dcpv – o tratado do tordesilhas / san gennaro na bráz

brasil!brasil!brasil!
28/06/09

O Tratado do Tordesilhas / San Gennaro na Bráz.

Passar o final de semana na praia, ou seja, em São Paulo, Capital, tem muitas vantagens.

DSC09542-2

E uma delas é estar no centro da Meca gastronômica. Você ouve falar de algum restaurante novo ou lembra de algum memorável e pronto: pega o seu carro e no mínimo nuns 15 min ( excetuando-se o Mocotó por razões óbvias) está la’!

DSC09572-2

Foi o que aconteceu quanto ao Tordesilhas. Já tínhamos ( eu e a Dé) ido lá há um tempão e achamos bom. Sabe aquele bom que é bom e ponto final. Foi isso!

DSC09548-2

Estávamos nos devendo uma nova visita pois além do restaurante ter evoluído demais, fizemos aulas com a Mara Salles ( chef/proprietária) que demonstravam que ela entende demais de culinária e, especialmente, brasileira.

DSC09534-2

Pra culminar, acabou de receber o prêmio de melhor restaurante brasileiro pelo Guia da Folha além de tantos outros que já estão na estante há um tempão.

DSC09537-2

Sendo assim, vamos lá!
O menu já te faz viajar. Tem coisa melhor do que cardápio bem escrito, bem impresso e com informações interessantes? Pois o do Tordesilhas é exatamente assim.

DSC09536-2

Comecei experimentando uma cachacinha (não tem jeito, hoje será DPVC) e a Dé  um caldinho de feijão preto com torresminho e renda de couve. Olha, o torresmo estava mais gostoso e crocante que o do Mocotó e o caldinho caiu como uma luva com este friozinho.

DSC09551-2

Não estava à fim de tomar vinho apesar da carta ter um montão de brasileiros e “solicitei” uma caipiroska de Lima da Pérsia.

DSC09547-2

Complementando as entradas, pedi um aparecidinho de polvo. Note que aparecidinho é o contrário de escondidinho. Muito bom e com  polvo, aquele , al dente !

DSC09552-2

E aconteceu um fenômeno difcilmente repetível ( tal como o Corinthians não ganhar algum campeonato).  A Dé pediu carne, um guisado de carne seca com pirão de mandioca e arroz de abobrinha . Delicioso e eu ajudei bastante pois o prato é bem servido.

DSC09556-2

E eu ? Surpresa também,  já que fui de peixe, um robalo ao molho de moqueca, caruru, acaçá e farofa de dendê. Ô pratinho bonito, sô !

DSC09559-2

Conforme o próprio menu, o caruru é feito com quiabos ( até baba tinha!), camarão seco, azeite de dendê, coentro e amendoim. Nunca tinha comido um caruru e adorei!

DSC09564-2

E o acaçá é um manjar de arroz com leve aroma de alecrim. Parece um purê de arroz. Sensacional.

DSC09562-2

Ainda abusamos pois seria impossível não pedir alguma sobremesa. Fomos numa dica do Joaquim (membro da seita presidida pela Ale Forbes, a LBV) e pedimos uma cocada de tabuleiro com sorvete de tapioca e calda de tamarindo. Ela parece meio thai, meio mexicana . E é totalmente brasileira.

DSC09568-2

Pronto ! Só pro  post ter um “toque”cultural, vou explicar o que foi o Tratado de Tordesilhas :

DSC09570-2

 ” Assinado em 07/06/1494, foi celebrado entre o Reino de Portugal e o recém-formado Reino da Espanha onde ficou definido que a  linha de demarcação seria  o meridiano 370 léguas a oeste de Cabo Verde. As terras a Leste pertenceriam a Portugal e as a Oeste, a Espanha“.

DSC09571-2

E agora vou falar sobre o Tratado do Tordesilhas :

DSC09549-2

Você que está fora do domínio da Mara Salles ou seja fora do Tordesilhas é obrigado, eu disse, obrigado a visitar o restaurante e provar a verdadeira e criativa cozinha brasileira. Você não vai se arrepender !

Até !

PS – Já que o negócio é autenticidade, aproveitamos (ê São Paulo !) e fomos comer uma verdadeira pizza Napolitana na Bráz.

DSC09575-2

Deixa eu explicar melhor: a pizzaria Bráz ( a melhor de SP) está realizando um festival, o Fora de Série: o Milagre de San Gennaro onde a idéia é reproduzir sabores das pizzas originais napolitanas com a utilização de ingredientes de primeira linha : pomodoro San Marzano, farinha 00, água mineral gaseificada napolitana, óleo de oliva grezzo (não filtrado), mussarela tipo flor de latte, etc.

DSC09578-2

Só posso dizer uma coisa : vá! ( o festival vai até 30/07).
No mínimo, você trará pra casa uma história espetacular contada  através do excelente folheto explicativo ! Além do sabor da pizza que é bem diferentão!!

DSC09581-2

E ainda poderá comer um canolizinho!

DSC09580-2

Bacci !

PS – Fui convidado pela Nina e pelo Marcel do Gourmandise pra indicar uma receita pra 14º Harmonização Virtual que eles fazem conjuntamente com o Le Vin au Blog.
Quer participar ? Mande um e-mail pra eles ( gourmandisebrasil@hotmail.com  ou levinaublog@gmail.com) e você receberá tanto a receita ( um Fetuccine Picante) como a indicação do vinho ( Salton Virtude Chardonnay 2008) feita pelo Diário de Baco.
Experimente e dê a sua opinião. Será divertido !!

.

15 Responses to “dcpv – o tratado do tordesilhas / san gennaro na bráz”


  1. 1 Alexandre Giesbrecht - AVIVIXE julho 16, 2009 às 8:35 am

    Amo a Braz e concordo que é a melhor pizza de SP. Não estava sabendo desse festival. É em todas as casas? A qual vocês foram?

  2. 2 Gourmet Blasé julho 16, 2009 às 9:10 am

    Vou fazer uma visitinha no festival da Braz antes que termine. Adorei o blog, parabéns! Umas duas vezes por semana também vou ao sex-shop (Casa Santa Luzia) :p
    Ah, e já está linkado também no meu blog.
    Abs!

  3. 3 Leo julho 16, 2009 às 10:08 am

    Domingo fui pela 4a vez visitar o restaurante que não fica a 15 minutos de lugar nenhum, hehehe. O Rodrigo, já meu “intimo”, vem sempre à mesa conversar com o “conterrâneo”. Estou devendo uma visita ao Tordesilhas. A Bia já foi lá, fazendo um trabalho da faculdade, porém não provamos da famosa comida da Mara Sales. Iremos em breve depois de tão confiável recomendação.

  4. 4 Alexandra Forbes julho 16, 2009 às 10:40 am

    Edu, fiquei, literalmente, com agua na boca. Nham Nham! Fiquei com vontade de comer tudinho que tava nas fotos!
    bjo, A.

  5. 5 diogo julho 16, 2009 às 12:10 pm

    edu, vai à merd@ com esse teu post. de agora em diante, quando eu for a sampa, não vou mais aceitar convites do dcpv: vou aos lugares que tens postado por aqui. o tordesilhas é must go total!

    eu tinha gostado muito do obá, mas acho que o tordesilhas tá na pole.

    abs

  6. 6 Nina julho 16, 2009 às 12:46 pm

    O tomate e o queijo utilizados para estas pizzas (San Genaro) são outra coisa. Sou a favor deles incluirem no menu regular.
    bjo

  7. 7 Ameixinha julho 16, 2009 às 4:32 pm

    Tudo muito bom aspecto. Um santo caiu do altar com a Dé a pedir carne, acho que isso quer dizer que o Tordesilhas tira qualquer um da rotina 🙂

  8. 8 Rodrigo Alexandre Coelho julho 16, 2009 às 7:48 pm

    Ainda não conheço o Tordesilhas, mas o post deu água na boca e despertou uma imensa vontade de conhecê-lo.
    Só uma correção em relação ao link, o endereço correto é http://www.tordesilhas.com/ (apenas “.com”).

  9. 9 bernardo julho 17, 2009 às 6:46 pm

    ola Edu,
    a tempos não visitava o blog e resolvi dar uma atualizada através das suas viagens !!!
    gratas surpresas, ainda mais começando com uma cachacinha (DPVC), pena as “caipi…” ainda serem “..roscas”, mas também sei que, infelizmente, nem sempre encontramos cachaças de qualidade nos lugares.
    Conheço o Braz, e o daqui não deixa nada a desejar… também vale uma visita quando no Rio !!! e completando a foto da fatia, o que é aquele chopp black ?!?!?!? só a chegada a mesa transformando a espuma em cerveja já é um espetáculo.
    unidos beberemos,sozinhos também!! abraço

  10. 10 Natalie Marvila julho 19, 2009 às 4:35 pm

    Edu,
    vi seu post falando sobre esse festival do Bráz na quinta-feira e ontem fomos jantar na pizzaria daqui de Campinas. Segundo o garçom que nos atendeu esse festival já acabou em todas as unidades do Bráz, pois fez muito sucesso e todos os ingredientes importados já acabaram. Acredita nisso?

  11. 11 eduluz julho 21, 2009 às 8:04 am

    Alexandre, nós fomos na de Moema e fiquei sabendo que o fstival acabou antes ( terminaria no dia 30) pois foi um tremendo sucesso e porque, óbviamente, produtos importados especialmente terminaram.

    Gourmet, espero que você tenha ido! E viva o sex-shop !!

    Leo, quer dizer que já virou sócio do Rodrigo? Bom saber, vou usar teu nome da próxima vez que for lá ( e o eu GPS achar !! rsrs)
    E vá ao Tordesilhas pois é uma comida inesquecível.

    Presidenta Alexandra, podemos fazer uma Convenção da LBV
    neste formato: entrada no Tordesilhas, principal na Bráz e sobremesa no SUB. Deal ?

    Diogão, além de mandar à merda, você ainda diz que a minha comda não vale nada, seu destemperado ingrato! rsrs
    Vamos no Tordesilhas, sim e em qualquer lugar que você quiser. Só falta vir pra SP e esquecer do bipolar Inter.

    Nina, eu também. Os produtos são espetaculares, né?

    Ameixa, tudo bem que era carne sêca, mas já é um avanço!! rs

    Rodrigo, só posso dizer: vá ao Tordesilhas. E grato pelo aviso : já está corrigido!

    Bernardo, também estávamos com saudades dos teus comentários cachacísticos. Desculpe as nossas falhas destiladas!
    E que olho, heim? Achar aquele belíssimo chopp escuro já foi uma façanha! Viva a Bráz.

    Natalie, não só acredito, como é verdade. Perguntei pro Edgard ( um dos sócios e membro da LBV) e ele me respondeu que o sucesso foi tão grande ( quase 40% acima das vendas esperadas) que eles tiveram que abreviar o estival. Segundo ele, o ao que em teremos mais !!

    Abs a todos

  12. 12 Emília julho 21, 2009 às 6:12 pm

    Tordesilhas! Garantia de muito boa comida brasileira sempre…Até com o buffet de domingo eu me surpreendi: eu, que acho que buffets normalmente não valorizam muito a comida (ao contrário), me acabei no da Mara. Mas o meu preferido ainda é o barreado…hmm, deu até fome.

  13. 13 Eduardo Luz julho 26, 2009 às 9:38 pm

    Emília, no tordesilhas nós voltaremos certamente. É um tremendo restaurante e melhor, a Mara luta bastante pra preservar a verdadeira comida brasileira. Ou seja, comendo lá ajudaremos todo este movimento.
    Além de nos alimentarmos bem pra chuchu !! rsrs

    Abs

  14. 14 wiolakk março 19, 2013 às 11:37 pm

    Edu,
    eu achei seu blog porque estava procurando uma receita para acaca que eu tinha na Tordesilhas ultimo fim de semana. Uma maravilha – restaurante e comida!
    Eles nao baixaram o nivel deles, eu acho, porque ja um pouco anos que voce escreveu isso 🙂 Nos tinhamos mesmo prato, robalo com…, caldinho de feijao preto, mas tambem tacaca, moqueca de peixe e camarao, tres sorvetes Amazonicos e pudim de tapioca com baba-de-moca – TUDO foi excelente! Nao tem muitos restaurantes onde voce come tudo com agua na boca e com barriga cheia planeja a voltar. Valeu. Comida brasileira pode brilhar tambem 🙂

  15. 15 eduluz março 26, 2013 às 8:03 pm

    Wiolakk, fomos há pouco tempo no Tordesilhas e ele continua o mesmo. E parece que agora vai mudar de lugar!

    Abs tratados pra você


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 653 outros seguidores

Posts recentes

Comentários

Blog Stats

  • 1.445.772 hits
julho 2009
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: