dcpv – almoço do dia diez – espanha – madrid – restaurante diverXo. eXcelente e não é da XuXa!

30/06/2011

Almoço do dia diez – Espanha – Madrid – Restaurante DiverXo. EXcelente e não é da XuXa!

Devido a excelência de tudo, fui obrigado a destacar esta refeição do relato do nosso décimo dia na Espanha.
O chef David Muñoz é tido como um enfant terrible (ou seria melhor chamá-lo de crianza diabólica?) da culinária espanhola.
E o restaurante dele, o DiverXo, é muito interessante já que tem um jeitão fusion que combina ótimos ingredientes com uma base asiática.

Tudo começa pelo sistema de reservas. São feitas somente pela internet e segundo alguns, necessita-se de pelo menos um mês pra conseguí-las.
Eu estava dentro deste prazo quando fiz a nossa e mesmo sabendo duma característica esquisita do lugar (pro nosso padrão): é terminantemente proibido tirar fotografias de qualquer prato.
E é justamente por isso que este post quase não tem fotos. O máximo que conseguimos foi tirar alguma coisinha (escondido) com o celular e ao final, quando estávamos indo embora, além de algumas captadas no Google. Penso que esta filosofia é errada, mas como o restaurante está cada vez  mais cheio, não sei, não …
Também comecei a escrever a descrição dos pratos num papelzinho, mas um dos atendentes me disse pra não me preocupar que eles enviariam as tais por email. Resultado? Após um mês, o menu chegou.
Ainda bem que fiz algumas as anotações sobre as nossas impressões. Portanto, diferente do que eu acredito que tenha que ser um blog (muito mais visual do que literal), desta vez vocês terão que se contentar com as letras.

Vamos lá: logo que sentamos (chegamos no horário e a nossa mesa era excelente), percebemos a modernidade do espaço. Muito concreto, poucos detalhes, cadeiras contemporâneas e extremamente confortáveis além dum serviço muito aplicado. Foram muitos atendentes durante a refeição, sendo que todos detinham um conhecimento muito grande sobre o processo de execução de cada um dos pratos além de demonstrarem um grande entusiasmo a cada “hummmm” que proferíamos.
A primeira explicação é sobre os tipos de menu. São todos no formato degustação (a Dé já sabia) e basta vocês escolher entre o ExpresXo (com 7 pratos), o ExtenXo (com 9 pratos) e o DiverXo (com 11 pratos).
É claro que a Dé e eu iniciamos imediatamente uma negociação. Ela queria o ExpresXo e eu, o DiverXo. Note-se que a mesa inteira tem que obrigatoriamente pedir o mesmo menu. É, este David Muñoz é praticamente o Gaspacho’s Nazi!
A resolução foi tomada. Nem pra mim, nem pra você. Nove extenXos pratos viriam à nossa mesa.
Deixamos os vinhos (ao final tomamos 2 taças cada um do mesmo branco) por conta do sommelier e iniciamos mais uma viagem dentro da viagem.
O couvert não é nada trivial. São uns tipos de vagens cozidas (Edamame com ajada de ají amarillo) que são servidas num baldinho e que devem ser comidas da seguinte maneira: pega-se a vagem, passa-se num molho de aji amarelo, coloca-se na boca e aperta-se com os dentes pra que os grãos saim e se misturem ao molho. Muito bom e seria o nosso pãozinho durante todo o almoço. Como uma charmosa harmonização, serviram também um excelente chá de rosas.

Prontos pro segundo prato? Eram mexilhões com pérolas de salmão e um molho fantástico de lima kaffir (Mejillón tigre estilo fusión con escabeche de lima keffir, sofrito de tomate y chile y huevas de pez voador). A Dé não gostou muito do mexilhão por causa da textura. Mole demais, segundo ela. Eu comi os dois tranquilamente.
Detalhe: todos os apetrechos (louças, talheres, acessórios, etc) são fantásticos.

O terceiro prato foi um dim sum estilizado já que ele veio aberto e com lagostim, cogumelo e um caldo concentrado e perfumado de frango capão (Posticker shanghai de capón, susopa emulsionada, carabinero e shitake). Absolutamente perfeito.

Mais um dim sum como quarto prato. Só que desta vez foi servido num daqueles pães fofinhos chineses com recheio de cogumelos envoltos numa pele de leite (Bun. Mollete chino de trompetas a la crema, tomate kumato cherry y cecina de buey ahumada). No meu caso, o prato veio montado como um barco sendo que a vela era uma lâmina crocante de jamon. Delícia!
O quinto prato é uma marca registrada do David. Descrito no próprio site como Gambas mediterrâneas fritas ao revés, con soja, yusu e maionesa caliente são camarões cortados finamente (achamos que seriam vieiras) servidos com yusu (o limão japonês) e uma maionese caseira perfeita. Eu achei que a Dé não comeria, mas ela não me passou o dela, não! 🙂

O sexto foi servido em dois movimentos. No primeiro,veio uma vasilhinha com uma mistura de leitãzinho crocante com melão, que segundo nos explicaram, tinha algo a ver com um Pato de Pequim (Cochinillo cochifrito pekinés: canapé invertido pekinês y hamburguesa samm de secreto de cerdo ibérico). Atenção pessoal defensores dos animais: este pekinês não é o cachorro! rs
Logo em seguida, uma caixinha de isopor daquelas do MacDonalds. Dentro dela, uma folha de alface com um pedaço de leitãozinho no interior A intenção é que você enrole o seu rolinho e o mergulhe num molho à base de soja. Como diria aquele cara, uma “puta” idéia!

Vamos pro sétimo? Um peixe típico espanhol frito duma maneira caramelizada (técnica do Davi). Ele (Rape frita versión glaseado Express) fica com um interessante cheiro de carbonizado, com a pele muito caramelizada e com o interior muito macio. Servido sobre aspargos fresquíssimos (a Dé adorou) e com chips finíssimos de batata roxa. Senhores, como diria aquele locutor de futebol, é pra sair do estádio e pagar uma outra entrada!
O oitavo prato foi um bonito defumado com vieiras secas raladas e cabeças de camarãozinho crocantes e fritas ( (Ventresca tibia de bonito asada en brasas de sarmiento con salsa xo versión 2011). Eu juro que achei que a Dé não iria nem olhar pras cabeças dos crustáceozinhos, mas quando eu olhei pras dela, tinham desaparecido. Mais um prato genial.
Como pré-sobremesa foi servido uma lâmina retangular de gelatina muito fina (Papel de moras y yogurt ácido). O atendente nos explicou que era pra enrolar e mastigar. Parecia um chiclete Ping Pong de tutti frutti.
E como nono e último prato, uma sobremesa inesquecível. Um rolinho fino de noz, servido com um sorvete muito cremoso de chocolate e gelatina de violeta . Este eles nem mandaram na descrição do menu.
Pronto. A nossa viagem pelo mundo do David Muñoz tinha terminado.
Se bem que restou-nos uma esperança. Quando você chega ao restaurante, te perguntam se é a sua primeira vez por lá. Se responder sim (assim como nós), experimentará os pratos que formam o menu tradicional do Diverxo.

Se responder não (como nós na próxima vez), degustará pratos completamente diferentes dos tradicionais.
Portanto, aguardem-nos!
Hasta.

Acompanhe os outros dias da nossa viagem:

Dia Uno – Espanha – La Rioja – Marques de Riscal, o hotel.
Dia Dos – Espanha – La Rioja – Museu do Vinho e cidadezinhas bacanas
Dia Tres – Espanha – La Rioja – Bodegas maravilhosas e arquitetura não menos
Dia Cuatro – Espanha e França – La Rioja e Bordeaux – Final de semana em Martillac
Jour Cinc – France – Bordeaux – Passeando e entrando no mundo dos Premieres Grands Crus
Dia Sei – França e Espanha – País Basco – Você sabe o que é euskera? Pintxo você sabe, né?
Dia Siete – Espanha – País Basco – Guggem..heim?
Adendo do dia siete – Espanha – País Basco – Restaurante Mugaritz
Dia Ocho – Espanha – País Basco – San Sebastian do Rio de Janeiro?
Almoço do dia ocho – Espanha – País Basco – Mais um top 50. Martín Berasategui
Dia nueve – Espanha – Nós fomos as touradas de Madrid
Dia diez – Espanha – Madrid – Tour de tapas. Comestíveis, claro!

.

Anúncios

9 Responses to “dcpv – almoço do dia diez – espanha – madrid – restaurante diverXo. eXcelente e não é da XuXa!”


  1. 1 eymard outubro 27, 2011 às 8:43 pm

    Engraçado ler a descriçao dos pratos sem as fotos. Ter que imaginar o prato é bastante estranho. Por ex., fiquei imaginando as “cabecinhas” …Mas depois deste post, nao vai dar para dizer que é a primeira vez. Afinal, o post já correu o mundo….

  2. 2 eduluz outubro 31, 2011 às 7:33 am

    Sócio, deve ser estranho mesmo. Mas pode ter certeza que foi um grande almoço.
    Pode perceber que até os comentários desapareceram! 🙂

    Abs escondidos.

  3. 3 manchas no rosto novembro 4, 2011 às 1:02 pm

    Primeiramente quero dizer que seu blog está muito bom, assim como seus magníficos posts. Precisava mesmo conhecer mais sobre isso e você elaborou uma grande fonte de informações aqui. Já marquei nos favoritos seu blog e irei segui-lo daqui em diante.

  4. 4 eduluz novembro 25, 2011 às 11:29 am

    Manchas, grato e cuidado com as próprias! rs

    Abs filtrados.

  5. 5 Kelly dezembro 5, 2011 às 1:40 pm

    O que vc comeu no couvert é soja, muito comum nas casas de japoneses.

  6. 6 eduluz dezembro 9, 2011 às 10:15 am

    Kelly, é isto mesmo. É o famoso edamame.

    Abraxos.

  7. 7 Maria Santana fevereiro 5, 2014 às 12:30 am

    Gostaria de saber quanto custou esse jantar

  8. 8 eduluz fevereiro 11, 2014 às 5:59 pm

    Maria, fomos no almoço porque sempre é um pouco mais barato. Pelo que eu me lembro, gastamos algo em torno de 70 Euros por pessoa.

    Abraxos pra você.


  1. 1 Onde comer em Madri com estilo | StreetXo Trackback em outubro 6, 2016 às 3:37 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 639 outros seguidores

Comentários

Blog Stats

  • 1,344,001 hits
outubro 2011
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: