22º Inter Blogs – Gourmandise no DCPV

01/12/09
Número 238

22º Inter Blogs – Gourmandise no DCPV

“Oi, Edu. Que bom que gostaram! Tentamos montar receitas com poucos ingredientes e de fácil execução, assim todos que lerem o seu blog poderão fazer em casa também. Imaginei que estaria calor na época da execução dos pratos, por isso pensamos em fazer um menu com coisinhas refrescantes”

Foi assim que a Nina respondeu ao meu e-mail sobre as impressões deste 22º Inter Blogs (quer saber o que é?).

E pela resposta dá pra imaginar o que foi que eu escrevi sobre o jantar!

Vamos ao princípio: em 16/09/08, convidei a Nina e o Marcel do excelente blog Gourmandise pra indicarem um menu pra nós. Tivemos algumas idéias (comida japonesa, utilização de um ingrediente comum a todas as receitas, etc) e de repente, já que a conversa versava sobre legumes; porque não fazer um menu veggie?

Daí foi um pulo pra eles pensarem em usar chá em todas as receitas, agregados a um conceito ovo-lácteo-vegetariano.

Pronto! O tempo passou (mais de um ano) e o menu foi enviado por eles. Ele tem uma simplicidade e um toque tão pessoal que só de ler, já dá pra imaginar como ele é bom!

Os pratos são de rápida confecção mesmo e utiizam chás e infusões.
Antes de mais nada, deixa eu definir a exata diferença entre este dois:

Chás  – são compostos apenas por Camellia Sinensis em água quente.
Infusões – quando são elaborados com flores, frutas, ervas e outros líquidos.

É claro que esta definição foi da Nina e que aproveitei (IB também é cultura!) pra aprender e divulgar pros meus pares!
Portanto, com este clima zen e com a característica de ter uma comida saudável, leve e saborosa; vamos ao 22º Inter Blogs, o Gourmandise no DCPV  ( e consequente 22º capítulo do nosso livro).

Bebidinha – Mojito de Capim Santo.

Facílimo de fazer e refrescante : macere capim santo com açúcar e junte H2O limão. Coe e encha um copo com muito gelo. Pronto!

Antepasto – Tomates frescos e Cidreira.

Este prato é instigante pois o contraste dos legumes com o mel e a pimenta dedo-de-moça além da junção  do chá de cidreira, o tornam inesquecível.

Basta fazer uma infusão com 2 saquinhos de cidreira, espremer os saquinhos e reservar. Antes disso, corte cebola em brunoise e deixe de molho em água fervente por 15 minutos.

Aí é só misturar o tomate sem pele e sem sementes também em brunoise ( em bom português, em cubinhos), alho amassado, coentro e salsa picados, sal, mel, dedo-de-moça picada e juntar à  infusão de cidreira.
Sirva com finas fatias de baguete torrada.

Iniciamos o serviço  tomando uma bela água com gás saborizada com rodelas de laranja pera, hortelã e muito gelo (mais uma indicação deles).

Salada de pepino, queijo de cabra e hortelã.

Como a própria Nina disse, estes pratos são refrescantes e leves, compatíveis com o calor reinante. E são mesmo!

Uma salada de pepino japonês cortado em rodelas …

… queijo de cabra esfarelado … 

… e um molho fotográfico ao extremo composto de azeite, vinagre de framboesa (uma delícia), mel, sal e folhas de hortelã branqueadas rapidamente pra logo após, frear a cocção através duma banho na água gelada.

  

Acabei montando os dois, tanto o antepasto como a entrada num prato só.
Foi aprovadíssimo e louve-se que a Dé já incorporou as duas receitas ao menu aqui de casa.

Continuamos com a água saborizada, e abrimos um vinho branco com a uva indicada pelo Marcel, a Sauvignon Blanc, o De Los Man 2004 Chile, que foi “delicado, bicho grilo, insípido, que vinho?” segundo os animados ovo-lácteo-vegetarianos, nós mesmos.

Principal – Pasta alla Carbonara Veggie.

O primeiro prato que elaboramos pra este menu foi o principal, o Pasta alla Carbonara Veggie. No lugar do guanciale, usamos o LapSang Souchong, um chá preto chinês defumado. O aroma lembra muito o do bacon, mas o paladar é muito mais leve e já que a referência dele era italiana, achamos que seria plausível utilizar a mesma linha pros outros pratos”.

Parece simples, né não?  E é, além de ser extremamente confortável e saboroso!
A grande sacada foi usar o chá como especiaria. Neste caso ele é triturado no almofariz.

No restante, é uma Pasta alla Carbonara comum só que com a utilização de ótimos ingredientes: gemas de ovos caipira ( veja a cor)…

… creme de leite fresco, Parmegiano Reggiano italiano, sal, pimenta e espaguete grano duro.

Todo mundo amou e comeu duas vezes. Inclusive a Dé que estava maravilhada com o sabor, a cremosidade e a delicadeza do prato.

Tomamos, seguindo uma pista do Marcel, um tinto italiano, o Colle Secco Montepulciano D’Abruzzo 2005 que além de ter uma bela e bojuda garrafa, foi ” coadjuvante, italianaço, bello antonio potente, que vinho!” segundo os macrobióticos, nós mesmos.

Sobremesa – Panna cotta com Earl Grey.

A panna cotta é um clássico da confeitaria italiana, só recebeu um toque de Earl Grey (composto por chá preto e bergamota) para perfumar.”

Foi assim que a Nina indicou o princípio da receita que a Dé executou. E o doce ficou perfeito.

A Panna Cotta contém leite integral, creme de leite fresco, acúcar, gelatina incolor e a infusão (aprendi!) Earl Grey.

Ela ainda fez um Crème anglaise (leite integral, gema de ovo, açúcar e fava de baunilha).

Finalizei com uma farofinha de biscoito Amaretti (by sex shop)  e que coroou esta magnífica noite ovo-láctea-vegetariana-italiana-infusionada.

Terminamos tomando (e o Marcel me permita desviar das indicações dele) um tremendo Anizete feito pela D. Anina. S-pe-ta-co-lo!!

Eis a opinião dos bichos-grilos:

Simples e uma super-produção. Ovo-lácteo-saboroso! (Edu)
Espetacular! Bela produção. (Mingão)
Majestoso ( simples e “amplo”). (Déo)

E aí vão as nossas famosas flores virtuais ( eu juro que elas são ovo-lácteas-vegetarianas. rs)

Nina e Marcel , foi o maior prazer ter a participação de vocês aqui no DCPV e prazer maior ainda de verificar que o simples é cada vez mais delicioso desde que acompanhado de grandes idéias e ingredientes.
Como vocês podem, perceber, nós gostamos muito de tudo e espero que todos que estejam nos lendo tenham a oportunidade de reproduzir este menu em casa! Vão adorar!

Gratíssimo e até o próximo (semana que vem), que fechará o ano e será um mini Thanksgiving light (ôba, o que será isso?) indicado pela divertidíssima Cris do excelente From Our Home to Yours.

Abs a todos!

PS – Os capítulos 36º e 37º do nosso livro serão escritos pelos menus da Re e da Fran do Frango com Banana e do Vitor Hugo do Prato Fundo. Aguardem pois serão janeiro/fevereiro de 2011.

.

Anúncios

8 Responses to “22º Inter Blogs – Gourmandise no DCPV”


  1. 1 Ameixinha dezembro 7, 2009 às 9:21 am

    Um menu veggie sem usar substitutos para as carnes. Isso agrada a maioria das pessoas que não são vegetarianas mas que gostas de legumes 🙂 Sou apaixonada por comida vegetariana – mesmo a que inclui tofu, soja e etc he he – e de chás nem vou falar, é paixão 🙂
    Uma noite absolutamente maravilhosa, adorei tudo, tudo!!! Parabéns à Nina e Marcel, adoro o Gourmandise e as aprendizagens que faço sempre que visito o blog!

  2. 3 Luciana Betenson dezembro 7, 2009 às 9:59 am

    Muuuito legal, adorei! Parabéns Nina e Marcel, e Edu e cia.
    Luciana

  3. 4 Verena dezembro 8, 2009 às 3:03 pm

    Quanta delícia diferente e inspiradora! Adorei o menu da Nina e do Marcel, o Gourmandise é realmente um blog muito “saboroso”..!
    Parabéns a vocês, Edu, Dé e outros sortudos que compartilharam desta experiência!
    Um beijo grande!
    Ah, Edu, Ariete é um must, hein????

  4. 5 Nina dezembro 8, 2009 às 8:00 pm

    Já estou me auto-cobrando para repetir esta pasta carbonara sem guanciale. gostei muito de usar o lapsang. E quem sabe, testar o uso desta infusão em outro prato.
    Na próxima vez, lembrarei de fotografar….rs

    bjo

  5. 6 Adriana dezembro 8, 2009 às 10:30 pm

    Olá, Edu! Fico um tempo sem passar por aqui e de repente… Noite peruana, Filet à milanesa e salada de batata e Romeu e Julieta… Explico…

    Começando pela noite peruana… Foi gentil em afirmar que lhe enviei receitas… Os escritos que lhe enviei estavam mais próximos de uma “transcrição” de uma conversa com Carlos, em um momento saudosista, no qual me falava de Papa a la huancaina, Ceviche Lomo saltado, Aji de gallina… Ele não sabia direito como fazer e eu não sabia traduzir (nem ele) alguns ingredientes. Mas nada disso foi impedimento para uma bela noite peruana, principalmente depois de cursos “in loco”. Não pensa em criar o “DCPV Delivery”? Só assim para eu conseguir preparar para meu peruano “da yema” uma verdadeira noite peruana. Certamente seu comentário seria bem próximo do comentário do Ed…Pensando bem, mais do que uma surpresa… Algo inimaginável… Eu, preparando um jantar, e peruano!

    Quanto ao filet a milanesa com salada de batata um curto comentário… Outro dia fui jantar em um bistrô aqui em BH, e comentei com os amigos que nos acompanhavam: porque todo restaurante não oferece a opção de filet a milanesa com salada de batata? Algo tão simples e tão delicioso. Sem medo de errar, está entre meus três pratos preferidos. Como os amigos virtuais têm se materializado, quem sabe um dia não serei eu a descobrir a grande Ferraz de Vasconcelos? E ai, nesse dia, se tiver a chance de dar palpite no cardápio, o prato será incluído… By the way… Sabe de algum lugar em Nova York onde poderia pedir flet a milanesa com salada de batata? 🙂

    E por fim o Romeu e Julieta… Aqui pelas Gerais temos algumas variações para o Romeu e Julieta… Nesse nosso “sanduíche”, o queijo é insubstituível, mas uma marmelada no lugar da goiabada também tem seu lugar… Assim como uma pasta de doce de cidra. Todas as versões são deliciosas… Assim como essa variação apresentada por você. Que sucesso!

    Hoje, essa passada pelo DCPV fez salivar mineiros e peruanos…

    Abraços para todos,

    Adriana (ou Drix)

    Percebeu que “dou um tempo”, mas continuo sem limites quando se trata de escrever…

  6. 7 eduluz dezembro 13, 2009 às 8:41 am

    Ameixa, nós também gostamos e nos surpreendemos muito. Todos os pratos estavam saborosos e a sacada de colocar chá ou infusão em cada um deles em formatos diferentes foi genial.

    Lu, e ficamos satisfeitos o que foi mais surpreendente ainda!!

    Verena, e vou aproveitar ainda mais a eficiência da Ariete pra fazer sorvetes cremosos com a tua consultoria.

    Nina, foi o maior prazer trabalhar ( ê trabalhinho bom!) com vocês neste IB. Tudo muito bem bolado e modéstia a parte, com uma execução ( literalmente) a altura!!!
    Quanto as fotos, faço como nós: ande sempre com a câmera ao lado. Nunca se sabe quando vai precisar dela!! hahaha

    Adriana, você some , mas quando aparece é pra comentar sobre o último ano!!! rsrsrs
    Vamos lá:
    Noite Peruana – Delivery? Boa idéia. O problema seria manter o frescor dos pratos até chegar aí! Acho que é mais fácil vocês passarem por aqui!! E grato pelas receitas. Diga ao Carlos que após a nossa passada pelo maravilhoso país dele, elas pareceram ser sobre como fazer arroz e feijão.
    Bife a milanesa – concordo que cada restaurante deveria ter a sua versão, inclusive, por questões particulares. Confesso, sou um viciado por eles!! rsrs Quanto ao palpite e a vinda, esteja a vontade. Faremos um segundo IB do D (Desblogadas) já que a Maria paricipou do primeiro!!
    Romeu e Juliete – O Joaquim ( grande Joaquim) pode falar o que quiser, mas o R&J do Atala estava muito bom!!
    Limites – Continua e ainda bem!! rsrs

    Abs a todos e aguardem a publicação do sensacional IB sobre o Thanksgiving da Cris, amanhã.


  1. 1 dcpv – limpando o freezer. com molhos! « Da cachaça pro vinho Trackback em dezembro 10, 2009 às 7:22 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 640 outros seguidores

Comentários

Blog Stats

  • 1,336,629 hits
dezembro 2009
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: