Gastropop da Barbarella

bárbaro
09/06/10

Gastropop da Barbarella.

O projeto Gastropop das Carla Pernambuco/Carolina Brandão (restaurante Carlota) está cada vez mais gastro e por incrível que pareça, cada vez mais pop.

Já fomos a um montão deles. Por exemplo o do Edinho, o do Bassoleil, o chinês  além de postarmos até sobre os que não fomos.  rsrs
E desta vez, a idéia delas seria trazer a Ana Zita Fernandes, da Barbarella Bakery (tudo a ver com o personagem do filme ddo Roger Vadin) de Porto Alegre pra fazer o que seria uma nova roupagem da noite do pão/queijo/vinho.

A proposta em sua totalidade é muito interessante: o que seria inicialmente um projeto acadêmico da própria Ana Zita, a idéia de resgatar o pão como um alimento do cotidiano das pessoas através  do desenvolvimento do fermento natural (levain) e do pão de fermentação natural (pain au levain) se transformou num negócio:  a  Barbarella Bakery.
É claro que em volta de um belo pão tem sempre gente feliz e de bem com a vida. E como felicidade e boa comunicação é o lema dos Gastropop, estavam jogados todos os sapos n’água.

Aproveitei o clima e convidei o Eymard, nosso grande amigo, futuro sócio e comentarista de blogs (DCPV, Conexão Paris, Comensais) pra desfrutar de algumas boas horas de puro divertimento.
E às 21:00hs estávamos lá. A Dé, eu e o Eymard.
Fomos chegando e dando alô pra todos além de começarmos efetivamente os “trabalhos”. Nos alojamos na Cozinha do Studio 768 e tomamos o primeiro copo do vinho português Conversa D’Ouro 2007.

Fraquinho e gostoso, caiu bem junto com a mini-empada de frango com pomodoro e catupiry.

Deixa eu explicar melhor o espírito do jantar que tem tudo a ver com o da Barbarella: seria um tout le pain! Ou seja tudo o que foi servido tinha como base a panificação.
Ao longo da noite comemoss: mini-Bardots (mini-croissants com gruyère gratinado e presunto),…

… panelinhas com 3 molhos quentes do Carlota (posso estar enganado, mas estes nós nem vimos!! rs) com pães barbarellosos, baguetes, Alaska sandwich (bagel, cream cheese, carpaccio de salmão defumado e ciboulettes),  …

…  e sopa de cebola francesa dentro de levainzinhos.

Ainda tivemos o que eu chamei de “um plus a mais”! Uma degustação do queijo português da Queijaria Monte da Vinha que era simplesmente dos deuses.

Extremamente cremoso e com identidade própria. A Joana Garcia , a proprietária nos explicou todo o processo de fabricação (totalmente artesanal) e inclusive, nos disse que já, já ele estará disponível pra venda por aqui (provavelmente no sex shop).

E combinou perfeitamente com  o outro português da noite. O Alentejano Monte do Pintor, uma verdadeira maravilha da vinicultura lusitana.

Enquanto isso conversávamos muito. Planos como a sociedade no DCPV; novos negócios;  pro jantar exclusivo (falamos bem de todos os participantes,viu??); pro bate-bebe-bebe (hic!)-volta de Reims foram esmiuçados e programados à exaustão.
Ainda comemos um pedaço da torta brownie, objeto do workshop da Ana que, confesso, vi muito pouco. Estávamos nos divertindo e tomando uma saideira de vinho do Porto, além duma última experimentada/degustada no queijo. O slogan dele, “cremoso na textura… irresistível no sabor” é a mais absoluta verdade!!

Pronto. Noite terminada e aquela máxima mais uma vez prevaleceu: quando você está se divertindo muito, o tempo passa rápido, demais, né Eymard?
Ah! Já marcamos pro próximo Gastropop e desta vez, a Lourdes não escapa. A Dé já falou pro Eymard trazê-la de qualquer jeito!!
Qual será? Ainda não sei, mas a Carla e a Carolina prometeram me enviar a programação por e-mail. Vamos aguardar!!

Abs panificados pra todos.

.

Anúncios

15 Responses to “Gastropop da Barbarella”


  1. 1 eymard junho 24, 2010 às 8:32 am

    Edu e Dé, comentario rápido pois, para variar, estou “em transito”…Depois volto e comento decentemente….
    Ganhei um upgrade na minha viagem de negocios a SP. Um gastroPAPO no gastroPOP da Carla/Carolina. Foi tudo para alem de excelente!!!! E a nossa sociedade vai bombar!!!
    Convidado pelo Edu nao pensei duas vezes (e fiz muito bem!!!). Pela companhia, pelos papos que, ja sabia, seriam muitos e pelo evento.
    Todos nós ainda ganhamos o “plus a mais”: aquele queijo alentejano harmonizado com o Monte do Pintor, um vinho tambem alentejano, era o casamento perfeito.
    A noite era das mulheres e nem era 8 de março!!!

    Ps: tirando que eu, conhecedor de “higienopolis” errei o caminho e fiz o edu dar uma volta inteira no bairro ate chegar no studio do carlota (rs). Foi o pretexto para nao parar de conversar…

  2. 2 Ameixinha junho 24, 2010 às 11:22 am

    Não sou muito conhecedora acerca destes produtos mas acho que Portugal tem dos melhores pães, vinhos e queijos do mundo 🙂 Essa refeição é pura perdição!

  3. 3 Jalu junho 24, 2010 às 1:36 pm

    Como são esses eventos da Carla Pernambuco? São só para associados? Que tudo hein..

  4. 4 Sueli OVB junho 24, 2010 às 9:50 pm

    EDU

    Um abuso e pura provocação esse post!
    Tá mesmo querendo matar a galera de inveja e ainda fica cheio de insinuações e particularidades!
    Você não presta! Que negócio é esse de sociedade com o metido do Eymard? Vocês estão armando, não é mesmo? Pior é que nenhum dos dois esclarece esse mistério.
    Ai, meu Deus, depois que vi as fotos desse queijinho fiquei mais frustrada ainda e pensar que um desses podia ter vindo na bagagem! Pura crueldade, o que vocês fizeram. Sem justificativas.
    Nós, os excluídos e despresados, gostaríamos de ir ao Gastropop
    da Carla também, viu?
    Beijos, querido e parabéns pela noite e o gostoso encontro. Tudo perfeito.

  5. 5 Cláudia junho 24, 2010 às 9:54 pm

    O programa não tenho dúvida que foi excelente, mas pelo visto o gastropop tomou outra dimensão e evoluiu para uma nova sociedade. É isso mesmo?
    Curiosidade mata!rrss

    Abraços.

  6. 6 eymard junho 24, 2010 às 10:26 pm

    Sueli e Claudia: as novidades? No momento proprio (rs)

    Edu: lembrei-me (com alguma dificuldade!!!) que nos quase acabamos com o estoque de vinho do porto da casa….e a Carla teve que colocar a vassoura atras da porta para que nós fossemos embora. (rs) Caso contrario, teriamos que pedir um taxi….

  7. 7 Adriana junho 24, 2010 às 11:20 pm

    Ainda envolvida com os compromissos de fim de semestre… Saudade da conversa com os amigos, “inveja boa” do Eymard por ter participado desse Gastropop, desejo de que 24 de julho não demore a chegar…

    Ao ler o ultimo post, lembrei-me – de novo e sempre – de Neruda: “… como el pan en la mesa, así, con sencillez, debe estar lo que amamos.”

    Abraços!

  8. 8 eymard junho 24, 2010 às 11:22 pm

    Adriana, estou com saudades ao menos dos seus comentarios….vida de professor em final de semestre…eu sei como é!!! Mas nao nos abandone.

  9. 9 Beth junho 25, 2010 às 7:39 pm

    Edu e Eymard
    Já vi que vcs dois estão preparando mais novidades.
    Gostei muito das fotos do jantar, aqueles queijos estão demais.
    O Carlota do Rio (Dias Ferreira) é filial do homônimo paulista?
    Abs.
    Beth

  10. 10 Evandro Barreto junho 25, 2010 às 7:52 pm

    Amigos,

    Se vocês combinam tão bem queijos e vinhos, é o céu que está dizendo para combinarem também talentos e vocações na criação de grandes lances gatropops, ou seja, sacadas gastrômicas fadadas não ao popular, mas à popularidade.
    Parabés pelo projeto e toda a sorte do mundo na execução!

    Abraços,
    Dodô

  11. 11 HELENA BÄUERLEIN junho 25, 2010 às 10:43 pm

    Gastropop. Achei o nome curioso.
    Seria um grande workshop culinário ?
    Vcs participaram da confecção dos pratos ?
    Idéia genial. As fotos dizem dos momentos gourmands que vcs deliciaram( Dé foi a fotógrafa ? ).
    O queijo da Queijaria Monte da Vinha, Edu, é afrodisíaco ou ele é quase um substituto do êxtase ( se é que vc me entende…)?
    Ele evocou em vc sentimentos fortes,não ?
    Quero provar !!!
    Bjks.

  12. 12 Madá junho 25, 2010 às 10:46 pm

    Que legal esse encontro!
    As fotos dizem tudo, que delícia, e Edu sempre criativo com os títulos. Esse queijo artesanal se abandonando parece mesmo dos deuses do Monte da Vinha.

    Beth, A Carla Pernambuco é a chefe do Carlota da Dias Ferreira.

  13. 13 Eymard junho 26, 2010 às 2:52 am

    Gente, voces ficaram mesmo curiosos! Muito bom.

    O queijo é de fato um espetaculo a parte. Artesanal. Feito a partir de uma receita muito antiga e com ervas, sem adiçao de produtos quimicos. Muito especial. Cremoso. Divino.

    Nao participamos da confecçao dos pratos (embora, creio, o edu estivesse morrendo de vontade de participar).

    O queijo é afrodisíaco sim, Helena. Embora eu tenha sublimado…pela ausencia da Lourdes em SP. (risos). Evocou, portanto, sentimentos tao fortes que somente o porre de vinho do porto foi capaz de sufocar!!!!

    O gastropop é mesmo uma sacada genial da Carla/Carolina. Um ambiente gostoso; aconchegante e simpatico.

    Dodo: esta parceria ainda vai render muitos sucessos!! Tenho certeza…

  14. 14 HELENA BÄUERLEIN junho 26, 2010 às 12:06 pm

    Eymard,
    Obrigada pelos esclarecimentos. Só serviu para nos deixar com mais inveja!!!
    No meu comentário acima, no lugar de êxtase, leia-se , CLÍMAX.
    Pois eu entendi que o tal queijo servia como um substituto . Mas se é afrodisíaco …há que tomar cuidado!

  15. 15 eduluz junho 27, 2010 às 10:22 am

    Caro sócio Eymard, imagine se o comentário fosse feito com calma!! rsrs
    Como diria aquela música do Claudio Zolli: a noite vai ser boa…

    Ameixa, é isto mesmo. E bons comentaristas/blogueiros também!!

    Jalu, não são, não. É só ler nos jornais e se inscrever ou por e-mail ou por telefone. Daí pra frente, você estará no mailing.

    Sueli, este projeto com o Eymard ainda está na fase de planejamento. Brevemente o apresentaremos pra todos os nossos amigos. Aguarde!
    Quanto ao convite pro próximo, está feito. Assim que souber quando será, aviso.

    Claudia, estamos pensando e visto a proporção que o negócio está tomando, precisaremos fazer um coquetel de lançamento.

    Eymard, é verdade. Mas também tínhamos que detalhar todo o projeto.

    Adriana, o pão estava na mesa, o vinho no copo e o queijo delicioso à disposição.

    Eymard, estamos.

    Beth, o Carlota/Rio é filial do de São Paulo.
    E também convidamos vocês pra festa de lançamento do nosso projeto.

    Caro Dodô, pode deixar que certamente esta árvore dará grandes frutos. Ou melhor esta farinha um grande pão. Ou melhor ainda, estas uvas …

    Helena, os Gastropop são eventos onde normalmente um chef é convidado pela Carla pra mostrar/demonstrar uma culinária típica. Não são propriamente aulas, mas a cozinha está sempre aberta pra “curiosos” (como eu! rs).E como a mesa é única, grandes amizades são travadas por lá.
    Foi a Dé, sim , que fotografou.
    Os sentimentos que o queijo provovou foram fortes, mas gastronômicos (pelo menos, no nosso caso, viu Eymard!!). Mesmo porque, como a maioria dos grandes queijos, o cheiro dele não permitiria grandes arroubos!! rsrs

    Madá, você já responde sobre o Carlota/Rio.
    E o queijo escorria para o pão. Uma delícia!!

    Sócio Eymard, o nosso projeto já é um sucesso mesmo sem ter sido lançado!!
    Você achou o queijo afrodisíaco? Será que o Hans aprovaria? rs

    Helena, estes Gastropop seriam bem interessantes pruma nova reunião da turma do CP. Quem sabe?
    Agora, continuo com a opinião de que o queijo é maravilhoso, mas não sei se o Hans o aprovaria como, digamos, estimulante!1 rs

    Abs verde-amarelos pra todos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 643 outros seguidores

Blog Stats

  • 1,350,362 hits
junho 2010
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Arquivos

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: