toscana – l’andana + ducasse + curso de culinária

uno                                                                                            01/11/08

       Toscana – L’Andana + Ducasse + Curso de Culinária

Vamos dar sequência a nossa saga toscana. Se alguém que está lendo ainda não sabe, eu e Dé acabamos de voltar duma viagem a Itália (mais precisamente Emilia Romagna, Toscana e Milão) pra comemorar o nosso aniversário de 25 anos de casados (que na verdade, será no final deste mês).Ficamos, na sequência, 3 noites em Bologna, 2 em Castiglione della Pescaia, 3 em Siena, 2 em Montalcino e 2 em Milão.

dsc02233-2

Um dos 5 hotéis, foi o L’Andana, propriedade do famoso chefe francês Alan Ducasse ( resturante Benoit e muitos outros mais)), uma dica da Rachel Verano, referendada pela Luciana Lancelotti.

          dsc02549-2

Imagine a situação : chegamos a Tenuta La Badiola, por volta das 16:30 hs. O sol estava se pondo e tínhamos que fazer o check-in. Passamos correndo pela recepção, fomos pro jardim tirar fotos e apreciar o mais lindo poente da viagem. Veja se valeu à pena ou não ?

dsc02243-2 dsc02245-22

Finito o por-do-sol, fomos pra mais um (belo) choque ! Nos concederam um up-grade e ficamos na melhor suíte do hotel. O quarto (se é que podemos chamar de tal..) era espetacular com vários ambientes, dois banheiros, um mezanino e janelas viradas para o … por-do-sol.

dsc02255-2 dsc02256-2 dsc02257-2 

                   dsc02258-2 dsc02259-2 dsc02262-2

Foi o tempo de tomar banho, nos trocarmos e rumar pra nossa aula de culinária italiana e em italiano que era bem ao lado deste cantinho bem bacana!

                       dsc02415-2

Uma discípula do Alan Ducasse (que por sinal, deu, literalmente, um bolo na gente! rsrs), a Annalisa Martini nos mostrou como fazer um Risotto de Zucca com Pancetta e Pecorino e uma sobremesa, um Fondant ao Ciocolatto.

        dsc02268-2

Veja o mis-en-place dela, que bacana.

             dsc02269-22

Ganhamos aventais e apostilas by Ducasse.

                              dsc02271-2

Só a preparação das abóboras carameladas já valia a aula. Estas fotos estão tão bonitas como as do por-do-sol. A Dé, pra variar, caprichou !

dsc02276-21 dsc02328-2

Começamos pela sobremesa pois a idéia seria fazer o risotto e imediatamente, ir comer lá no restaurante. O doce é praticamente um Petit Gateau.

Veja que curioso! Todos os ovos são numerados pra, em caso de necessidade, se identificar o produtor.

dsc02280-2

Bate-se os ovos e junta-se açúcar e farinha.

      dsc02293-2

Numa panelinha, o chocolate (70% de cacau) é derretido com a manteiga.

dsc02297-2

Misturamos tudo e colocamos em forminhas. E pronto ! Só levar ao forno e comer!

             dsc02310-2

Voltemos ao risotto. Primeiro uma lição básica de como cortar cebolas e a própria fritando na manteiga junto com pancetta até ficar translúcida.

dsc02318-2     dsc02323-22

Após 10 minutos, junte o purê de abóbora.

dsc02346-21

Antes de comer, veja o talo da cebolinha sendo cortado, frito e enfeitando o prato junto com a pancetta frita.

dsc02350-2        dsc02355-2

O risotto estava quase pronto. Esta chuvinha é toda de parmegiano reggiano ! Ô chuvinha boa !

 dsc02375-2

Que belo prato !

                           dsc02383-2

A mesa estava posta no restaurante ( ao ladinho da cozinha ) e os alunos (nós) estávamos prontos pra comer a lição de casa !

dsc02391-21

Tudo acompanhado por vinhos feitos no próprio hotel.

dsc02399-2 dsc02430-2

E a sobremesa que foi feita no início da aula. Acompanhada de um sorvete de lavanda que era muito bom !

dsc02409-2

Ah! Ainda ganhamos diplomas pra provar que realmente passamos de ano !

                    dsc02410-2

Esta aula é muito boa e recomendo pois além de tudo, a vista ajuda bastante !
dsc02235-2

A filosofia do hotel é utilizar ingredientes produzidos ou por eles mesmos, ou por produtores próximos certificados. Com a quantidade de oliveiras que eles tem lá, é claro que eles fazem o próprio azeite !

dsc02420-2 dsc02423-2

Já o jantar na noite posterior e no restaurante estrelado do hotel foi ‘mezza’ boca. Não vale nem um post exclusivo. Parecia que o Ducasse tinha acordado como Francis Mallmann ! Ou seja, bem mão-pesada!!

dsc02512-2 dsc02519-2 dsc02521-21 dsc02523-2

De qualquer maneira, fica uma informação curiosa: uma ‘andana’ é exatamente igual a distância entre dois destes pinheiros. Que formam um maravilhoso corredor de 1 km na entrada do hotel ! Fantástico, não ?

dsc02231-2

Até !

.

Anúncios

10 Responses to “toscana – l’andana + ducasse + curso de culinária”


  1. 1 Leo novembro 24, 2008 às 8:45 am

    Belas fotos. E o risotto da chef ficou quase tão bonito quanto o que vocês fizeram no post abaixo, hehe. abraço.

  2. 3 eduluz novembro 24, 2008 às 7:53 pm

    Leo, você está certo ! Eu sou mais o nosso risotto !! rsrsrs

    Ameixa, bota fantástico nisto ! Os caras capricham muito em todo o serviço além da paisagem ser o prato principal. As janelas dos quartos parecem obras de arte !

    Abs.

  3. 4 Odete novembro 25, 2008 às 12:36 am

    Bela Italia! Assim deu gosto fazer aulas, hein!
    Obrigada por dividir conosco, as fotos estao lindas.
    Ah, foi aniversario de casamento. Entao mesmo atrasadinha, meus parabens e votos que continuem assim, parceiros felizes.

    bj ao casal.

  4. 5 Aline Neme novembro 25, 2008 às 7:41 am

    Que viagem fantástica… tô babando em todas as fotos!!!

    A entrada do Hotel L’Andana mais parece uma pintura!

    Bjundas

  5. 6 Luís Pontes novembro 25, 2008 às 2:00 pm

    Pois é, Eduardo,
    Neste terceiro capítulo da “saga”, tenho de comentar:Que viagem magnífica! Eu conheço estes sítios, numa perspectiva mais “exterior”, mas não imaginava os universos gourmet que encerravam. Acho que vou ter que dar uma “esticadinha” até estas terras de novo, agorav com essas preciosas notas de viagem que aqui vão ficando. Será por certo lá para Abril ou Maio, quando eu estuiver a morrer de saudades da minha filha mais nova que vai passar uma grande temporada em Milão. Ai vou, vou!

  6. 7 Michel novembro 26, 2008 às 6:31 am

    Que desbunde Edu.
    Risotásso bacana também.

  7. 8 eduluz novembro 28, 2008 às 3:21 pm

    Odete, grato pelos parabéns e na verdade você não está atrasada! O nosso aniversário foi nesta semana !!

    Aline, você captou certinho ! Aquela entrada é cinematográfica !

    Luis, vá mesmo pois nós já estamos pensando em quando será possível passear por lá novamente. E bom projeto Y pra nós ( inclua a Marizé) neste final de semana !

    Prof Michel, gostei bastante da idéia de que não é necessário ficar mexendo o risottto ininterruptamente. O gostinho do arroz “chamuscado” é muito bom !

    Abs a todos !

  8. 9 Luciana novembro 30, 2008 às 11:24 pm

    Eduardo, que sonho de viagem! E que bela forma de comemorar. Com os sabores da Itália!
    Fico muito feliz que tenha aproveitado e já anotei minhas partes favoritas. Adorei ver que você participou da aula no L´Andana. E sua apuração está nota 10!
    Parabéns!
    Grande abraço!

  9. 10 eduluz dezembro 3, 2008 às 12:24 pm

    Luciana Lancellotti, grato pela passagem. Afinal de contas, você ajudou bastante no planejamento da viagem especialmente na indicação do L’Andana ! E gostei bastante da tua participação lá no SBT.

    Abs.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 640 outros seguidores

Comentários

Blog Stats

  • 1,336,629 hits
novembro 2008
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: