dcpv – o mundo é um pisello. e o plural deles fica ali nos jardins.

o piemonte é aqui
22/12/2010

O mundo é um pisello. E o plural deles fica fica ali nos Jardins.

Alguém já se sentiu como se estivesse no filme Feitiço do Tempo (Groundog Day)?

Pra quem não lembra, é aquele em que o maluco do Bill Murray acorda todo dia no mesmo dia. E ele tem a oportunidade de ir melhorando em cada um dos dias até o transformá-lo, o dia,  no mais ideal de todos.E a si mesmo, claro!
Pois foi este tipo de sensação que tivemos ao juntarmos novamente o grupo que viajou ao Piemonte aqui no restaurante do nosso guia, o Juscelino do Piselli (grupo? Lourdes, Eymard, Dé e eu!).
Se bem que no nosso caso, já começamos praticamente no final do filme, ou seja, o dia já estava na fase ideal! rs

E incrível como mais uma vez (e parodiando o nosso guru) tudo foi maravilhoso. (ouça a música I got you babe by Sony &Cher)
Antes disso, na noite anterior, a Lourdes e o sócio já tinham dado uma passada na sede pra saber como tudo funciona. Fizemos a reunião de demonstrativo do balancete de todo o Conglomerado Longueluz e acertamos os detalhes pro lançamento das nossas ações na Bolsa, viu Kika e Madá!  

Como comemoração dos bons resultados, aproveitamos pra estender este meeting até a famosa praia, onde está localizado o Piselli.
Alguns participantes não puderam comparecer por motivos de força maior (a Mônica e o Duto), mas mesmo assim tivemos que nos “sacrificar”.

Chegamos lá e o Juscelino estava a postos e na  mesa número 4. Nos saudamos e atacamos o couvert sempre caprichado do Piselli: pães quentinhos, uma focaccia de primeira, a pasta de ervilhas (uma marca registrada) e a manteiga fresquinha.
E como falamos sobre o nosso tour mágico pelo Piemonte (ouça I got you babe.)
O Juscelino foi até a cozinha montar o nosso menu degustação (inclusive, com a boa memória de sempre se lembrou que a Dé não é uma grande fã das carnes vermelhas) e voltou logo pra retomarmos o nossso papo.

Enquanto isso, começava o paralelo desfilar de grandes vinhos. Um branco Roero Arneis 2007 Vietti (nosso companheiro de algum jantar piemontês) foi aberto e serviu de acompanhamento pra entrada, um tartar de granchio com uovo de aringa e insalatina que estava sublime (ouça I got you babe ).

Conversamos muito e sobre tudo. Viagens, comidas, negócios, amizades; só não falamos sobre a exposição de fotos que o Duto (gratíssimo) brilhantemente tirou lá no Norte da Itália.
Acho que teremos que marcar mais uma destas reuniões, né sócio? Continuamos o nosso tour com aspargos grelhados com fondutta de queijo Fontina que estavam de delirar de tão bons. A Dé que é uma admiradora incondicional deste legume, delirou mais ainda.

Harmonizamos com um Dolcetto d’Alba 2006 Roche dei Manzoni. Se combinou? Nada a declarar!

Mais conversas e mais uma especialidade piemontesa. Um ravioli recheado de gema caipira ( e que gema!), aspargos e queijo taleggio servido com crema de tartufo. Este só faltou a Cher, aquela, entrar no Piselli entoando o I got you babe.

Pra melhorar (se é que seria possível) um tinto Barbaresco Rabajá 2003 Giuseppe Cortese.  

Estávamos chegando ao final (calma que é da parte salgada) e a trufa della trufa surgiu: um carré de cordeiro assado na lenha e servido com o seu molho acompanhado dum risotto (al dentíssimo) de queijo Castelmagno. Como diria alguém conhecido, estava ma-ra-vi-lho-so.

É claro também que o Juscelino trocou o carré da Dé por um belíssimo bacalhau fresco. Não ficou atrás do cordeiro!

A esta hora, estávamos todos virando os olhos. Mas mesmo assim, não sofremos quando o Juscelino disse que a sobremesa estava vindo.
Um tiramisu di panetone (isto é que é festejar o Natal) delicioso e estiloso …

… com um Moscato d”Asti Moncalvina Coppo (este eu também trouxe) de colocar atrás da orelha de tão perfumado.

Presto! Relutamos um pouco, mas como foi o Juscelino que ofereceu e seria uma grande desfeita, aceitamos (eu e o Eymard) uma dose de grappa do Gaja.
Finito! Foi um jantar digno do Piemonte. Melhor, digno da nossa viagem ao Piemonte.

Só faltou uma coisa: um pocket show do UB40 & Chrissy Hinde (bem melhor que o original) tocando aquela música que vocês já sabem qual é …

Ciao.

PS – O Juscelino co-escreveu o guia Itália, pra comer e beber bem (a venda nas melhores livrarias), que é pocket e cabe no bolso, com grandes dicas de restaurantes em toda a Itália. É obrigatório em qualquer viagem à Bota! O nosso já está guardado e devidamente autografado.

.

18 Responses to “dcpv – o mundo é um pisello. e o plural deles fica ali nos jardins.”


  1. 1 eymard janeiro 22, 2011 às 8:54 am

    Post perfeito para um encontro perfeito!
    Obrigado pela aula de “arroz basmati” e, para os(as) incredulos(as) eis ai a prova de como se faz um grande chef! (rs)
    Vale o registro de que, mesmo na movimentada semana natalina, Juscelino tirou o casaco, sentou-se conosco e assim permaneceu em plena alegria comensal ate o final de mais um giorno. Ficamos sinceramente sensibilizados com tamanha demonstraçao de amizade. Por algumas horas Juscelino, em pleno piselli, foi so o companheiro de mesa e amigo. Valeu Juscelino. Prova, mais uma vez, de que voce merece tudo de ma-ra-vi-lho-so que te acontece e ainda vai acontecer mais ainda.
    O jantar? Esteve perfeito. E so o que se pode falar dele. E para quem quer sentir saudade do Piemonte ou fazer uma previa, sugiro que va ao Piselli e peça um menu piemontes. Rigorosamente de mesma qualidade!
    O guia gastronomico da Italia? Obrigatorio. E, nesse caso, como o lançamento ainda nao aconteceu, que renda novos encontros para lançar o guia.

  2. 2 Kika Mello janeiro 22, 2011 às 3:33 pm

    Caro Edu,
    estou retornando ao cotidiano virtual e ao deleite das visitas a este blog iluminado!
    Quantos posts interessantes, com o estilo’light’ de observar, degustar , entreter, escrever e fotografar! … E que agora conta com os comentários deliciosos e fartos de Monsieur Longuérciô.
    É um prazer começar o ano com a boa companhia do DCPV.
    Mais uma jornada que chega a seu destino, mas desta vez com uma maravilhosa e afetiva comemoração para fechar com chave de ouro essa tão bela viagem ao Piemonte.
    Bem , assim que vc der a largada, comprarei ações e mais ações do conglomerado Longueluz! Esse IPO vai bombar! E pelo visto meu dinheiro estará super bem investido pois com esses planos de diversificação, de instalação da vinícola Luz alavancada pelo maravilhoso terroir da Grande Ferraz , os negócios vão crescer a taxas estratosféricas, dignas de um verdadeiro tigre asiático!
    Em tempo: para os amigos é possível pagar 1 e levar 2 ações?
    Vida longa e próspera ao feroz animal asiático de Ferraz !!
    Um grande abraço.

  3. 3 Sueli OVB janeiro 22, 2011 às 5:45 pm

    Que final de ano espetacular!
    Essas comemorações natalinas dos sócios foram mesmo de babar.
    Estou aqui alucinando, com tantas delícias. E pensar que já abri mão de ir ao Piselli várias vezes! Imperdoável!

    Eymard, se havia ainda alguma dúvida quanto à sua capacidade “basmática”, está tudo esclarecido e mais que provado. Agora quero ver isso ao vivo!

    Kika, você demorou mas voltou com a corda toda. Que comentário!

    Aos sócios:
    Esse guia não está com nome errado? Não seria Loguerluz, ou Logueluz? Por quê Longueluz?

  4. 4 eymard janeiro 22, 2011 às 11:17 pm

    Kika, voce fez falta, mas agora esta de volta com o bom humor e as grandes sacadas de sempre! Um grande abraço de 2011 para voce.

    Sueli: como sempre, perspicaz e observadora. Esse N nao podemos ainda revelar. Ha um motivo ponderoso para ele. No momento oportuno será revelado. Aguarde!!

  5. 5 Terezina janeiro 23, 2011 às 1:38 am

    Garotos e garotas :

    Que maravilha, estou aqui babando e pensando como fazer para adquirir ações para este empreendimento !

    Precisa preencher ficha daquelas com bons antecedentes ( rs )?

    Estou doidinha para adquirir este livro do Juscelino. Quando vai ser a noite de autógrafos ? Por favor avisem com tempo para que eu possa me programar e subir a serra para estar presente e ter logo meu exemplar. Assim posso também conhecer vocês todos.

    Eymard : v. fica muito bem com chapeu ( é assim que chama ? ) de chefe.

    Este N seria para dar longa vida a sociedade ?

    Parabens e bjs a todos

  6. 6 Terezina janeiro 23, 2011 às 1:42 am

    Edu:

    Entro sempre no seu blog e leio todos os posts. Quando acontece de não ter ainda um que eu não li, fico aflita para esperar o próximo.

    A vida anda corrida agora para mim e muitas vezes leio entre um exame e outro e nem sempre dá para escrever comentado. Mas fique certo que sou uma seguidora de seu blog.

    até !

  7. 7 Terezina janeiro 23, 2011 às 1:43 am

    corrigindo ” comentário “

  8. 8 Kika Mello janeiro 23, 2011 às 2:07 am

    Sueli querida,
    acho que já falei a respeito mas às vezes nem eu sei onde encontro algumas inspirações e ainda com o humor alcohol- free!!! É um espanto! Mas aqui a alegria me contagia e eu naturalmente vou psicografando….(rsrs)
    Estou com saudade de vc e ainda não te mandei o e-mail pois deixei acumular e há pelo menos uns 400ou mais me aguardando!
    Longueluz é , no meu entender, o conglomerado de empresas dessas duas feras dos negócios: Monsieur Lumière Monsieur Longuérciô. Estou certa mes amis?
    Desse conglomerado, a ponto de lançar sua abertura de capital, fazem parte:
    . futura vinícola Luz que produzirá daqui uns 4 ou 5 anos vinhos de altíssima qualidade a partir de uvas que têm como matriz as mudas míticas trazidas na mala de uma viagem ao Piamonte..
    . Ramo Editorial do grupo com vários títulos de consagrada aceitação pública e respeitabilidade reconhecida no meio gastronômico : os guias referência Gault Milluz, Micheluz, Michelonguércio, Michelena ( direcionado a toda parte de chocolates, feiras da área…), Guia voltado ao mercado nacional Quatro Lâmpadas.
    . Estúdio Fotográfico e Galeria de Madame Dé Luz .
    . O futuro templo da gastronomia conhecido como ‘Sex-Shop’ ou Casa Santa Luzia.
    . Não fui informada se também se existe uma agência de viagens ligada ao grupo.
    . Futuro restaurante? Who knows…
    . Royalties advindos do uso da marca DCPV, afora parcerias firmadas com terceiros do ramo .. .
    . Blog, site, quem sabe um programa na TV…
    . etc…etc… etc… and so on…
    Acho que é isso!

    Caro Eymard,
    muito obrigado!! E um grande abraço com votos de um belo 2011 com muitas vitórias e realizações de sonhos! Também estava com saudades e me fez falta a dose diária de bate-papo com meus amigos do DCPV.
    Aliás, o seu sonho já está de vento em popa , ou melhor , a caminho da cozinha e do fogão! Pois nunca vi foto sua com a mão na massa e com ares de chef! As aulas particulares e misteriosas estão surtindo efeito milagroso e fazendo o sr. se soltar na cozinha, não?ou melhor, tirando o sr. do sofá, né? Seu semblante na foto já é de alguém bem relaxado e dominando o métier…(rs). Só não entendi a história do arroz basmati…
    Continue! Avante! Leva jeito!!

    Estava com muita saudade de todos!

    SueliOVB
    você não acha que devemos ser um pouco mais incisivas quanto à cobrança de um certo jantar, não este acima relatado, bien sûr, prometido no local onde o pisello se multiplica às pencas…?
    Domingo passado fui almoçar justamente ali e comi um delicioso prato de capeletti com ragú de vitela… Divino! Daí fiquei lembrando de um certo combinado ainda não realizado…

  9. 9 eymard janeiro 23, 2011 às 8:55 am

    Kika: vc resumiu muito bem os negocios das Organizacoes Longuelus! E, quanto ao Basmati, volte alguns posts atras (o DCPV natalino) que voce vai entender rapidinho a origem da foto!
    Terezina: muiito obrigado. Vc é uma grande amiga e gosto de ler seus comentarios.
    Kika: o combinado será realizado sim! O almoço relatado pelo Edu e fotografado pela Dé foi um “aperitivo” do que se seguirá.

  10. 10 Sueli OVB janeiro 23, 2011 às 10:02 am

    Queridos, vamos por partes:

    TEREZINA aproveita seus plantões para nos brindar com sua doce participação, chega sempre para a sobremesa.
    O chapéu de chef, que combina muitíssimo com o Eymard, chama-se toque blanche, não me pergunte porque. E esse basmati é um arroz tão, tão difícil de fazer, que demanda horas e horas de voo…
    Gostei do lance do N conferir longevidade à firma, faz todo sentido. Mas esses dois são muito cheios de segredos, eles não abrem as idéias para ninguém.

    KIKA, perfeita a sua colocação quanto a “esse jantar”. Mas não esqueça que também combinamos o Piselli.
    Não entendi o LONGUE, porque o Eymard é LOGUÉRCIO.

    EYMARD, estou com um pouco de receio em investir capital nessa sociedade, ela tem mudado muito a razão social e isso me preocupa um pouco, embora acredite na capacidade dos sócios. No seu último comentário você muda mais uma vez o nome da firma, trocando o Z pelo S, no fim da palavra. Esse S seria de Sueli? rs

    EDU E EYMARD,
    Acho que a KIKA tem que entrar imediatamente para essa sociedade, e com um cargo na diretoria! Com ela essa empresa jamais tomará o rumo das “Organizações Tabajara”. Planejamento perfeito. Ela só se enrolou um pouco com o ítem do Sex Shop.
    Mas o que mais me atriu foi a Agência de Viagens. E vocês podiam logo começar pela Toscana. Eu adoraria!
    Também quero um carguinho nessa instituição, nem que seja pra servir cafezinho nas reuniões. Estar perto de vocês já será o máximo!
    Um lindo domingo para todos!
    Beijos

  11. 11 Terezina janeiro 23, 2011 às 7:00 pm

    Sueli

    Obrigada por esclarecer o nome do “chpeuzinho “. E também pelo carinho quando se referiu a mim.

    Acho que podemos fazer uma parceria e quem sabe ter o Salão de Chá ( Chic, não ? ) do conglomerado. A gente encomenda os pecados da Helena ( rs )

    bjs

  12. 12 evandro barreto janeiro 23, 2011 às 7:03 pm

    Edu & Eymard Corporation,

    Quando vocês colocarem a pedra fundamental da sede própria, enterrem nas fundações, protegido por uma cápsula do tempo, este post. Para informar aos tetranetos dos nossos netos que,no alvorecer do éculo XXI, havia civilização do lado de baixo do equador.
    Tudo perfeito.

    Abs,
    Dodô

    – Com um repertório gastronômico assim, eu dispensaria o Sony.

  13. 13 Ameixinha janeiro 24, 2011 às 7:40 pm

    Ele acordava sempre no dia da marmota, né? he he Já vi esse filme algumas vezes, gosto muito do Bill Murray 🙂 Por acaso também aprecio muito essa canção da Cher e do Sony, é um clássico!
    Quem me dera poder dizer i got all this in my table 🙂

  14. 14 eduluz janeiro 24, 2011 às 9:12 pm

    Sócio, você nasceu pra cozinhar ( e comer). rs

    Kika, calma-te que a viagem ainda não acabou (eu com essa mania de não postar cronologicamente!). Faltam 3 posts sobre o Piemonte, mais especificamente, Milano.
    Em tempo, faremos um estrondoso (e iluminado!) lançamento das ações (que tal no Piselli?). E os investidores como você, receberão um lote quase que gratis!
    Quanto ao animal, acho que ficaremos com um grilo! rs

    Sueli, calma que vamos marcar o lançamento das ações da LoNgueluz brevemente. E no Piselli.
    O Eymard já explicou, mas saiba que gastamos uma tremenda verba contratando agências pra escolha do nome. Pesquisas e mais pesquisas foram feitas.
    Fizemos até um teste com o público-alvo (estranhei não terem convocado você, a Kika, a Madá e a Terezina).
    Inclusive, fechamos um contrato com os Beatles pra usar a música LoNg end winding road no nosso comercial.
    Percebeu o calibre do negócio?

    Terezina, vocêjá está no mailing. Aguarde notícias. Vamos marcar uma big reunião no Piselli.

    Kika, caramba. Nem eu sabia que já tínhamos tanta coisa! 🙂
    O único entrave é que, aparentemente, as uvas não se deram bem com o terroir ferrazense. Mas em contra-partida, estou com uma muda de tupinambour a pleno vapor na minha cozinha.rs
    Quanto a agencia de viagens, é um braço forte da organização.
    Ao Piselli, então!

    Sócio, Longuelus? A coisa tá feia! rsrs

    Sueli, o segredo é a chave do sucesso. Você acredita que um grupo internacional já fez uma oferta pra nós depois de ler o comentário da diretora Kika?

    Terezina, calma que teremos cargos pra todo mundo. Só uma coisa: lembre-se que esta é uma entidade sem fins lucrativos! 🙂

    Dodô, já encontramos o nosso redator. Quem sabe a Beth como public relations?
    Também dispenso o Sony (e a Cher também! rs).

    Abs ervilhosos pra todos.

  15. 15 kika mello janeiro 24, 2011 às 10:26 pm

    Eymard
    e eu, trocando seu nome que é Loguércio e não, Longuércio?
    Mas agora o N ficou enigmático:N de loNgo?
    Não tenho a mínima ideia do que venha a ser…
    Grandes revelações nos aguardam então quando do jantar?

    Sueli
    você bem notou que eu troquei o nome! Muito observadora! Ótimo para o ISO sei-lá-quanto das Organizações L&L.
    É claro que estava propondo o Piselli! Acho que vc. não reparou que as pencas ( ervilhas em penca?!!)se referiam ao próprio!

    Edu Luz
    Que pena que as uvinhas se ressentiram…Mas na próxima viagem traga outras e enquanto isso, vá cultivando esse espécime local… (rs)
    Eu, público-alvo?!!
    Eu, diretora?!!
    Grilos também fazem estragos meu caro!!
    Ao Piselli! Às ervilhas! Que os amigos se reúnam!!
    Um abraço a todos.

  16. 16 Kika Mello janeiro 25, 2011 às 3:58 pm

    Terezina
    Gostei da sua ideia de salão de chá!
    Realmente, acho sim que o conglomerado Longueluz poderá se beneficiar com esse salão, além da criação do restaurante.
    Sugiro que os sócios aproveitem a sugestão e peçam patrocínio exclusivo de um produto recém-lançado na Europa: chá em cápsulas! Tal e qual o Nespresso! É a Nestlé quem fabrica e estão comercializando com belas xícaras de porcelana!E com 10 variedades!
    Sueli também vai gostar muito.
    Deem uma olhada no site:

    http://www.special-t.com

    Sueli querida
    Se vc for servir cafezinho, é claro que será porque foi escolhida a barista das organizações L&L!

  17. 17 Sueli OVB janeiro 26, 2011 às 10:44 pm

    KIKA,
    Você e suas dicas e idéias! Gostei das duas, e agradeço a que me concerne. Você é muito generosa!

    EDU,
    Segura firme essas ações! Viu o que aconteceu com o Facebook?
    Quem sabe as organizações L&L seguirão o mesmo caminho?
    E viva os amigos do rei!
    Estamos aguardando ansiosos o convite para a estréia/lançamento/corte da fita inaugural, seja lá o que for.

  18. 18 eduluz janeiro 30, 2011 às 6:27 pm

    Kika, na verdade eu tive que descartá-las lá em Milão mesmo.
    Já quanto ao tupinambour foi uma grande surpresa. Trouxe uma caixa deles e fiz um purê com alguns.
    Deixei 4 pra brotarem, mas quase todos ficaram molengões. Só um pedaço de um que não. Cortei, coloquei só um pedaço dentro dum copo com água. E não é que ele brotou e está uma beleza?
    Ao Piselli, então.
    Que venha o salão de chá em cápsulas. Agora a Sueli, barista? Já que topou? 🙂

    Sueli,quanto ao LoNgueluz INC, acredito que em 2 anos valerá o dobro do facebook! 🙂
    Quanto aos convites, a lista já está na mão do cerimonial.
    Aguardem!

    Abs ervilhais pra todos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 628 outros seguidores

Comentários

Blog Stats

  • 1,313,394 hits
janeiro 2011
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: