dcpv – nada como estar em ferracci após um giro italiano

número 337
04/12/2012

Nada como estar em Ferracci após um giro italiano.

Esta é mais uma daquelas noites em que a única vontade que temos é de continuar viajando.

DSC09582

Pense bem; não é fácil ficar quase duas semanas em território italiano, comendo e bebendo coisas nacionais e de repente, se ver em pleno centro de Ferraz de Vasconcelos, né?

DSC07603

Então, o usual numa situação dessas, é fazer uma encenação e transformar a cozinha numa daquelas cantinetas da mama.

DSC09532

Como, mais uma vez, fizemos uma aula de culinária em plena Florença, a idéia central foi reproduzir aquilo que aprendemos por lá.

SONY DSC

Vamos então a fase “recordar é viver” da nossa viagem.

DSC09556

Prego!

Bebidinhas – Caipiroska de Lichia

Só pra matar as saudades! (rs)

DSC09510

Entrada – Polenta com azeite extravirgem.

Este prato foi totalmente importado.

DSC09543

Uma farinha branca de polenta, cozida num caldo de galinha feito em casa …

DSC09547

… e servida com um azeite de oliva extravirgem de primeira prensa, que vale cada substantivo que é dado a ele …

DSC09570

… com Parmeggiano Reggiano ralado.

DSC09574

Simplici e gostosinho!

DSC09577

Ainda mais com o acompanhamento do vinho tinto espanhol Casilda Gran reserva 2009 que foi “vino, vinóbilo, marcelino, wine”.

DSC09580

Principal – Papardelli a Bolonhesa.

Este prato, especialmente o molho, é muito bacana e típico.

DSC09551

O chef e professor Giovanni nos ensinou o passo-a-passo deste molho. E ele é incrível.

DSC09586

Inicie cortando uma cebola, uma cenoura e um talo de salsão em pedaços médios e iguais.

DSC09493

Refogue numa panela grande em azeite quente e espere até que os legumes estejam macios.

DSC09502

Junte 500 g de carne bovina moída e 500 g de linguiça fresca sem a tripa.

DSC09515

Deixe refogar por uns 10 minutos em fogo alto.

DSC09524

Adicione um copo de vinho tinto italiano (dos bons), deixe evaporar e …

DSC09526

… coloque uma lata de tomate concentrado. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por horas, cuidando pra colocar um pouco de caldo quando estiver muito seco.

DSC09585

Já pra massa, tem alguns pulos do gato em relação a outras que fizemos.

DSC09484

O primeiro é colocar uma colher de azeite e uma pitada de sal, na já manjada proporção 100 g de farinha para cada 1 ovo.

DSC09520

Sove bem e deixe descansar embrulhado num filme plástico. Este é outro pulo do gato.

DSC09541

Aí é só passar na máquina e cortar no formato de Papardelli.

DSC09559

Coloque a pasta pra cozinhar em abundante água fervendo com sal e …

DSC09587

… junte a pasta ao molho (e não o molho à pasta. Este é mais um pulo).

DSC09589

Resultou nesta beleza aí.

DSC09593

Delicioso e al dente.

DSC09597

Tomamos mai um vinho tinto, o francês Ortas Cothes de Rhone 2009 que foi “merci, real, mariajoanesco, bunitinho“.

DSC09600

Sobremesa – Tiramisu

Não precisa nem dizer que uma sobremesa numa aula destas teria que ser um Tiramisu.

DSC09483

Mais típico, impossível.

DSC09495

E nesta caso, nada melhor do que um fotolog (se quiser a receita, eu envio):

DSC09503

DSC09507

DSC09513

DSC09517

Ficou uma maravilha!

DSC09607

Eis a opinião dos gondoleiros:
Ressaca passa rápido. Ainda mais italiana. (Edu)
Que comida!! Que sobremesa!! Spetacula. (Mingão)
Top five pro dessert. Pasta é pasta! (Deo)

DSC09583DSC09601

Pronto! Mais um menu foi executado (literalmente, né Mingão?) levando em consideração o princípio da nossa última experiência viajandística.

DSC09489

Sabemos que é impossível prolongar a viagem, mas continuar comendo algo próximo do que se experimentou por lá é um bom caminho.

DSC09596

Eu tenho uma outra dica: gosto de utilizar os produtos de toucador (esta é nova!) que mais gostei e assim prolongo o prazer da viagem em todos os banhos.
E você? Tem alguma dica pra prolongar a viagem quando já está em casa?

DSC09558

Arrivederci.

.

7 Responses to “dcpv – nada como estar em ferracci após um giro italiano”


  1. 2 Vera Lucia Erbes Souza maio 3, 2013 às 10:45 am

    Esse post me deu gua na boca. Ficarei imensamente grata se me enviar a receita do tiramisu. O dia das mes ser maravilhoso com essa delcia. Obrigada, Vera

    Date: Fri, 3 May 2013 09:57:41 +0000 To: veralesouza@hotmail.com

  2. 3 eymard maio 3, 2013 às 10:54 am

    Cacildis! Muito bom. Realmente prolongar a viagem com referencias gastronomicas é um clássico. A do “toucador” foi novidade (rs). Mas aqui também temos essa mania (mais uma coincidencia?). Outra forma, que ja contei, é comprar um perfume especifico para a viagem. Escolhemos no free-shop de saída.
    Outra forma de prolongar é o vinho. Um vinho que remeta ao momento marcante da viagem. Da borgonhesa, por ex, o chablis do Willian Fevre é o nosso queridinho. Tomado no 1 de maio. No meio do caminho. Fechando a etapa borgonhesa com os amigos de sempre! Nao precisa mais nada.

  3. 4 Flora maio 3, 2013 às 2:25 pm

    Oi Edu,
    Mais uma que quer a receita do tiramisu para o dia das mães. Adoro… Pensando bem acho que vou fazer seu cardápio todo…
    Não sei o que gosto mais no seu blog, se as viagens ou os jantares maravilhosos.
    Abs

  4. 5 Cristiano maio 3, 2013 às 8:59 pm

    Amigo Edu.

    Acompanho seu blog a um bom tempo. Vou tentar o tiramisu, e depois o molho, a massa, hum!!! Depois vou para academia…eheheh

    Abs

  5. 6 Ameixinha maio 5, 2013 às 5:17 pm

    Querida família iluminada, é um gosto lê-los de novo nestas vossas viagens gastronómicas que fazem em plena Ferraz de Vasconcelos 🙂 Um beijo

  6. 7 eduluz maio 11, 2013 às 1:27 pm

    Chiquitto, gratíssimo.

    Vera, já enviei por email. Espero que faça e melhor, que todos gostem.

    Sócio, nada melhor do que prolongar uma viagem, né? Ainda mais com vinho!!

    Flora, também já enviei pra você. E espero que goste de tudo.

    Cristiano, grato pelo acompanhamento.
    E academia combina bem com este menu!

    Ameixa, que legal que você apareceu. E mais legal ainda saber que você gostou do post e das estrepolias.

    Abs ferrazísticos pra todos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




É só inserir o seu email, clicar no botão "Seguir" e a cada novo post publicado aqui, você receberá uma mensagem com o link. É fácil, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte! :)

Junte-se a 639 outros seguidores

Comentários

Blog Stats

  • 1,343,412 hits
maio 2013
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Atualizações Twitter


%d blogueiros gostam disto: