Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – paris – eu sou pobre, pobre, pobre. de marais, marais, marais…

dcpv – da cachaça pro vinho – paris – eu sou pobre, pobre, pobre. de marais, marais, marais…

Paris
04/02/2010

dcpv – Eu sou pobre, pobre, pobre. De Marais, Marais, Marais.

Este é o primeiro capítulo da nossa viagem pra ir buscar a Re que estava fazendo um curso de francês em plena “Parrri”.

E cá pra nós, uma das desculpas mais esfarrapadas pra viajar que demos até hoje, se bem que estávamos realmente, morrendo de saudades dela.

Como grande novidade, o aluguel dum apartamento em pleno coração do Marais, o bairro judeu/gay (não necessariamente neste ordem e muito menos com esta associação) e chique, chiquésimo.

E olha: a experiência do aluguel é sensacional. Tudo te faz se sentir como um local pois até as aparentes dificuldades/dúvidas (será que é como na Internet?; será que alguém nos esperará na porta?; será que não dei mancada?) são uma atração a mais.

Fizemos um voo Air France tranquilíssimo (o que é aquele serviço?) e chegamos no horário.

O nosso transfer estava nos aguardando e chegamos novamente no horário (10:00 hs) com a perspectiva de esperarmos um pouco pois o checkin seria somente as 16:00 hs.
Ledo engano. Entramos direto na maravilha de apartamento com uma vista espetacular da esquina da Rue des Rosiers com a Pavée .

Tudo acertado e mostrado; fomos andar um pouco pra reconhecer a vizinhança e fazermos a nossa primeira refeição parisiense.

E seguimos uma dica da Maria Lina, do blog Conexão Paris.

Fomos ao Le  Loir dans la Théiére, um bistrozinho com tortas salgadas e doces espetaculares (a Dé foi na de Ementhal e pinolis) e…

… pratos do dia saborosíssimos. Eu comi um belo porco com purê de batatas.

Coincidência, o Le Loir além de ser vizinho do apê (conseguimos ver a fachada pela nossa janela) ainda tem a cozinha instalada no mesmo área comum do nosso prédio. Dava pra vê-la pela janela do quarto da Re!
Este é certo que retornaremos, pois o brunch de domingo é superfamoso por aqui.

Fomos encontrar com a Re na “pocilguinha” onde ela estava e matamos as saudades, além de providenciarmos a mudança dela pro quarto que parece que foi feito sobre medida pra ela.

Como o apê tem uma cozinha completa com tudo o que possa imaginar (e de primeira), aproveitamos pra ir fazer umas comprinhas básicas: queijos, frios, frutas, vinhos ou seja, tudo aquilo que um bom mortal não sobrevive, estando em Paris.

Passeamos pela redondeza. Demos uma bela sapeada na Place des Vogues,…

… pelo Hotel de Ville e na volta pro apê, comemos aquele que seria o primeiro de uma série de doces do Lenôtre.

Resolvemos não jantar (não dá pra voar mais de 10 hs sem sequelas) e fazer uma refeição frugal em casa: uma tábua de frios, …

… uma de frutas …

… e um Saint Emilion. Pra primeiro dia de viagem, onde normalmente não se consegue fazer quase nada, até que tá bom demais.

É, acho que nós teremos que nos render a nossa cidade!

E ainda comemos Clementinas, como bonus.  Ó querida, ó querida, ó querida, …

Au revoir.

.  

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 44 comentários

      1. Amélia, foi uma delícia! Almoçamos, passeamos, e, finalmente, sentamos num banco no Jardin de Luxembourg, e ficamos jogando conversa fora durante hooooras. Muito bom, mesmo! A Patrícia vai postar as fotos, eu acho. :mrgreen:

  1. Que casa de banho é essa toda vermelhona? Que lúxúria! Adorei… só mesmo em Paris 🙂
    Fruta e queijo para mim está super bom!
    Quem me der ser tão pobre que nem vocês he he

  2. Nossa… quando eu crescer, quero ser igual a vocês e alugar este apê, e comer no Le Loir, e fazer comprinhas no Monoprix como a Marcie (porém sem correr o risco/orgulho de ser confundida com uma parisiense)e comer estes doces e tudo, tudo isto. Maravilha de post!!

  3. Edu,

    Tem meses que encanto com o DCPV.Em cada postagem o meu coração se enche da alegria.Deve ser a mesma sensação que você,sua linda família e os outros confrades sentem quando estão reunidos.Essa sobre Paris é uma das mais encantadores!Ótimos dias em Paris para você e sua família!!!

  4. Fiquei com fome (e não são nem 10 horas da manhã).

    A propósito, tb gosto muito do serviço da Air France. E que tal os picolés da Haagen Dazs que eles servem durante o voo inteiro? Delícia!

  5. Ai…ai…tô morrendo de pena dos pobres de Marias…:-)
    O título está ótimo! O post uma delícia! Tb adorei o serviço da Air France! Aproveitem! 😉

  6. Ai…ai…tô morrendo de pena dos pobres de Marais…:-)
    O título está ótimo! O post uma delícia! Tb adorei o serviço da Air France! Aproveitem! 😉

  7. Esse begócio de esticar os pézinhos no avião é bom demais, mas assim pro alto só de executiva mesmo. O grande problema de viajarmos de executiva é o quanto a classe decepcionante passa a ser ainda mais decepcionante…(fica duro voltar à realidade, né não?).

    Bem, de tudo tudo tudo o que mais gostei nesse post (pode incluir na lista o ap., a vista, a cidade, a comida, as frutas cortadinhas (que luxo comer em casa!) e o banheito vermelho), foram os pézinhos entrelaçados…

    Como eu fiquei com “inveja”, fiz uma igualzinha!

    Grande abraço, até a próxima em SP.

  8. cheguei aqui pela “conexao paris”. Parabens pelo blog; viagem; fotos; jeito de escrever e viver a vida com familia e amigos.
    So nao consegui descobrir de onde voces sao. Litoral paulista?
    A viagem fica mais perfeita, como disse o Arnaldo, se for em classe executiva. Porisso a Marcie nao encontrou o picole Hagen Dasz nas asas da airfrance.
    Quem sabe um dia nao fazemos uma conexao gastronomica na capital federal?

  9. Agora que explorei um pouco mais o seu blog, vendo alguns posts mais antigos, vi que, na verdade, a praia de voces ‘e S. Paulo/capital. E as fotos sao muito bem tiradas. Nao vi os creditos sobre as fotos (que maquina e lentes voces usam?)

  10. Olá Eduardo!
    assim como “meu companheiro” Eymard, cheguei aqui pelo Conexão.
    Adorei seu blog. Gostaria de saber mais sobre este apartamento.
    Teria como vc deixar as coordenadas?
    Abraços e parabéns.

  11. Olá,
    O Marais é um bairro super bacana, só pela Place des Vosges já valeria a pena ficar lá, mais tem muito mais.
    Vi teu post no blog da lina e vim aqui conferir o dcpv e gostei muito.
    Abraço

  12. Oi,
    Tambem te encontrei atraves do Conexao Paris. Esta de parabens!!!
    ja adicionei nos meus favoritos, pra chegar todos os dias..
    queria saber mais sobre o ap. Qual o site e o imovel propriamente dito. Aluguei um para o proximo mes de maio, na rua Ferdinand Duval, Marais, e estou um pouco insegura..
    ja imaginei a cena de chegar no local e nao `existir local`…receosa de ter caido no conto do vigario. Mas agora e tarde.. o maximo que perco e 100 euros do deposito e ter que ir para um hotel na ultima hora. Aluguei pelo http://www.homelidays.com.
    []

    1. Claudia quando entramos no site da homeholidays eles mostram o apto, mas não dão o endereço, somente o destino, é assim mesmo?

  13. Marcie, eu ia colocar o “eu sou rico, rico, rico”… rsrs

    Martinha, gratíssimo.

    Ameixa, eu costumava chamar o lugar de “inferninho”. rsrs
    E achei muito interessante esta característica: a dos banheiros serem divididos entre a parte äquática” e a “sala de leituras”.

    Luciana, você está certa quanto a tudo, menos a sermos confundidos (só se for a Marcie!!), ainda mais com o nosso parquíssimo francês. rsrs

    Tania, ficamos muito felizes ao ler comentários como o teu. Continue por aqui e volte sempre
    Ah! Tivemos dias muito felizes por lá pois já voltamos.
    E aguarde poi ainda publicarei mais um montão de posts sobre Paris.

    Priscila, estamos como a Marcie: “passados” pois não comemos nenhum picolezinho. Mas não há de ser nada. Em julho, bateremos ponto novamente por lá!

    Anna, e trés divertido!!

    Paula, e não é que o Marais era ido como um bairro de pobres, mesmo? Quem diria, né não?

    Grande Arnaldo, é como se diz por aí: acostumar com coisa boa, é muito fácil.
    Quanto aos pezinhos, tiro esta foto em todas as viagens. Especialmente no princípio, quando els não estão tão machucados!! rsrs
    Até já, já e aqui na praia.

    Pequena Emília (pra combinar com o grande Arnaldo), também estamos com o mesmo sentimento quanto a viagem de vocês.
    E quanto ao redondo, também estou!! rsrs

    Eymard, na verdade, o DCPV tem duas sedes: a principal na grande Ferraz de Vasconcelos (grande SP) e a da praia, no Brooklin em SP.
    E os créditos das fotos são divididos: normalmente as internas e de comidas são da fotógrafa oficial, a minha esposa, a Dé e as dos out doors são minhas. Usamos uma DSCH-9 da Sony que já está quase sendo aposentada de tanto uso!!
    Quanto a conexão gastronômica, é só marcar !

    Adriana, a Claudia foi mais rápida do que eu!! rsrs
    É isto mesmo, cheguei a este apartamento através do Santo Google. E a Haven in Paris é simplesmente sensacional.
    Ainda vou abordar muito todo o formato aluguel/Paris nos próximos posts.

    Jorge, é isto mesmo. E como fizemos uma slow travel, descobrimos um montão de coisas do Marais que postarei brevemente.

    Claudia, dizem que este negócio de alugar apartamento é assim mesmo.
    Eu achei o site da Haven in Paris muito bom e tudo o que eu perguntei, eles responderam prontamente além de tudo funcionar perfeitamente. Inclusive, o serviço de concierge além do Mac que estava a disposição.
    Neste caso específico, o apartamento não era tão procurado pois não tem elevador. Se bem que ele fica no primeiro andar! rsrs
    Qualquer dúvida, estou a disposição.

    Abs a todos.

  14. Olá, Eduardo!

    Acho que os frequentadores do Conexão Paris resolveram bater ponto por aqui.
    Parabéns pelo blog!
    Também adoro a sua prai. Aliás essa é a minha praia preferida, ainda não encontrei mesas mais fartas, requintadas e que caibam no meu bolso, melhores do que aí.
    O refrão que abre o seu post está dando o que falar no Conexão.
    Abraços

  15. Sueli,
    sabia que voce nao ia resistir e ia dar uma “passadinha” por aqui. O Blog do eduardo ‘e muito interessante! Mas, a cumprir rigorosamente a sua “dieta” gastronomica, nao sei aonde eu chegaria….(risos)

  16. Eduardo, vimos seu post sobre o restaurante de vidro em cima do Palais de Tokyo em Paris no Conexão Paris.
    Irei para Paris em setembro deste ano e gostaria de saber como conseguiu fazer a sua reserva. Consigo fazer aqui antes de ir viajar?
    Muuuuuito obrigada e aguardo ansiosamente a sua resposta!!!
    Ah, e peguei as dicas postadas aqui também!!!

  17. Edu, que apê bacana, imagino as saudades da filhota e o reencontro em Parrrrriiiii. Anotadíssimo o Le Loir ! Doces do Lenôtre, isso é covardia 😉

  18. Edu, como boa seguidora de Riq e Maria Lina, vou ser boa seguidora sua e de suas andanças também!Delicioso o seu post, queremos mais!!!Pobre, pobre, de São Paulo (sem o charme de ser pobre de Marais), por enquanto!Paris que me aguarde!
    Um abraço.

  19. Sueli, grato pela visita e pessoas que adoram Paris e o Conexão são muito bem vindas por aqui.
    Pesquisei um pouco sobre a musiquinha e descobri que na verdade não tem nada a ver com o Marais!

    Eymard, o negócio é comer com parcimônia. Se bem que nesta viagem eu dei uma exagerada!! Mas fui perdoado mesmo porque estava em Paris! rsrs

    Catiane, o negócio é o seguinte: as reservas abrem exatamente
    30 dias antes da data. Por exemplo, a do dia 03/04 abrirá amanhã, 03/03.
    E sempre no site da Art Home e as 10:00hs de Paris.
    O resto é pura tentativa. Boa sorte!!

    Majô, deste prédio eu queria ser o síndico!! Ia tomar o teu lugar!! rsrs
    Quanto ao Lenôtre, comemos 4 Millefoglies (cada um!!).

    Amélia, gratíssimo.
    Paris que nos aguarde!! rsrs

    Abs a todos.

  20. Alugar apartamento numa cidade que se ama eh a melhor experiencia possivel. Amo os mimos de um bom hotel, mas nada parece tao autentico quanto ficar “na sua casa” numa cidade em outro pais. Sou fa de carteirinha.
    P.S.: Amei o quartinho e, meu, o que eh aquele banheiro vermelho??? luxo.

  21. Acho que alugar um apartamento é uma boa idéia. Você é mais independente!!! A localização do seu apartamento é ideal!!!

  22. Edu,
    Que delícia q é ler os textos q vc nos manda (ilustrados pelas fotos da Débora, claro)! Parabéns!
    Ah, e qdo sair aquela “ConVnV a Paris” avise pra eu fazer minha reserva logo…mas quero programa completo, do jeito q a Majô tá fazendo por aqui rsrs

  23. Mari, o banheiro é um charme, mas eu o chamava de “inferno” pois tenho o costume de usá-los (os banheiros) como escritório. rsrs
    Quanto a alugar apês, não precisa nem dizer que aderiamos a seita!!

    Sylvia, ali não precisava fingir muito pois até escutávamos o que os nossos vizinhos falavam.

    Carmem, também acho. E bota localização boa nisso!!

    Eleonora, encontrei o apê no http://wwww.haveinparis.com.

    Mary, gratíssimo e vamos rascunhar o programa lá na RioVnV. Certo?

    Abs a todos.

  24. Edu, cheguei atrasada aqui mas a tempo de ler sobre essa delícia de viagem. Vou acompanhar todos os posts para viajar com vcs nas fotos e relatos. Beijos para os 3.

  25. Estudo francês faz algum tempo já, e precisava dar um upgrade na parte oral, para isso o ideal seria passar um mêsinho na França e esse post foi inspirador!!!

  26. Malu, não chegou, não! Ainda tenho um montão de posts sobre a cidade Luz.

    apaulete, passe um mês por lá e além do teu francês, todo o resto também melhorará.
    A Re ficou craque em “je t’aime!!”.

    Au revoir.

  27. Danielle, dá uma olhada nos comentários acima que ali está o site onde aluguei o apê. E tomara que dê certo.

    Abs saudosos pra você.

Dê a sua opinião, please!

%d blogueiros gostam disto: