dcpv x chef – a escolha do bigboss Claude Troisgros

número 197                                                                          19/11/08

     DCPV x Chef – A escolha do bigboss Claude Troisgros

Ser chef de cozinha não é nada simples. São muitos anos de trabalho, aprendizado e dedicação. O profissional precisa conhecer profundamente a origem e a qualidade dos produtos, saber montar cardápios e menus adequados às estações, conhecer o gosto dos clientes, ter talento para dirigir uma equipe e, principalmente ser apaixonado pelo mundo da culinária.”

dsc03652-2

Hoje, cozinhar é um hobby, um divertimento, um antiestresse. Muitas pessoas cozinham em casa, recebem amigos e sentem o que é a arte de cozinhar.”

E não esqueça: a simplicidade é o mais difícil dos temperos.”

Estes trechinhos, pinçados do livro “Receitas Preferidas do Chef Claude Troisgros” da Larousse, mostram uma pequena parte do porque do Claude ser o nosso ídolo há muito tempo.

              dsc03587-2

Receitas incríveis e simples, saborosas e inesquecíveis, temperadas e tropicais, memoráveis e sociais formam toda a bagagem do Claude. Além dele ser uma ‘figuraça’, simpático, apaixonado e solícito a ponto de topar participar do nosso DCPV x Chef onde os nosso chefs preferidos indicam um menu completo pra que a nossa noite seja espetacular. Se juntarmos todas as receitas dele que já fizemos por aqui, teríamos um belo livro.

E é com a devida emoção ( foi o nosso mestre que indicou !) que anuncio: vamos ao DCPV x Chef com o Claude Troisgros .

EntradaAtum micromicui com carpaccio de pupunha (pag 21)

Pra começar os trabalhos, uma Absolut Pepper ( do moinho!)

       dsc03566-22

Com os ingredientes comprados no sex-shop ( a ocasião merece!), parti pra fazer esta magnífica entrada.

O atum é feito com antecedência pois precisa ficar pelo menos 6 hs na geladeira. Pegue um belo filé de atum e tempere-o com sal e pimenta ( do moinho, segundo o Claude). Passe-o em claras batidas e empane-o numa mistura de gergelins branco e preto.

dsc03560-2

Frite-os rapidamente em azeite bem quente e de todos os lados. Tome cuidado pra não fritar demais pois ele tem que ficar bem vermelho no centro. Enrole-o num filme plástico e leve a geladeira .

             dsc03579-2

Não precisei cortar a pupunha em fatias finas pois o sex-shop já o vende em forma de carpaccio.

             dsc03572-2

Só fiz o vinagrete de gengibre (molho de soja, gengibre ralado, óleo de gergelim, azeite extra virgem, alho picado, suco de limão, balsâmico, sal e pimenta). E montei !

dsc03603-2

Olha ! É muito, mas muito bom mesmo! A combinação do molho com o atum é demais e a sobra de tudo  ainda te faz ( e nós fizemos) pegar um pedaço de pão italiano e acabar com tudo o que está no prato ! Espetacularrrr, Claude !

                  dsc03593-2

Pra acompanhar, um vinho branco Pinot Grigio Graffigna 2007 Argentina que foi ” ponto G, brrrrranco, descolado, claudesco ” segundo os troigretes, nós mesmos. Louve-se que a harmonização foi perfeita !

Principal ( e que principal)Pato assado ao maracujá ( pag 56)

Este pato não morreu em vão ! Ele simplesmente se tranformou num prato memorável. Segundo o próprio Claude, ele é “uma tropicalização do clássico canard a l’orange“.
Imagine um patão assando em fogo baixo por 3 – 4 hs ( hummm! o aroma invadindo a casa!) até ficar macio e suculento.

                    dsc03558-2

Pois foi o que aconteceu ! Este pato, marinado com uma mistura de água, cebola e alho picados, sal e pimenta foi assado a 160ºC com o cuidado de umedecê-lo com a própria marinada, sempre que necessário.

       dsc03568-2

Ainda por cima, é feita uma calda com a gordura dele mais açúcar e balsâmico, que utilizei pra dar uma laqueada! Meu Deus !

             dsc03620-2

Pra guarnição, um purê de maracujá feito com maçãs verdes, manteca ( ôpa, manteiga), açúcar, pau de canela, cravo, suco de maracujá fresco e uma pitada de sal “pra levantarrrr o astral” !

              dsc03577-2

E pra finalizar, um molho de pimenta verde em grãos, Grand Marnier e manteiga. Sublime !

dsc03630-2

Pra levantar (mais ainda!) o astral, um bom tinto, um Cabernet Sauvignon Aliwen 2007 Chile que disse em bom e velho francês : Je suis “engraxado, patológico, comparato, deslizante” segundo todos os 4 maiores fãs do Claude, nós mesmos .

       dsc03625-2

SobremesaGros Gateau

Segundo o Claude, uma sobremesa inventada pelo Michel Bras e aperfeiçoada pelo Jean-Georges. Com este curriculum, dispensa apresentações. Cá pra nós, quem nunca comeu um Petit Gateau ?

dsc03641-21

Neste caso, foram acrescentadas castanhas do Pará moídas na massa e acompanhado com um sorvete de frutas vermelhas e algumas sementes de lavanda. Mais um espetáculo !

Leia a opinião dos famosos dançarinos ( muito machos !!) de cancan :

              dsc03607-2

Claude para presidente do DCPV ! Que noite. (Eduardo)
Parfait! Magnifique ! Delicieux ! (Déo)
The numeber one ! The bestest! Ô homem bom ! (Mingão)

Bom, merci, Claude por transfomar uma das nossas belas quartas numa noite inesquecível. E, se já éramos super-fãs, imaginem agora depois deste banquete ! Fique com estas flores do meu jardim como um presente !

dsc03551-2 dsc03553-21

E pra terminar com chave de ouro, uma mensagem do próprio Claude pra nós :

  Queridos amigos,
  É muito bom poder participar dos encontros de vocês. Espero em breve fazer isso
  pessoalmente.Abraço,
  CT
  Au revoir !

Puxa, Claude ! Agora você está encrencado de vez! Esta promessa terá que ser cumprida! 

PS – Agradeço a Denise, a assessora de imprensa do Claude Troisgros pelo pronto atendimento e excelente intermediação ! Se você for um grande fã, como nós, cadastre-se já no site dele e receberá informações fresquinhas dos seus eventos.

.

Anúncios

6 Responses to “dcpv x chef – a escolha do bigboss Claude Troisgros”


  1. 1 Leo novembro 26, 2008 às 10:43 am

    Bravo, bravo, bravo. Edu, só uma dúvida. Costumo fazer esse atum, mas não o levo à geladeira por 6 horas. Para que seria? E depois, você só deixa à temperatura ambiente? Abraço e parabéns. Serviço impecável.

  2. 2 Maria A. Auler novembro 27, 2008 às 5:18 am

    Edu,
    Esse chef e’ tudo de bom! O seu foi um dos melhores jantares da minha vida, no restaurante que era um charme no jardim Botanico, Rio de Janeiro. Abracos da Italia,
    Maria

  3. 3 eduluz novembro 28, 2008 às 3:28 pm

    Leo, que é o nosso convidado de numero 24 nos InterBlogs, muito bom que você gostou. Eu acho que este tempo na geladeira é pra refrescar bem o atum que é servido frio além de fixar melhor os gergelins.

    Maria, a nossa guia em Milão, o Claude é fantástico mesmo ! E gratíssimo, mais uma vez, pelo passeio e pelas dicas que nos deu lá na terra do bife à milanesa !!

    Abs a todos !!

  4. 4 Emília novembro 29, 2008 às 9:50 am

    Claude! Somos grandes fãs, que maravilha vê-lo por aqui…Éramos telespectadores fiéis do Menu Confiança e chegamos a testar algumas das receitas, tudo sempre delicioso e com a simpatia dele ainda por cima. E pato! Estou achando que vou ter que comer algum este final de semana, culpa sua e do Claude Troigros 😀
    DCPV é puro prestígio 😉

  5. 5 Leo dezembro 1, 2008 às 8:58 am

    Fala Edu, tô escrevendo de novo para agradecer o convite do InterBlogs. Falando nisso, eu tinha visto do DCPV x Mocotó. Como assisti uma aula com o Rodrigo Oliveira no Prazeres da Mesa, resolvi fazer também um prato em homenagem ao Mocotó e coloquei no blog. Abraço.

  6. 6 eduluz dezembro 3, 2008 às 12:29 pm

    Emília, o Claude, através do seu representante em São Paulo, eu mesmo, agrrradece ! E fale pro Marc fazer o pato pois ele, além de ser delicioso, ainda tem uns sub-produtos tais como carninhas e ossos que servem pra sandubas, caldos, etc.

    Leo, seja muito bem vindo ao clube . E vou dar um pulinho lá pra ver a homenagem ao Rodrigo que por sinal, é muito solícito e excelente chef.

    Abs a todos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 639 outros seguidores

Comentários

Blog Stats

  • 1,344,091 hits
novembro 2008
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Arquivos

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: