dcpv – da cachaça pro vinho – 16º interblogs – a escolinha do prof michel

número 215
14/05/09

dcpv – 16º interblogs – A escolinha do prof Michel

Esta história é muito boa.
Conheci o Michel Khodair através do seu homônimo blog, o Khodair. Sempre com informações antenadas e “tiradas” de primeira.

DSC08317-2
Edu, Déo, Prof Michel e Mingão: estudando! 

Daí foi um pulo pra convidá-lo a participar dos interblogs (quer saber o que é?). Resposta pronta e afirmativa:” Puxa! Que honra. É claro que topo.”
O tempo passou (rápido, como sempre) e no intervalo, o prof Michel abriu o CEG (Centro Educacional de Gastronomia), uma bela escola na Av dos Eucaliptos, 618, Moema, Ibirapuera (depois deste jabá, esperamos uma nova aula com o mesmo preço! rsrs).
Aproveitei e nos inscrevi, eu e a Dé, pra fazer um curso de uma tarde sobre Wok. Inscrição aceita, perguntei como pagar o tal curso.

DSC08328-2
A Dé caprichou na produção da sala de aula!

Prof Michel me respondeu: “No momento estamos com muita procura por cursos longos. Retiramos quase todos os cursos curtos”.
Eu retruquei: “Quer dizer que você não está dando bola pros pequenos clientes!” rsrs

DSC08333-2

No que ele desafiou: “Pra não deixar o amigo a ver navios, irei na sua casa e darei uma aulinha básica sobre Wok e de tabela nos esbaldamos com comidinhas “wokianas”. E eu não descarto a minoria. Eu trato com carinho e atenção redobrada, tão redobrada que vou até a minoria ensinar em vez da minoria vir até mim !” rsrs

DSC08443-2

Resultado disso tudo: o dia chegou e o Prof Michel se aboletou pra Ferraz de Vasconcelos pra ministrar a tal aula sobre Wok (e gastronomia) pros seus alunos aplicados, nós mesmos.

DSC08418-2

Acompanhe, portanto, a 1º Aula Básica de Culinária ao Vivo e em Cores do dcpv, a Escolinha do Prof Michel. Começamos com caipiroskas e saquerinhas.
Caipiroskas de Mandarina com  Absoluts Vanilia e Mango.

DSC08312-2

E Saquerinhas de Blueberry.

DSC08323-2

Competentes e aquecedoras e com os motores aquecidos, começamos efetivamente a aula.

Prof Michel nos saudou com as seguintes entradas:
I – Camarões de tamanho impressionante com legumes e pão tostado (servidos num copo bacana) **

DSC08309-2

É claro que já tinha feito o mis-en-place, pois o Michel veio do Ibirapuera até a nossa grande megalópolis em pleno horário de rush e chegou após as 20:00hs. Os legumes da salada já estavam cortadinhos: pepino japonês, tomates e salsão.

DSC08306-2

O molho também já estava pronto. Azeite, gergelim (branco e preto), sal, pimenta do reino e shoyu.

DSC08342-2

Os camarões impressionantes foram “wokados” e “shoyados”.

DSC08384-2

Tudo isto num copo bacana .

DSC08393-2

Didático, não? E deliciosos!

II – Cubos de frango ao curry, abacaxi no pão de uvas e queijo suiço gratinado**

Refogamos cebola em brunoise (ah! esses professores!). Juntamos peito de frango e abacaxi em cubos. Adicionamos creme de leite fresco e curry. Ajustamos o sal.

DSC08373-2

Cortamos o pão de uvas do Olivier Anquier (aqui, em vez dos alunos presentearem o professor, aconteceu o contrário. O Michel nos trouxe o pão, além de muitos outros presentinhos).

DSC08338-2

Arrumamos o frango por cima do pão, ralamos o queijo Ementhal e levamos ao forno pra gratinar.

DSC08389-2

DSC08391-2

Pronto, um espetáculo e tiramos nota 10 com louvor (também com esse professor!).

DSC08414-2

Era hora do intervalo. Conversamos um pouco, jogamos (ou melhor, assistimos) futebol e voltamos pra aula.

Prof Michel nos ensinaria a fazer o prato principal: Linguado com Coco, Gengibre e Caril **
Começou salteando cebolinha verde e gengibre ralado numa Wok. Adicionou a pasta de caril vermelha, o leite de coco, o caldo de peixes, as folhas de kaffir e o talo de capim limão. Finalizou com nam pla e shoyu. Estava pronto o molho.

DSC08429-2

Salteou o linguado em cubos, os camarões e as lulas em anéis num pouco de azeite.

DSC08297-2

Finalmente, misturou o molho ao salteado de frutos do mar.

DSC08435-2

Estávamos prontos pra prova final no CEG. Só faltava mostrar o resultado, o prato montado.
Como acompanhamento, um arroz jasmim com leite de coco e um caril de batatas e pimentão (onde o professor mais uma vez mostrou os seus conhecimentos ao nos ensinar o que é uma batata Pont Neuf?).

DSC08449-2

Cheiroso, saboroso e só ouvíamos “hummms” na sala-de-aula.
E não é que a diversão estava chegando ao fim, mas antes uma adoçada (mais ainda)  na nossa vida.

DSC08461-2

Prof Michel trouxe as tortinhas de casa e comprou o chocolate belga .

DSC08327-2 DSC08304-2

E nós não precisamos fazer nada nas Tortinhas de Patê Sucrèe com Chocolate Europeu, Bananas Derretidas, Calda de Caramelo e Macadâmias**.
Só comer!

DSC08351-2 DSC08453-2

Cumprimos a missão; comemos bastant!.

DSC08472-2

Ué? Este blog não se chama da cachaça pro vinho? Cadê os próprios?
Calma, o professor não proibiu bebidas alcoólicas. Pelo contrário, ele nos acompanhou, inclusive, nas opiniões um tanto quanto inusuais.

DSC08424-2

1 – Vinho branco DA’divas Lidio Carraro Brasil 2008 = perfumado, michelado, impressionante, khodairesco.

DSC08412-2

2 – Vinho branco Jacobs Creek Chardonnay Austrália 2008 = perfeito, apimentado, nicolekkidmanesco, competente, honesto.

DSC08439-2

Olha, certamente foi a melhor (e mais praseirosa) aula que tivemos até hoje (como disse o grande Mingão).

DSC08386-2
Fica aqui o nosso eterno agradecimento ao Prof Michel (ele foi eleito por unanimidade o professor honorário do dcpv) por esta participação ao vivo, pois além da quantidade de ensinamentos que ele nos proporcionou, ele demonstrou ser um tremendo boa-praça!
Esperamos que a partir de agora, ele pense seriamente em abrir uma filial do CEG aqui em Ferraz!

Leia a opinião do professor Michel sobre a classe: ” Irresistivelmente marcante. Adorei porque vocês adoraram”!

DSC08451-2

E leia a opinião dos alunos:

DSC08427-2

Grande menu! Viva o Michel! Quando é a próxima? (Edu)
Adoramos porque você cozinhou. (Mingão)
Perfeito congraçamento e adequação; interação deliciosa! Noite perfeita! (Déo)

DSC08416-2

É isto mesmo! Como disse o Déo, noite perfeita e parodiando o início do nosso contato,“a honra foi nossa”!
Não é qualquer um que toma o anisete da D. Anina!

DSC08477-2

Até o próximo inetrblogs que será em junho onde teremos a comida do Minho, indicada pela intrépida e popularíssima Ameixinha do blog Canela Moída.
Como diria o grande Sílvio Santos, aguardemmmmmmmmm!

.

PS – Todas as receitas com ** são do Prof Michel. Ou seja, todas as que foram feitas (e devidamente comidas) nesta noite .

.

7 Responses to “dcpv – da cachaça pro vinho – 16º interblogs – a escolinha do prof michel”


  1. 1 Ameixinha 18 de maio de 2009 às 16:04

    Eu estremeci desde a entrada até ao final. Um menú arrepiante de tão bom 🙂 Caril, caril… adoro caril, ou curry como vocês dizem 🙂 E frutos do mar é mesmo comigo!!!
    Aiii Junho, vai ser o mês da minha desgraça he he
    Minhotos, me perdoem!
    O que vale é que o menú está nas mãos de óptimos cozinheiros e anfitriões!
    Edu, salva-me dessa hein? 😉 Eu não tenho nada de intrépida, já estou tremendo de medo he he

  2. 2 Michel 18 de maio de 2009 às 23:18

    Sem melação de cuecas… foi bacana pacas!

    Mas ainda preciso fazer um melhor, com mais calma… rsrsrs
    Estou só querendo fazer farra de novo.

    abs. a todos.

  3. 3 Eduardo Luz 19 de maio de 2009 às 19:47

    Ameixa, que desgraça, que nada ! Vamos só mostrar ( e degustar) a comida Minhota!!
    E nem precisa ter medo pois já vi o cardápio que você mandou e certamente será um sucesso!!
    Quanto a noite do Michel, além de excelente foi muito interessante ter a pessoa por aqui pra, além de cozinhar, conversar conosco. A experiência foi muito boa! Se quiser repetir, é só avisar!!

    Michel, grande prof Michel, esperamos ansiosamente este nova oportunidade. Como diriam aqueles pistoleiros sobre o duelo : é só marcar!!

    Abs a todos !!

  4. 4 Márcia Lefouet 19 de maio de 2009 às 20:39

    Afff, que eu adorariiia ter participado, viu? Só delícia, minha gente! Eu sabia q o Michel era chef e tals, mas não que ele era professor AND dono de escola… muuuito chique!
    Até hoje eu me pergunto de onde foi que eu tirei a ideia de que eu tinha algo em comum com esse povo chique e profissa, e concluo que eu sou é só muuuito metida mesmo!!!
    kkkkkkkkkkkk
    Abraços, povo!

  5. 5 Liliane 20 de maio de 2009 às 11:49

    Que inveja, no bom sentido. Preciso urgente criar um grupo desse aqui no meu bairro para aprender e também ensinar o que aprendo aqui.
    Liliane

  6. 6 eduluz 25 de maio de 2009 às 11:31

    Márcia, a mãe do Guigão. É, o Michel e tudo isso e mais um pouco. O “caba” é bom demais!!
    E pode parar pois o teu IB também foi um espetáculo. Estamos só esperando o Guigão crescer pra que você “trabalhe” outra vez por aqui!! E o Leão, heim ??

    Liliane, o negócio é fazer um VPDC. Pode ter certeza que a diversão é garantida.

    Abs.


  1. 1 30º Inter Blogs – Cuecas (literalmente) na Cozinha do DCPV. « Da cachaça pro vinho Trackback em 7 de setembro de 2010 às 07:35

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se aos outros seguidores de 655

Comentários

Blog Stats

  • 1.467.922 hits
maio 2009
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: