scampa la pipi, papá! ou, sob o sol di ferrace di vasconcello !

número 196                                                                     12/11/08

Scampa la pipi, papá ! Ou, sob o sol di Ferrace di Vasconcello !

Introdução – Sumito! Trio! Toscana! E doppo ciamo grazie Dio ! Saudosos, porém conscientes de que bons frutos gastronômicos nos serão repassados, retornamos as quartas imperdíveis, após este descanso compulsório ! Bienvenutto, bellos !

Com essa belíssima introdução do fratello Déo, retornamos da nossa mais belíssima ainda, viagem a Toscana. E aproveitamos bastante (eu e a Dé) os ensinamentos pois num dos cursos que fizemos ( no maravilhoso hotel L’Andana que fica no litoral Oeste da Itália, em Castiglione della Pescaia), aprendemos a fazer o legítimo risotto italiano.

dsc02435-2

Então vamos a primeira noite realmente Toscana : 

Pra começar, umas crostattas simples mas, deliciosas. Uma de queijo pecorino (toscano) com manjericão e carpaccio de hadock; outra de tomate, manjericão thai e azeite extra-extra virgem (toscano)  e mais uma de molho de tomate (extra-calabrês pois foi a minha mamãe que fez) e aliche.

dsc03508-2

Todas absolutamente deliciosas e super-italianas. Só pra lembrar, pra fazer uma crostata basta grelhar uma fatia de  pão em que  você passou alho, com um fio azeite e cobrir com algumas misturas (como as acima)

dsc03489-2 dsc03492-2

Acompanhamos com um vinho rosé Rosa di Corte 2006 Toscana que ‘parlou’ : “fresco, baldi, balde fresco, bafre“. Não precisa nem dizer que o produtor é o Frescobaldi, né ?

             dsc03496-2

Aí fomos pro propósito da noite : fazer um legítimo risotto toscano. As diferenças existem e quem sabe, entenderá. Pra começar, faça um belo caldo de legumes, um bello brodo ! Tem que ficar tão bom que se você estiver cansado, o tomará como uma sopa ! Deixe-o bem quente !

Pegue um pedaço duma abóbora menina , corte-a em cubos grandes (com a casca), tempere com azeite, pimenta e coloque numa forma junto com dois dentes de alho inteiros e dois ramos de tomilho fresco. Leve ao forno até que fica macia e caramelada.  Faça um purê (sem a casca, é claro!) !

dsc02344-2

Enquanto isso, esquente o burro e dê uma leve fritada na cebola e na pancetta. Quando a cebola estiver translúcida, coloque o arroz carnaroli e deixe fritar por 3 minutos. Acrescente o vinho branco e espere evaporar. Aproveite pra tomar um pouquinho de vinho pois ninguém é de ferro !

         dsc02323-21

Acrescente o brodo fervendo, dê uma boa misturada e deixe cozinhar. Não precisa ficar mexendo o tempo todo pois mesmo que o arroz fique grudado no fundo da panela, ele ficará um pouco mais tostado e dando um gostinho diferente ao risotto.

                  dsc02333-2

Quando o caldo começar a secar, coloque um pouco mais e aí misture novamente pra desgrudar um pouco o arroz.

                             dsc02346-2

Com 10 minutos, junte o purê de abóbora.   Daí pra frente é : caldo; seca; toma vinho; mais caldo; seca; mais vinho e verifique se está al dente ! Note que todo este vinho é pra ser tomado !!

dsc03522-2

Pronto, o seu risotto de Zucca está pronto pra ser comido. Finalize com o burro ( manteiga) frio (sem creme de leite, pelo amor de Dio!) e pra fazer uma firula, corte o caule da cebolinha no meio e frite. Adicione cebolinha fresca cortada e uma bela regada lateral de um bom aceto balsâmico. Uuuuuummmmmmmm!!

                      dsc03513-2

Um belo Chianti pra acompanhar. Um Vila Antinori 2005 que foi ” robusto, a la gordaça, Jô Soares, strong ” segundo os ragazzini, nós mesmos !

Como sobremesa, uns belos cantucci ( feitos por mim e pela Débora num outro curso em Siena. Esta é outra história!) com o devido acompanhamento do vin santo. Ou seria o contrário !!!
Pra quem não sabe, esta sobremesa é tipicíssima de toda a Toscana e pra comê-la corretamente , você deve molhar o biscoito (ôpa!) no vinho ! Aí é só sentir o sabor de um bom pavê toscano.

dsc03530-2

Prego ! Esta é uma pequena parte da comida de ingredientes que nós vimos lá na Itália. Muitos outros posts virão ! Va bene !

Epa! Aqui estão as opiniões dos velhinhos que gostam de conversar agitando as mãos :

 dsc03532-2

Somente scampa la pipi, papa ! (Eduardo)
Soberbo! Il telefono e io piangere ! (Mingão)
Belíssimo ! Sabor à Toscana ! (Déo)

Ciao !!

.

Anúncios

4 Responses to “scampa la pipi, papá! ou, sob o sol di ferrace di vasconcello !”


  1. 1 Ameixa seca novembro 17, 2008 às 3:58 pm

    Se vocês não existissem, teriam que ser inventados 😉
    Estes posts são alto astral, super divertidos!
    Acho que depois de tanto vinho eu ia deixar queimar o risotto he he

  2. 2 Lucas novembro 17, 2008 às 4:39 pm

    Parabéns pelo blog. Bom demais. Abraço.

  3. 3 Aline Neme novembro 18, 2008 às 8:07 am

    Edu,

    Como sempre vc e a Dé sempre arrasam!
    Babei demias no risotto!!! Tô viciada no danado!!! hehehe

    Bjundas

  4. 4 eduluz novembro 18, 2008 às 11:51 am

    Ameixa, esta receita só funciona se o vinho for devidamente tomado. A professora disse que se deixar queimar um pouquinho, talvez fique até um pouco melhor. rs

    Lucas, grato pela audiência !

    Aline, o ministério da saúde previne : cuidado com o risotto. Ele pode viciar !!

    Abs a todos !


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 658 outros seguidores

Posts recentes

Comentários

Blog Stats

  • 1.425.962 hits
novembro 2008
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Arquivos

Atualizações Twitter

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: