, Beijupirá de Porto de Galinhas, Arábia de SP, Ludwig de Campos do Jordão, Gosto com Gosto de Mauá, etc.

            

Desta vez, aproveitei o embalo e fomos ( eu e a Dé) jantar no Cantaloup (sim, de novo) porque no evento denominado São Paulo Bom de Mesa ( o 5º), o parceiro do Cantaloup seria o Wanchako, tido com um excelente restaurante peruano de Maceió. A finalidade do Bom de Mesa é trazer chefes de restaurantes da Associação de outros estados pra que junto com o do restaurante onde ele é realizado, preparem refeições com algum tema definido.

                                       

                                                             

O deste ano, como não poderia deixar de ser, foi sobre os 100 anos da Imigração Japonesa ( que do jeito que anda, vai durar muito mais do que um ano!).

            

E a união do Renato Carioni, chef do Cantaloup com a Simone Bert do Wanchako, resultou num menu paulistano-inca-asiático muito bom. O Wanchako, como eu já citei acima, faz comida peruana de primeira , ela que anda tão na moda. Inclusive, o próximo Gastro Pop é de comida peruana. E daí, veio a minha curiosidade sobre o resultado pois também estou cada vez mais fascinado pela comida inca ( não a venuziana !).

            
             A Simone numa foto não autorizada !

Vamos ao menu da Boa Lembrança ;

Pra começar, o couvert com pãezinhos frescos, azeite, molho de tomate, creme de queijo e manteiga e de brinde, o belo cardápio do evento.

Como entrada, um Cebiche Triplo ( peixe, polvo e camarão) curtidos no limão com salsa de aji amarelo (pimenta peruana). Acompanha batata doce e uma pasta de polvo levemente picante.

Bom, o nome da prato já é a própria receita. Só me resta comentar que estava sublime com um gosto “cevichado” ( cozido com limão) espetacular. Repare que a borda do prato estava incrustada com gergelins preto e branco e pimenta do reino quebrada. Levíssimo !!

            

Ainda tomamos taças dum vinho branco Pinot Grigio italiano. E ficamos nisso pois, a Lei Seca tá aí! 

        

Como principal, um Filé de peixe grelhado com lula e camarão sobre pasta de umitas (pasta de milho) em uma salsa de de cebola levemente picante com calda de aji panca ( tempero peruano).

            

Mais um nome auto-explicativo. E mais uma interjeição de prazer ! O peixe era um robalo e não é só o tempero que tinha panca, não !  O camarão também tinha uma panca danada de boa !

Sobremesa – Torta fresca de Manga

Até que enfim vou poder explicar alguma coisa. Se bem que o prato é gostoso mas tem um jeitão de ser fácil de preparar. É quase um pudet ou um sorbim ( mistura de pudim com sorbet) de manga com uma calda de mel e maracujá. Delicioso e levíssimo como convém a uma boa sobremesa.

Ainda tomamos um cafezinho Illy básico com os seus respectivos docinhos não tão básicos assim.

            

E, levamos os pratos pra casa pra aumentar a coleção e poder lembrar deste espetacular encontro cada vez que o ver na parede !

Fica um pedido final : bem que a Simone poderia abrir uma filial do Wanchako aqui em São Paulo ! Nós estamos precisando de um bom peruano por aqui ( se bem que andam dizendo que o gaston Acúrio vai montar uma cevicheria lá nos Jardins !)

Até !

 

.

Anúncios

4 Responses to “Boa Lembrança”


  1. 1 Márcia Lefouet setembro 3, 2008 às 11:50 am

    Ui, delícia!
    Aqui na província a Simone prestou assessoria aos donos do Chiwake, que é quase uma réplica do Wanchako, pelo que dizem (não conheço o Wanchako, mas o povo que conhece diz que os pratos são parecidos, mesma tendência e tals).
    A comida é excelente, muito gostosa, muitos frutos do mar, macaxeira e pimenta. Pena que o preço esteja um pouco fora da relidade daqui, quero dizer, o que a gente paga lá, pagaria apenas em SP. Há restaurantes melhores aqui, mais famosos até, com preços menos abusivos…
    E a cada post de vcs, mais inveja eu sinto de quem mora em SP!!!
    kkkkkkkk
    Abraços!

  2. 2 Odete setembro 3, 2008 às 5:31 pm

    Edu, que banquete resultou essa alquimia. Ah, e o prato principal com umitas, adoro.
    Tenho so dois Boa Lembranca, do Giuseppe e Esch Cafe la do Rio, decorando minha cozinha.
    bjs

  3. 3 agda setembro 4, 2008 às 6:32 pm

    E haja parede para colocar pratos…

  4. 4 eduluz setembro 5, 2008 às 11:45 am

    Márcia; Chiwake e Wanchako, parece nome de dupla caipira peruana !! Se é caro eu não sei porque quando fui pra Alagoas, lá no século passado, nem sabia de restaurante peruano por lá ! Mas que a comida estava excelente, ah, estava mesmo !

    Odete, não é a toa que a comida peruana anda em evidência ultimamente. E do Esch eu não tenho mas gostaria de ter pois o lugar é muito bom !

    Agdá, parede, estômago e bolso…rsrs

    Abs a todas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 633 outros seguidores

Blog Stats

  • 1,322,905 hits
setembro 2008
S T Q Q S S D
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: