santiago do chile – neruda, la moneda e adiós

loco, picoroco
fev/09

 Santiago do Chile Neruda, La Moneda e Adiós.

Último dia de viagem à Ilha de Páscoa. E o primeiro inteiramente em Santiago.

DSC05353-2

Como já tínhamos ido pra lá algumas vezes, também já conhecíamos a maioria dos pontos dito turísticos e convencionais.

DSC06264-2

Uma das lacunas era justamente a casa do Pablo Neruda, a La Chascona. Por sinal , o primeiro  contato gastronômico que tivemos com Neruda foi através da Adriana que mandou um postal ao Déo que continha a Ode al Caldillo del Congrio que gerou uma belo post :  Teorema de Neruda – Mar + Terra = Céu.

 DSC06239-2

La Chascona fica no bairro boêmio BelllaVista e até Carniceria tem por lá!

DSC06247-2

A visita guiada dura 40 minutos e é imperdível. Infelizmente, não é possível tirar fotos do interior, mas só com a visão da parte externa já dá pra imaginar o quão interessante é internamente. Além, é claro, da bagagem que o nome Neruda carrega.

DSC06232-2

Na verdade, esta casa foi feita aos poucos. Inicialmente era um lugar pro Pablo Neruda encontrar a sua amante Matilda, a La Chascona, a cabeluda.
Ela, a casa,  era pequena e a idéia de Neruda era construí-la no formato de um bote já que ele amava o mar, mas não gostava de estar nele ( estes poetas!)!

DSC06226-2

É um lugar aprazível com parreiras…

DSC06225-2

… macieiras…

DSC06243-2

… e uma lojinha com um café bem bonitinhos. Note ( e a Adriana lembrou muito bem) que as letras das janelas são P (Pablo) e M (Matilda).

DSC06223-2

Toda a história de Neruda ( que na verdade se chamava Neftali) está lá: o prêmio Nobel, os quadros dos amigos, os livros ( você sabia que Jorge Amado era amigão dele e que este livros serviam de esconderijo pra entrada dos livros dele no Chile?) e  os bares ( são 2 na casa. Ele sabia tudo!).
Quando estiver em Santiago, faça este passeio. Você também vai se emocionar.

DSC06238-2

Saímos de lá e fomos andando em direção ao centro. Passamos pelo bairro do design, Lastarria e Bellas Artes próximo ao Cerro Santa Lucia, onde vimos lojinhas transadas e restaurantes muito legais.

DSC06249-2

Resolvemos almoçar num veggie, o El Naturista onde comemos coisas substanciosas como quinua, grãos e sucos ! Comida honesta e o lugar é de alta rotatividad . ( ôpa! Passa muita gente por lá! rs)

DSC06255-2 DSC06258-2

Cruzamos lo Centrão e fomos ao Centro Cultural Palacio La Moneda dar uma olhada numa (bela) exposição  sobre Diego Rivera e Frida Khalo, já que estávamos com os nomes deles na cabeça após diversas citações de seus nomes no tour por La Chascona ( eles eram da patota do Pablito).

DSC06274-2

Daí, pegamos um taxi pro hotel. O motorista estava “perdidaço” e certamente  não chegaríamos lá sem as minhas dicas! Não sei foi coincidência, mas a maioria dos taxistas de lá me pareceram bem despreparados ( e outra coincidência, me lembraram os nossos!) 

DSC06290-2

Tomamos um belo banho ( estava quase 40ºC ) e fomos visitar o ponto turístico mais próximo do hotel,  o shopping Parque Arauco que tem uma atração imperdível : ar condicionado!

DSC06276-2

Jantamos por lá mesmo, no Fermenta. Umas tapas e com um belo som ao fundo.

DSC06285-2DSC06287-2

Uma “furiosa” pernambucana gritando “Spórt, Spórt”. É, tinha jogo do Sport Recife em Santiago contra o Colo Colo pela Libertadores ( vitória do Leão por 2 x 1. Que saudades, heim, Márcia, Guigão e Marco!)

DSC06266-2

E pensar que se o Timão tivesse ganho a Copa do Brasil de 2008, estaríamos lá vendo o primeiro degrau da escalada pra Dubai ! Mas tudo bem. Fenômeno está na área e … só faltam dois jogos. Te cuida, Inter !

DSC06299-2

Quem sabe não realizamos este desejo em 2010 ( com mais uma visitinha a nossa querida Santiago).

Hasta!

.

10 Responses to “santiago do chile – neruda, la moneda e adiós”


  1. 1 Luciana Betenson junho 17, 2009 às 9:51 am

    Edu, as casas do Pablo Neruda (fui em duas, em Santiago e em Valparaiso, faltou uma na Isla Negra… era muito longe!) foram definitivamente o ponto alto da nossa viagem ao Chile. Recomendo a todos, sempre! Comprei até o livro de poemas dele 🙂 O poema Autobiografia, que está na parede da casa, é muito bonito 🙂
    Aproveito para te recomendar um blog novo, de uma amiga minha que viaja muito e é super antenada, ligadissima em cultura e gastronomia: http://paixaoporviagens.blogspot.com/. Abraços Edu!!

  2. 2 claudia junho 17, 2009 às 11:27 am

    Tb recomendo CHile por inteiro. Faltou tb Ilha de PAscoa. Subi para Atacama,outra vez fui ao aos LAgos e por ultimo ao sul na PAtagonia. Estou matando saudade vendo suas fotos. Key West fiz numa época mais fria, mas suas fotos estão deliciosas!!
    PArabéns pela foto com Claude!! Essa foto com o chef merece um lugar especial no BLOG!!bj e parabens pelo blog! Se for ao Sukiyake, me procure!
    Qualidade das fotos ótimas!!
    bj
    Claudia

  3. 3 Michel junho 17, 2009 às 1:08 pm

    Se tem um lugar na qual eu moraria na A. do Sul é no Chile. País bonito, pessoas respeitosas, cultaura muuuuito interessante.
    Além de poder beber um belo bourbon com gelos dos Andes.

    Belíssimo post.

    abs.

  4. 4 Ameixinha junho 17, 2009 às 1:58 pm

    Neruda e Khalo numa só viagem é supremo 🙂
    Se uma era cabeluda a outra é peluda… esses artistas têm cada fetiche he he
    40ºC? Isso não dava para mim, ainda por cima ou alérgica ao ar condicionado. Nasci para ser pobre… sem dúvida alguma. Pobre mas não esfomeada he he Adorei as comidinhas naturebas 🙂

  5. 5 Gabi junho 17, 2009 às 2:18 pm

    Ai, q lindo!!!!!!!!!

    Esse blog é mto inspirador!

  6. 6 Armazém S.A. junho 17, 2009 às 8:30 pm

    Muito bom Edu, e é bom saber que você também torce para o todo poderoso Timão!!! Abs!

  7. 7 Adriana junho 18, 2009 às 1:29 am

    Hola Edu e demais confrades!

    Sobrevivo ao volume de trabalho de fim de semestre e após lançar as notas finais de meus alunos, resolvo, antes de desligar o computador, rever o DCPV. E lá está um post sobre Santiago, onde tudo começou… Foi justamente em La Chascona, em janeiro de 2008, que comprei o cartão que enviei para o Ed e que levou à quarta-feira dedicada a Neruda.

    Também fiquei no Hyatt e usei e abusei de sua piscina gelada e do ar condicionado do Parque Arauco. Íamos andando para o shopping, sob o sol das 21h. Neruda faleceu em 23 de setembro, quando eu completava 13 anos. Filha de jornalista, lembro-me daquele dia e dos comentários de meu pai, ensinando-me um pouco sobre o regime militar e apresentando-me os poemas do poeta.

    Para finalizar, um dos detalhes de que mais gostei em La Chascona, foi o desenho das grades das janelas, entrelaçando as letras P e M. Não sei bem o porquê, mas sempre torci pelos amantes… Clint Eastwood e Meryl Streep em As pontes de Madison, Nick Nolte e Barbra Streisand em O Príncipe das Marés, Robert De Niro e Meryl Streep (de novo), em Amor à primeira vista, Omar Sharif e Julie Christie, em Doutor Jivago… Isso para ficar apenas no cinema.

    Bem, melhor dormir… As 7h tenho que estar na universidade.

    Abraços,

    Adriana

  8. 8 eduluz junho 18, 2009 às 2:00 pm

    Luciana, também fomos a La Sebastiana em Valparaiso e tambéma achamos demais. O Pablito é bom demais.
    E já deu uma passeada lá no blog Paixão por Viagens. Que coincidência; nós também temos !! rsrs

    Claúdia, grato pela passagem e nós também já conhecemos praticamente todo o Chile. Patagônia, Atacama e Ilha de Páscoa são fantásticos.
    Já comprei os ingressos pro Sukyiake do Bem. Tremendo evento e provavelmente ós veremos por lá. Quem estiver interessado entre no Blog da Cláudia, o Chá com Arroz que está no blogroll. Só pra ter uma idéia, o Kanashiro e o Alex Atala vão cozinhar por lá !

    Prof Michel, nós também moraríamos lá. Imagina você dar uma aulinha pra gente em pleno Chile utilizando aqueles maravilhosos frutos do mar ???

    Ameixa, taí! Cabeluda e bigoduda. rsrs
    A Dé adora natureba. Eu já gosto um pouquinho !! rs

    Gabi, grato pela passagem e pela inspiração.

    É, xará e ontem demos uma bela cacetada nos gaúchos. Isto porque o Ronaldo ainda não está em plena forma !! rsrs

    Adriana, a professora que instigou um dos ( que eu considero) momentos mais poéticos do DCPV quando fizemos a noite do Teorema de Neruda – Mar + Terra = Céu.
    Ainda bem que deu tempo de corrigir a injustiça de não citá-la lá em cima.
    E grato pela lembrança sobre as iniciais nas janelas.
    Cá pra nós, o tal do Neftali, o Neruda era um gênio!

    Abs a todos.

  9. 9 Rachel Paschoal junho 25, 2009 às 11:43 pm

    Também sou apaixonada pelo Chile. A região de Aysén é pouco explorada e é belissima, fica na Patagonia central. Em Santiago também fiquei no Hyatt, e o seu restaurante Senso é espetacular, do tipo imperdível. Recomendo. Bjs.

  10. 10 eduluz junho 29, 2009 às 8:32 am

    Rachel, ainda não conheço esta região. Mas, como tudo no Chile, vou pesquisar e certamente, adorar!
    Quanto ao Hyatt, é covardia!
    Abs


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 628 outros seguidores

Comentários

Blog Stats

  • 1,312,749 hits
junho 2009
S T Q Q S S D
« maio   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: