siena – mangia, mangia, che te fa benne !

toscano                                                                              03/11/08

                      Siena   Mangia, mangia, che te fa benne !

Vou fazer um breve resumo da viagem até chegarmos a Siena, a grande cidade da foto abaixo e que ficava exatamente na metade do nosso tour !

dsc02652-2 

Desembarcamos em Milão, pegamos o carro e fomos direto pra Bologna, na Emilia Romagna. Com 40 kms de calçadas cobertas, Bologna é uma cidade muito bonita e que esconde tesouros em cada esquina ! Ficamos 3 noites lá !

        dsc01799-2

Tempo suficiente pra conhecer Parma onde fizemos um tour espetacular pra saber como são feitos parmegianos reggianos, acetos balsâmicos e presuntos crus. É claro que tinha degustações de todos os tipos !!

dsc01857-2

E fomos também pra Modena, na Osteria Francescana (encontro marcado aqui) onde o Massimo Bottura fazer um belíssimo menu degustação ainda nos presenteou com um livro dele sobre o Aceto. Esperem que este merece um post especial ! 

                      dsc02095-2

Ah! Lá em Modena também fica a espetacular Galleria Ferrari.

dsc02004-2

Em seguida, ficamos duas noites no hotel L’Andana, em Castiglione della Pescaia com este por-do-sol …

dsc02240-2

Logo após, 3 noites em Siena, sendo que na primeira, fomos ao restaurante Al Mangia. E é justamente sobre este jantar que escrevi o texto abaixo que foi publicado lá nos Destemperados:

Comer é sempre muito bom ! Ainda mais se acompanhado por história e tradição.
Pois bem! Estivemos em Siena, em plena Toscana e resolvemos ir ‘manjar’ no ristorante Al Mangia !

dsc02639-2

Comida italianíssima como convém: massas (que horror, o certo é pasta!), molhos, bruschettas, cantucci, chianti e vin santo. E tudo isto na Piazza del Campo onde acontece desde 1283, o Pálio.

dsc02614-21

Nada a ver com o carro da Fiat, este Pálio é simplesmente a festa mais comemorada da Toscana. Ela acontece duas vezes por ano ( em 02/07 e 16/08)  e é uma corrida de cavalos sem sela com jóqueis representando 10 dos 17 distritos de Siena. É quase um Palmeiras e Corinthians dos cavalos. Adivinha se não rolam apostas, desafios e uma tremenda festa dos ganhadores. E esta corrida dura exatamente 90 segundos. Fantástico, não ?

Portanto, neste palco, onde você, sinceramente consegue imaginar as milhares de pessoas que presenciam Il Pálio, resolvemos começar a nossa viagem no tempo com algumas bruschettas. De ragu, de alho e de tomate.

             dsc02626-2

 Acompanhadas de um belíssimo vinho tinto, um Chianti Classico Castello di Cacchiano 2005 DOCG, um verdadeiro potro !!

                  dsc02627-2

Fomos direto pras massas (ôpa, pastas!)! A Dé foi de Spaghetti com pomodorini pachinno, mozzarella e basílico . Esta foto é pornográfica !!

dsc02631-2

E eu de Pici Senesi alla Mangia ( uma massa típica toscana que é feita somente de farinha de trigo e água!) . Prego !!

     dsc02633-2

Estavam tão boas que (me desculpem os professores de etiqueta) entregamos os pratos limpinhos após passarmos pão ( da casa e italiano) em todo o molho !  

dsc02638-2

De sobremesa, cantucci ( biscoitinhos de amêndoas) com vin santo. O grande barato desta sobremesa é que a tradição manda molhar o biscoito ( sem conotoções !!) no vinho, que é extremamente doce e comê-lo. Parece que se está saboreando um pavê toscano !

Olha, é de chorar! E nada a ver com o clima dramático dos nossos fratellos italianos!

                       dsc03017-2

Agora me diz se um lugar que tem um monumento destes na frente dele, merece ou não uma visita destemperada !!

Ciao !

PS – Quem estiver curioso e quiser dar uma olhada nos melhores momentos da nossa viagem, dá um pulinho lá no  Filigrana, o blog da Majô que quebrou um galhão e colocou o post “imeeenso” lá. Grato Majô !

.

Anúncios

7 Responses to “siena – mangia, mangia, che te fa benne !”


  1. 1 Majô novembro 19, 2008 às 12:04 pm

    Aiiii Edu, quase atravessei o monitor com essas fotos fantásticas das pastas com esse molho de tomate que só eles têm 😉 E o parma, djilicia 😆
    Tá muito bacana o post, pode continuar hehe

  2. 2 Ameixa seca novembro 19, 2008 às 2:53 pm

    Que comemoração especial né? 25 anos que culminam numa viagem belissima! Super bonitas as fotos… e venham mais 25!!!
    😉

  3. 3 eduluz novembro 20, 2008 às 1:34 pm

    Majô, é impressionante como se come bem e com simplicidade por lá. Agora, este depósito de parmegianos reggianos é realmente um sonho! A maioria de 30 meses e já prontinhos praserem degustados. Uma delícia mesmo !

    Ameixa, são 25 anos de muito prazer e satisfação ! E que venham mais 25 e mais 25 emais 25 ….

  4. 4 Emília novembro 20, 2008 às 9:11 pm

    Ai, ai, ai…Edu, eu estou proibida de visitar o seu blog até o final da minha dieta! Como eu vou conseguir comer arroz integral com esse presunto cru e as ‘pastas’ na minha frente? (Suspiros)
    Bom, eu vou focar nas fotos maravilhosas dos lugares, amei essa foto do pôr-do-sol no L’Andana. Aliás, andei dando uma olhada lá no site deles e tudo é absolutamente delicioso…imagino que a comida deles não deva ser diferente. Esperamos o post da Osteria Francescana!

  5. 6 Michel novembro 22, 2008 às 2:18 pm

    Se eu fosse em um lugar deste não sei se voltaria.
    Lindo!

  6. 7 eduluz novembro 24, 2008 às 7:51 pm

    Emília, o L’Andana é um espetáculo mesmo. Dá pra ver melhor no próximo post se bem que nós achamos a comida do restaurante estrelado meia-boca ! Quanto ao Massimo, aguarde e verás !

    Calma,Cosntance, calma !

    Prof Michel, é duro de voltar mesmo estando por aqui !

    Abs a todos !!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 640 outros seguidores

Comentários

Blog Stats

  • 1,340,310 hits
novembro 2008
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Arquivos

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: