dcpv – tá todo mundo falando grego!

número 254
11/05/10

Tá todo mundo falando grego.

Grécia sempre esteve na moda. Desde os tempos de Aristóteles (inclusive, o Onassis), Homero, Sócrates, Sófocles , Demis Roussos e quetais.

Só que desta vez e infelizmente, não estão falando dela por causa dos seus filósofos, seus encantos ou até mesmo da sua excelente culinária mediterrânea.

O destaque, se é que podemos falar assim, é devido a péssima administração econômica e o consequente desastre que desencadeou um terremoto financeiro (com poucos graus na escala Richter por enquanto, mas com aparência dum daqueles terríveis).

E justamente pra fazer um desagravo e aproveitando o livro Toque da Grécia, cozinha do Sol (Ali Fakhri), vou ressaltar as qualidades gastronômicas deste belíssimo país (que infelizmente ainda não conhecemos. Está na lista).

” A culinária grega é considerada uma das mais antigas do mundo. Os gregos apreciam comer bem e desenvolveram, através dos tempos, uma culinária característica, encontrada em restaurantes de todo o mundo”

Portanto, não espere ver Arroz à  Grega e churrasquinho por aqui! Teremos Patatosalata, Salata me Avocato, Pastitsio, Moscháraki Me Banies e Samali. Bacana, né?

Bebida – Tequila (???)

Na falta do ouzo, os malucos (Déo e Mingão) tomaram uma tequila com limão e sal.

Salatés – Patatosalata  e Me Avocado

Patatosalata é uma salada de batatas. Viu como grego é muito fácil?
E mais fácil ainda é se fazer esta salada.
Basta ferver um litro de água e colocar batatas pra cozinhar até ficarem macias.

Tire a casca, corte em rodelas e coloque numa tigela grande.
Faça um molho com 1 cebola picada, suco de l limão, salsa picada a gosto, azeite de oliva , sal e pimenta  do reino.

Jogue este molho sobre as batatas enquanto ela estiver soltando vapor pois ao esfriar, o molho penetrará nelas. Um verdadeiro escândalo de gostoso.

Já a Salata Me Avocato é isto mesmo o que você está pensando: uma salada de abacate!

Alface fatiado misturado ao abacate, também em fatias e tomates-cereja.

Azeite, vinagre e suco de limão. Mais um belo representante do sol!

E já que estamos falando nele, um Espumante Salton Brut (sim, senhores. Tenho mais 3 deles) que foi “re-bom, salton, o zorba, honestíssimo, deliciosos” segundo os adoradores de churrasquinho, nós mesmos.

Pites – Pastitsio

Esta não dá pra adivinhar. Pites são tortas e Pastitsio é uma delas de espaguete e carne moída.
Curioso, não? E delicioso também.

Uma montagem, numa forma untada, duma camada de espaguete cozido …

… carne moida bem temperada e refogada na cebola, adicionando-se tomate, louro e manjericão …

… mais uma camada de espaguete e …

… finalizando com um molho bechamel e queijo parmesão.

Daí pro forno até dourar.

Formaram juntas, a pite e as salates, uma entrada daquelas (mais uma!). Fantástica e helênica!

Kreata – Moscharáki Me Bamies

A minha teoria sobre a facilidade de se entender o grego  está indo literalmente pro brejo.
Kreata é carne. E Moscharáki Me Banies é Guisado de carne com quiabo. Acho que pelo tamanho  da palavra, Banies são quiabos. rs
De qualquer jeito, este guisado é um belíssimo cozido que é feito numa base de cebolas douradas e acrescentando-se tomates picadinhos, salsa e temperado com sal e pimenta.

Foi cozinhado por aproximadamente 1,5 horas, quase que numa baixa temperatura.
E adicionado-se quiabos que após serem bem lavados e secos, foram deixados de molho em vinagre.

Servi bem quente com um arroz de salsinha.

Mais uma belezura que nos fez ver aqueles mares azuis das ilhas gregas. E ohe que eram quiabos!!

Acompanhamos com um tinto “político, orzo, zeppelin, delicioso”, o Cabernet Sauvignon Sucre 2007 Chile. 

Glyka – Samali.

Se o nome desta receita fosse uma questão numa prova de grego, dava pra tirar meio-certo.

Samali é um bolo de semolina com calda de limão. E glyka, é doce!!

O bolo é quase um daqueles pudins de pão  de padaria, o famoso mata-fome. Semolina, açúcar, ovos, manteiga, canela em pó e amêndoa picada.
A calda é formada de açúcar, água e limão.

Um com o outro e o doce, razoável, foi servido.

Eis a opinião dos Zorba:

Crise  econômica? Aqui a bolsa subiu! (Edu)
Melhor que um casamento grego, é a culinária grega. (Mingão)
“Crash grego”?? Vi não; delícia zorbística. (Déo)

Durante séculos, a Grécia foi invadida por romanos, bizantinos e turcos. Os conquistadores desembarcaram seus exércitos, mas também trouxeram as ervas e as especiarias de lugares distantes, que são generosamente usadas pra realçar o sabor dos alimentos e estimular o apetite. Graças a esta variedade, os pratos gregos passaram a ter um sabor único, diferente de tudo o que se conhecia”.

O livro está certo. A culinária grega é muito interessante, um tanto quanto primitiva e  te transporta pra lá imediatamente.

Uma verdadeira viagem.

Ya.

.

Anúncios

16 Responses to “dcpv – tá todo mundo falando grego!”


  1. 1 Ovelha Rosa junho 10, 2010 às 9:08 am

    Que legal ver este post da Grécia! Voltei agora de uma viagem pela Europa e nosso primeiro destino foi Athenas… que saudade que já dá.

    A janta parece deliciosa! Como fui em um estilo “mochilão”, não pude comer todas estas delícias das tuas receitas, que parecem maravilhosas, mas comi muuuito gyros hehe

    Postei ontem a foto de um gyros maravilhoso que comi por lá e foi legal chegar de manhã e ver outros pratos gregos no seu blog…

    Parabéns pela blog. Sigo faz um tempo e adoro!

    um abraço

  2. 2 Sabrina Romano junho 10, 2010 às 3:27 pm

    Aorei o post! Farei a Patatosalata hoje mesmo… Obrigada! Abraços

  3. 3 Ameixinha junho 10, 2010 às 6:33 pm

    Pois é, aquilo está mesmo grego para aqueles lados! Vejo-me grega para gostar de abacate… na verdade só provei uma vez e não gostei 🙂 Quiabo ainda não entrou no meu menú mas faço contas de provar… isso se Portugal não se vir ainda mais grego que a própria Grécia 🙂 As coisas não estão nada famosas por aqui!

  4. 4 Sueli OVB junho 10, 2010 às 6:54 pm

    Gostei EDU.
    Gostei do trio de entradinha. Adoro os espumantes da Salton e o quiabo, meu preferido em tudo. Quiabo, quiabo, quiabo. E tá na moda! O Alex e a Roberta que o digam. Moda, que eu já aderi há muito, menos cru e frito. É bom até com baba, mas o melhor jeito é meio durinho, ainda bem verdinho, crocante.
    Uau, salada de batata, a preferida da Adriana? Parece até que esse jantar foi feito pra nós.: batata, abacate e quiabo. Coitado do Eymard, não come quiabo! Não sabe o que está perdendo!
    Esse Pastitsio aí, de nome bem difícil, mas facinho, facinho de fazer, parece a lasanha de preguiçosa que faço para os meus netos. Vó inventa cada negócio!
    Eles adoram e ainda dizem que é a melhor do mundo. A diferença é que também coloco presunto e muzzarela, finalizando e começando com o molho branco. Bom!
    Essa sobremesa, gostei não! Tava bobinha, não tava?
    Beijos

  5. 5 Adriana junho 10, 2010 às 8:52 pm

    Edu, comecei animada… Cheguei a pensar… Será que vou aprender a cozinhar com a culinária grega? Patatosalata e Me Avocado… Fácil de fazer e duas coisas que adoro: batata cozida (viu, Sueli?) e abacate. Mas começou a complicar – no idioma e no sabor – com a entrada do quiabo (Sueli, a mineira aqui não gosta de quiabo, ainda que nas lembranças de infância dos dias na fazenda esteja a travessa com quiabo e eu “quebrando” as pontinhas. Até hoje não sei para que se quebra a ponta do quiabo).

    Seu post fez com que me lembrasse de um e-mail que enviei para meus alunos, uma vez. Depois de explicar quatro vezes as instruções de um trabalho, acessei o google em grego, “recortei” um texto qualquer, salvei como imagem, e enviei para os alunos dizendo que já que eles não entendiam português, explicaria em grego para ver se ficava mais fácil. Funcionou :- )

    Aquelas fatias de limão na foto da tequila me deram uma idéia para uma alternativa à coca-cola em nosso inter blog dos sem blog. Será que Ed prepara uma limonada suíça para mim? :- )

    Abraços!

  6. 6 Maria junho 11, 2010 às 4:27 am

    Kalimera Edu!
    Em Milos achei o ancestral do camarao a grega com o arroz, rs, fiz ate’ a foto. Mas o doce que me fez apaixonar foi um pudim de melancia com gergelim, talvez por ser fresco, sobremesa perfeita no verao. Abracos, bom fim de semana.

  7. 7 eymard junho 11, 2010 às 8:44 am

    Edu…estou passando rapido…ainda correndo de volta!! Mais uma afinidade..(risos)!! Nao conversamos sobre esse post, mas na semana passada comprei dois vinhos gregos! Ainda nao os experimentei. Quando comprei pensei exatamente em voces. E tinha prometido que abriria e depois te contaria o que achei. Bem, agora eu tenho ate o cardapio. Sera que eu vou dar conta deesse cardapio para experimentar os vinhos?? Ate segunda eu te conto!

  8. 8 eymard junho 11, 2010 às 8:51 am

    Adriana, limonada suiça nao pode!!! (risos) Faremos uma limonada francesa…essa sim.Com limao siciliano! Acho que pode realmente rolar uma alternativa para a coca-cola.
    Diz a Sueli que o nome é dificil mas facim-facim de fazer!!! Desconfio sempre desses facim-facim…mas…posso tentar. Como disse, o vinho tinha sido comprado para “homenagear” a Grecia!!! O vinho grego estava a espera de um cardapio que eu ainda nao tinha pensado.
    Edu, estou com o sabor do melhor queijo do mundo ate agora!!! Sera que sobraram caixinhas??? Perdemos a oportunidade de perguntar (risos).

  9. 9 eymard junho 11, 2010 às 8:57 am

    ah (e olha que eu estou correndo….imagina se tivesse parado….) mas o meu cardapio vai parar na pite e nas salates….acho que ja esta bom!!!! Depois eu pulo para a sobremesa (departamento da Lourdes…pode ir fazendo o pudim de pao de grego — que la em casa tinha um nome que eu me esqueci agora)

  10. 10 Cláudia junho 11, 2010 às 2:49 pm

    Lá vamos nós percorrendo o mundo com o Edu. Eu já provei in loco a culinária grega, mas já faz tanto tempo (uns 30 anos,nossa!!)que a única recordação que tenho são os pratos com muito iogurte e pepino que tinha até no café da manhã.
    Pobre, quiabo, tão desprezado!Tão presente na culinária nordestina! Já comeram Caruru? Uma delícia, mas sem baba, por favor!E quiabada? Tem por aí?
    Edu, adorei o Aristóteles, até o Onassis, rrss.

  11. 11 Sueli OVB junho 11, 2010 às 9:37 pm

    Estou muito, muito mal arranjada com os meus parceiros parceiros!
    Não dá mesmo pra inventar! Só pensei em você, ADRIANA, quando vi a salada de batata, facim, facim e sua preferida. Mas sem coca, por favor!

    EYMARD, CLAUDINHA vai preparar uma quiabada para nós, vai ser o prato principal quando formos a Maceió. Sentiu?
    Caruru? Adoro e já fiz, ficou o máximo. Mas eu não ligo pra baba, não. O segredo pro quiabo não babar é cortá-lo bem sequinho e não mexer na panela enquanto cozinha. Tem outros truques, esses são mais naturais e não alteram o sabor. Mas quando eles são miudos e cozidos inteiros, não babam de jeito nenhum. Um franguinho caipira com quiabo e polenta é de comer de joelhos. Bom demais! Toda semana tem quiabo na minha casa.
    Olha, em vez de fazer inveja à patuléia, você devia ter trazido uns queijinhos para os coitados despresados degustarem, né não?

    CLAUDINHA, a receita de Caruru da Tia Lili, das irmãs Rocha, deve ficar bom demais! Pode ensaiar! Aliás, aquelas senhorinhas são demais! Como tem delícias naquele livro!

    ADRIANA, a gente quebra a pontinha do quiabo para ver se ele está bom pra cozinhar. Se ele dobrar e não quebrar, não vai cozinhar, está fibroso, igual a vagem.

  12. 12 eymard junho 11, 2010 às 10:56 pm

    Consultei o dicionario familiar = o pudim chama-se “Diplomata”. Mas nao tem nada de chocolate (ja vi no Dr. Google que os pudins diplomatas levam chocolate). Nao. Essa historica receita familiar é puro pudim de pao e ameixas pretas com calda caramelada….o diplomata, portanto, nao era grego…mas pode virar um diplomata grego tambem. Com a globalizacao e a grecia derretendo…ta valendo!!!

    Sueli: nao daria para trazer as caixinhas…eu seria denunciado!!!!(rs)

  13. 13 Cláudia junho 12, 2010 às 2:24 am

    Sueli,
    não faça terrorismo com o Eymard,rrss, senão ele não vem nunca.

  14. 14 eduluz junho 14, 2010 às 10:25 pm

    Ovelha (uouuou,eieiiii?), grato e também gostamos bastante de gyros. Especialmente se comidos na própria Grécia.
    O restaurante d`Olivino está fazendo um festival de comida grega.

    Sabrina, espero que tenha feito e usando a dica de espalhar o molho com as batatas quentes. Ficam muito boas!!

    Ameixa, ficou grego pra tudo o que é lugar. Até por aqui! rs

    Sueli, o quiabo está chegando bem por aqui. Tenho a receita do caviar da Roberta Sudbrack que é fácil e surpreendente. Farei no jantar “você sabe onde”.
    A sobremesa estava horrorosa!

    Adriana, tudo certo, mas limonada suiça?
    Parece que faremos parte duma convenção mundial de escoteiros. Sempre alerta!! rs

    Maria, manda a foto. Ancestral do camarão grego? Uau!
    Você tem a receita do pudim de melancia?

    Eymard, logo, logo descobriremos que somos irmãos. Vai parecer uma daquelas novelas mexicanas do SBT.
    Hoje é segunda. E aí? Como é que foi de comida grega?
    Quanto ao queijo, sem chance alguma de transporte. Ele é ótimo, mas é pra abrir e comer na hora!

    Claudia, aqui é a verdadeira volta ao mundo em 80 sabores. Uma RTW gastronômica!
    Quiabada não tem, não! Podemos marcar uma. Vou ver se tem no livro que vocês nos presentearam.

    Sueli, lá vem a arquiteta dos sabores com os seus toques. Anotados os do quiabo.
    E nem precisei olhar no livro: a dcpvitaqueira já respondeu!

    Eymard, denunciado e condenado. Pelo diplomata!

    Claudia, o Eymard vai sim. Ele é o presidente!

    Abs a todos.

  15. 15 eymard junho 14, 2010 às 11:23 pm

    Edu,

    promessa é divida! Neste final de semana fiquei de “Adriana”. Estava sem poder tomar vinho! Portanto, tive que adiar o jantar grego com o vinho irmao. Ficou para o proximo final de semana….

    Claudia: O Edu já respondeu. Nao vou perder por nada!!! Abs

  16. 16 eduluz junho 17, 2010 às 10:52 pm

    Eymard, o próximo final de semana está chegando.
    Quero ver você na cozinha!! rsrs

    Abs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 640 outros seguidores

Comentários

Blog Stats

  • 1,336,498 hits
junho 2010
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: